caminhoes autonomos sem motorista tusimple

Entregas com caminhões autônomos sem motorista já é realidade

A era de tecnologia dos veículos sem motorista pelas estradas está tomando um novo rumo nos Estados Unidos. Neste último dia 21/05 o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS, sigla em inglês), deu início a um teste onde caminhões autônomos estarão realizando entregas em três diferentes estados americanos.

Este será um esforço para coletar dados e melhorar o atual sistema, que poderá fazer parte de uma futura comercialização da tecnologia no ramo de transporte de cargas rodoviárias.

Quem está por trás do projeto é a Startup TuSimple, com sede em San Diego. Em um comunicado oficial ela relatou que os seus caminhões autônomos deverão transportar correspondências entre as instalações do Serviço Postal Americano entre as cidades de Phoenix e Dallas.

Em um primeiro momento a avaliação será em relação a melhora de prazos e todos os custos envolvendo a entrega.

Caminhões autônomos

Como ainda é uma tecnologia em testes, estes caminhões autônomos ainda contarão com um motorista de segurança atrás do volante, caso seja preciso intervir em alguma manobra e também na cabine estará o engenheiro responsável pelo projeto.

Se essas duas semanas trouxerem uma experiência positiva, será um marco para a indústria de condução autônoma mundial. A tendência é que cada vez menos haja uma escassez de motoristas.

Viagens experimentais

Serão realizadas 5 viagens de ida e volta, envolvendo 45 horas de condução e 3.380 quilômetros rodados. A TuSimple cita que o seu trabalho inicial será com relação às informações de um transporte autônomo de longa distância. Os testes estão sendo conduzidos com a finalidade de pesquisas e manter os esforços para que em um futuro próximo exista uma frota de veículos com novas tecnologias nas estradas.

Até o momento não se sabe ao certo qual o custo total para poder desfrutar da tecnologia da TuSimple. Em seu relatório ela cita que não há dinheiro de imposto na operação e que a agência irá depender exclusivamente da receita proveniente das postagens e do transporte de outros produtos.

  • Neste primeiro momento os testes serão feitos nas estradas interestaduais que abrangem o Novo México, Arizona e o Texas.

Para colocar o programa em operação a startup TuSimple já arrecadou US$ 178 milhões de um financiamento privado, que inclui o patrocínio da empresa chinesa Sina de mídia online e também a fabricante de chips americana a Nvidia.

×