OUTSOURCING-DE-TI

Outsourcing de TI é o melhor caminho para sua empresa?

Para os CIOs (Chief Information Officers, ou gestores de Tecnologia de Informação), realizar a gestão de TI das empresas tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora. Os novos papéis da área junto à estratégia do negócio exigem, cada vez mais, equipes especializadas e aptas a utilizar as mais diversas tecnologias.

A busca constante por produtividade, melhoria de processos e redução de desperdícios trouxe para a TI a oportunidade de mostrar que faz diferença nos resultados da empresa. Sem tecnologia as empresas não faturam, não vendem, não pagam, não recebem. Além disso, com a mudança de comportamento do consumidor da era digital, muitos modelos de negócio precisam ser reinventados, e o papel da TI é imprescindível nesse cenário. Por isso, muitas tarefas passam a ser delegadas a terceiros, para que a equipe interna possa se concentrar nas atividades estratégicas do negócio.

Para ajudar você a definir o melhor caminho entre outsourcing de TI e contratação de uma equipe interna, elencamos alguns fatores que podem ajudar na escolha.

Outsourcing de TI para empresas pequenas, com estruturas e complexidade baixa

Para empresas com estruturas pequenas o outsourcing de TI pode resultar em uma boa redução de custos e em aumento da qualidade dos serviços. Além disso, você resolve os problemas com funcionários, seja em função de falta de conhecimento técnico adequado, seja de faltas em decorrência de doenças ou férias.

A complexidade do serviço tende a ser pequena, implicando, por exemplo, em administração do ambiente de rede, segurança dos dados, atendimento e suporte de usuários. Por isso, contratar uma equipe externa, com experiência e processos estruturados, pode ser compensador e você ganha tempo para pensar no crescimento do seu negócio.

Outsourcing de TI para empresas com estruturas mais robustas e grande volume de dados

No caso das médias e grandes empresas, a estrutura é um pouco mais complexa. A área de TI deve estar sincronizada com as necessidades do negócio, existem muitos sistemas integrados, a rede é mais robusta, o volume de dados que circula é muito maior, há múltiplos servidores, tanto locais como na nuvem, sem contar na estrutura de atendimento aos usuários.

Em decorrência de muitos fatores, como a evolução do atendimento eletrônico e a disponibilidade de informações aos clientes, as empresas estão reavaliando a estrutura de seus departamentos de TI e buscando parceria no outsourcing de TI. Serviços como transmissão de dados, gerenciamento de redes, hospedagem de dados e atualização dos hardwares e softwares são absorvidos por esta área, que precisa de atualização constante.

Por isso, as empresas estão cada vez mais entregando seus serviços de TI a empresas especializadas. O outsourcing em tecnologia da informação tem se mostrado uma solução eficiente para redução de custos, aumento da competitividade em função da especialidade do fornecedor de TI e, acima de tudo, possibilitando à área interna de TI manter o foco na atividade principal da empresa.

Empresas com equipes de TI mistas

Empresas com demanda de serviços de TI alta têm optado também pela formação de equipes mistas, isto é, uma equipe interna com habilidades específicas e uma externa, responsável pelas atividades de rotina. As funções de planejamento da área também podem contar com equipes terceirizadas. Em função da experiência e do atendimento em várias empresas, estes fornecedores de serviços de outsourcing de TI geralmente têm conhecimento para auxiliar a organização na definição de estratégias para evolução do negócio.

O outsourcing de TI é o melhor caminho

O outsourcing de TI, mais que uma tendência de mercado, é uma ótima alternativa como recurso estratégico para o crescimento. Cabe aos CIOs identificar claramente os serviços que devem ser terceirizados. A escolha do fornecedor adequado é muito importante, suas especialidades e a qualidade dos serviços devem ser observados e acompanhados atentamente.  Fornecedores certificados, com KPIs definidos e disponíveis, tendem a demonstrar melhor desempenho e qualidade, aumentando a taxa de sucesso no projeto de outsourcing de TI.

Você sabe como anda a saúde da sua área de TI? Agende uma avaliação gratuita com um dos nossos consultores para ter um diagnóstico e descobrir oportunidades de melhorias no seu negócio.

Post a Comment