A Auditoria e transformação digitaltem o objetivo de mapear e analisar todos os ativos de TI da empresa visando avaliar a Infraestrutura física e lógica de acordo com as recomendações de fabricantes, melhores práticas, padrões de gestão de TI e segurança da informação do mercado abordado nas normas ISO 27001 e ISO 27002, além de outros guias e códigos de boas práticas, tais como TOGAF, COBIT e ITIL.
O serviço de Auditoria de TI permite obter a visão de toda a infraestrutura tecnológica existente, através das competências, experiência e métodos exclusivos de análise de sistemas da Encript em parceria com as equipes do Cliente.
A demanda pela auditoria está em crescimento devido ao grande número de leis, normas e resoluções de órgãos e entidades de governos. Exigindo auditorias periódicas sobre controles internos, TI e balanços patrimoniais.
Ao final da Auditoria de TI, a Encript entrega um Relatório Executivo sobre o levantamento, análise executadas e seus resultados, assim como recomendações de medidas de correção, mudanças de ativos e investimentos quando necessários.
A realização de uma Auditoria de TI é uma atividade que deve ser realizada com frequência.
Encontre todos os pontos que necessitam de melhoria em sua empresa e reduza seus custos, aumentando o nível de competitividade.
Todos os processos precisam ser avaliados
As rotinas de sua empresa, as políticas de gestão, aplicação de novos e obsoletos equipamentos e todos os processos já existentes na área de tecnologia deverão ser avaliados.
O auditor irá analisar todas as áreas e dados internos, onde os mesmos serão agrupados, avaliados e com números precisos buscará todos os pontos que já funcionam mas que precisam de melhorias e aqueles que acabam sendo falhos e inúteis em uma gestão.
O trabalho de um auditor em TI ainda compreende em identificar os principais impactos que os itens acima podem desempenhar em uma empresa e quais serão as melhores soluções de TI, bem como aplica-las nos processos internos.
Todas estas funções farão parte de uma estratégia que será pensada e alinhada à padrões de mercado, leis de segurança e regulamentações que possam sempre preencher as lacunas de uma empresa na área de tecnologia.
A consequência disso é a evolução constante do trabalho e mais competitividade diante da concorrência.
O que fazer com as informações da auditoria em TI?
Após identificar todos os pontos críticos de uma empresa que envolva a área de tecnologia, a auditoria deverá indicar quais devem ser as estratégias operacionais e os padrões que serão implementados nos próximos meses.
Todas as estratégias devem reduzir o número de falhas, deixar as rotinas mais competitivas e o aumento na produtividade. Se após um breve teste não houver uma evolução, responsável deverá reiniciar o processo de avaliações para torna-lo ainda melhor.
As informações sobre TI ajudam a tornar estas melhorias:
- Mais ágeis;
- Eficazes;
- Produzir mais caminhos para o objetivo final;
- Diminuir falhas e fraudes dentro do ambiente corporativo;
- Entre outras conforme as necessidades.
Além disso a auditoria em TI irá identificar processos que estejam expostos a vulnerabilidade e comprometimento de dados, bem como usuários que estejam prejudicando a rede ou estejam com privilégios inadequados à sua função. Este é um bom benefício para tornar o ambiente mais seguro e confiável dentro de uma empresa.
Pontos que devem ser fiscalizados em uma auditoria de TI
Os pontos principais que devem ser auditados são:
- Sistemas operacionais (SO);
- Controles de acesso;
- Logs de acesso;
- Senhas;
- Documentos e dados;
- Planos de backup e recuperação.
Sistemas operacionais (SO): Todos os sistemas instalados nas máquinas de uma empresa devem ser originais e seguir todos os padrões de segurança. O auditor irá analisar se as configurações seguem estes padrões.
Controles de acesso: Todas as listas de controle de acesso por parte dos usuários também serão verificadas.
Logs de acesso: Essa etapa executada em uma auditoria de TI irá verificar todos os controles de acesso à dados de uma empresa. Os logs implantados devem ser verificados e se estão ativos. Por fim é informando quais foram todos os acessos dos usuários e se tem ou não relação com suas atividades dentro do ambiente corporativo.
Senhas: A auditoria de segurança será responsável por testar as senhas utilizadas em um ambiente corporativo e criar novas políticas para inclusão de futuras senhas que obedeçam um padrão mínimo de segurança.
Documentos e dados: Todos os processos de TI devem ser documentados. Qualquer atualização e eventuais mudanças devem estar presentes nos relatórios e isso fará parte das verificações em uma auditoria.
A forma como os dados da empresa e dos clientes são armazenados, também devem seguir padrões, inclusive já pensando na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Planos de backup e recuperação: Há uma rotina de backups, afinal todas as informações úteis de uma empresa não podem ser perdidas. A auditoria será responsável por verificar como a área de TI está lidando com os backups.
Outra vertente desta verificação é saber se há uma estratégia para caso os dados sejam perdidos. Esta estratégia é chamada de plano de recuperação, onde o auditor verifica se ele é realmente eficiente. Caso não seja, irá sugerir alterações para tornar o sistema completo.
Porque realizar periodicamente uma auditoria de TI
Principais benefícios ao realizar uma Auditoria de TI
- Benchmark do cenário atual da empresa com padrões de Governança de TI;
- Determinar e mensurar riscos de TI na empresa, ajudando a identificar métodos para minimizar esses riscos;
- Identificação de oportunidades de melhorias para otimização de recursos, seguindo melhores práticas;
- Visão Global do estado de TI da empresa;
- Auxilio nas tomadas de decisões;
- Identificação de pontos fortes e fracos da estrutura;
- Base para o PDTI (Plano diretor de Tecnologia da Informação);
- Verificação da maturidade da TI;
- Verificação dos SLAs;
- Mensuração dos recursos humanos;
- Base sólida para justificativa de investimentos no setor de TI;
- Ter uma visão imparcial da Infraestrutura;
- Preparação para a transformação digital.
Benefícios de Realizar a Consultoria de Auditoria de TI e Transformação digital com a Encript:
- Você monta o seu pacote de Auditoria, assim escolhendo o que deve ser auditado;
- Auditoria imparcial;
- Pode escolher por optar pelas melhores práticas com dicas de melhoria continua;
- Equipe auto gerenciada, tomando o tempo minimo da sua equipe para montar o documento;
- Você escolhe os melhores horários para as analises dentro do seu ambiente corporativo;
- Tempo de entrega da documentação ágil;
- Qualidade na entrega;
- Atendimento de alterações solicitadas nas entregas finais;
- Preço justo.
Depois que você executar a Auditoria de TI da Encript, a visão da sua estrutura será outra, e as tomadas de decisões se tornarão mais simples. A sua empresa terá uma visão ampla dos pontos fortes e fracos que ela possui, assim tornando mais simples a requisições de investimento ou corte de gastos.