AS VANTAGENS DE TERCEIRIZAR O SETOR DE TI DA SUA EMPRESA
No mundo digital de hoje, qualquer empresa que queira permanecer competitiva deve contar com um forte suporte de TI. Se você estiver planejando sua infraestrutura de TI, poderá ficar tentado a pensar que manter um departamento de TI interno para todo o suporte e serviços técnicos é o caminho a percorrer.
No entanto, as vantagens da terceirização podem ser consideráveis. Isto é especialmente verdade se você estiver executando uma start-up ou uma empresa de médio porte que deseja crescer. Vamos examinar os prós da terceirização logo abaixo.
As vantagens óbvias da terceirização
Embora as vantagens da TI interna possam ser resumidas em poucas linhas, as vantagens da terceirização são muito mais detalhadas.
Disponibilidade
Todas as empresas de TI terceirizadas, competitivas e respeitáveis, oferecem planos de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e equipes dedicadas para ajudá-lo imediatamente. Não importa o quão incrível seja sua equipe interna, eles farão uma pausa, sairão de férias ou ficarão indisponíveis.
A TI interna é propensa a interrupções extensivas, enquanto uma das vantagens da terceirização é o tempo de atividade garantido. Muitas empresas de TI garantem operações tranquilas e sua reputação profissional depende dessa promessa.
Perícia
Uma equipe de TI interna pode até conhecer os meandros de seus negócios, mas pouco efetivos. Pelo contrário da equipe interna, as equipes de suporte de TI Terceirizadas conhecem a tecnologia de negócios como nenhuma outra e podem aplicar seus conhecimentos imediatamente.
Ao investir em um contrato de TI terceirizado e confiável, você está aproveitando a experiência técnica coletiva de muitos especialistas de primeira linha.
Relação custo-benefício
As equipes internas podem parecer baratas a princípio, mas se você levar em conta salários, despesas de hardware, licenças de software, assinaturas de serviços em nuvem e custos de manutenção, as soluções terceirizadas começam a parecer cada vez mais atraentes. O preço não é a principal vantagem da terceirização, mas pode ser um fator decisivo, principalmente se você estiver iniciando com um orçamento apertado.
Uma pequena equipe de TI interna pode custar dezenas de milhares de Reais à sua empresa a cada ano. Por outro lado, o custo do suporte de TI terceirizado pode variar bastante, dependendo da qualidade e da escala. No entanto, quase todas as pequenas e médias empresas cobrirão todas as suas necessidades de TI por uma fração dos custos internos.
Segurança
A menos que sua equipe interna seja especializada em segurança de TI, seus esforços colocarão mais cedo ou mais tarde em risco os dados confidenciais da sua empresa. Os serviços de TI terceirizados são especializados em proteção contra ameaças digitais, como hackers. Ao acompanhar os métodos e ferramentas de segurança mais avançados, os provedores de TI terceirizados podem proteger seus ativos digitais.
A segurança é outro aspecto da relação custo-benefício. Sua empresa precisa da infraestrutura para garantir a conformidade de segurança adequada. Investir em segurança cibernética reduz os riscos associados a violações de dados, o que pode sair extremamente caro caso sofra um ataque de ransomware por exemplo.
As vantagens menos óbvias
Além das vantagens conhecidas e compreendidas acima, existem várias vantagens menos óbvias em terceirizar o suporte e serviços de TI para sua pequena empresa. Vamos ver algumas coisas que muitos pequenos empresários ignoram:
Escalabilidade e Versatilidade
Semelhante a vantagem citada acima, se você planeja expandir sua empresa, você deve estar preparado para aumentar o suporte de TI. Isso é caro e muitas vezes impraticável para as equipes internas de TI, que geralmente são fixas em tamanho e escopo.
Ao investir em um provedor de TI, você está aproveitando uma solução de TI prontamente escalável que se expandirá de maneira transparente para atender às suas necessidades à medida que sua empresa cresce.
Otimização de Recursos Humanos
Por Exemplo, se você está contratando um desenvolvedor para criar um aplicativo, convém considerar o tempo e o esforço dele. Por ter um talento-chave ele pode acabar dedicando tempo ao suporte de TI sem querer. A terceirização de TI ajuda a otimizar seus recursos humanos, liberando seus funcionários para fazer o que fazem de melhor.
Esperamos que esteja claro, acima de tudo, que encontrar uma empresa parceira de TI respeitável tenha inúmeras vantagens. Esse parceiro oferecerá uma solução de TI sob medida para sua empresa, escalável e econômica, permitindo que você cresça.
Portanto, considere suas opções, avalie os benefícios e veja o que é melhor para você e sua empresa. Estamos confiantes de que lhe demos tudo o que você precisa para tomar uma decisão!