guia essencial

Guia essencial de segurança e privacidade nas redes sociais

Temos à nossa disposição muitas redes sociais que podemos usar para entrar em contato com amigos e familiares, fazer upload de fotografias ou vídeos, além de simplesmente dar nossa opinião. São plataformas amplamente usadas e têm milhões de usuários em todo o mundo. Alguns dos mais usados ​​no Brasil são o Facebook, Twitter ou Instagram. No entanto, algo que não pode ser desperdiçado é segurança e privacidade. Neste artigo, daremos uma série de dicas interessantes para manter a segurança e a privacidade ao usar redes sociais.

Por que é importante proteger nossas redes?

Ambos os fatores são muito importantes para os usuários. Hoje existem muitas ameaças presentes na rede. Muitos tipos de malware que podem colocar nossos computadores em risco. Felizmente, também temos várias ferramentas de segurança que podem nos ajudar a evitar esses problemas.

É importante observar que é essencial manter a segurança e a privacidade nas redes sociais. É uma maneira de proteger nossos equipamentos, mas também impede que nossas informações pessoais vazem para a rede.

Em muitos casos, os usuários cometem erros ao usar esse tipo de plataforma. Simplesmente, usando o bom senso, podemos melhorar alguns aspectos essenciais para não comprometer nossos dados ao usar o Facebook, Twitter ou Instagram, entre outras redes sociais que temos à nossa disposição.

Como melhorar a segurança

Criptografar contas corretamente

Algo básico para manter a segurança nas redes sociais é criptografar corretamente as contas. Isso significa que precisaremos ter senhas realmente confiáveis ​​e que nos protejam contra possíveis invasores.

Uma boa tecla é aquela que possui letras (maiúsculas e minúsculas), números e outros símbolos especiais. Devemos evitar colocar nosso nome, dados pessoais ou números relacionados a nós. Também deve ser uma chave única, totalmente aleatória e ter um comprimento adequado.

Tenha cuidado ao fazer login

Este ponto é importante. É necessário ter cuidado ao fazer login e evitar fazê-lo em redes que podem ser inseguras. Devemos evitar redes públicas, como shopping centers ou aeroportos. Se você entrar nesses locais, nossas informações pessoais poderão ser filtradas.

Se necessário, caso façamos login em locais públicos, uma dica interessante é usar os serviços VPN. Dessa forma, podemos criptografar nossa conexão e impedir a entrada de intrusos.

Não aceite convites sem confirmar a origem

Muitos dos ataques através das redes sociais vêm de perfis ou bots falsos. É importante saber como identificá-los e impedir que eles nos enviem conteúdo malicioso. Para evitar isso, é importante não aceitarmos convites de amigos de perfis que realmente não sabem sua origem. Simplesmente nos receber em seus contatos pode coletar informações pessoais.

Cuidado com os links que recebemos

Através dos links que recebemos nas redes sociais, podemos ser vítimas de múltiplos ataques. Um exemplo é o Phishing, que está muito presente hoje. É um método que os hackers usam para roubar nossas informações e senhas pessoais.

Você precisa ter cuidado com os links que recebemos por meio dessas plataformas. Sempre verifique se o endereço está correto e evite fazer login através de links de terceiros.

Use ferramentas de segurança

Você não pode perder as ferramentas de segurança para proteger nossos sistemas ao usar redes sociais. Um bom antivírus pode impedir a entrada de malware que comprometa nossos computadores e pode afetar nossa privacidade. É essencial ter um software de segurança e isso deve ser aplicado independentemente do tipo de dispositivo ou sistema operacional que usamos.

Mantenha o equipamento atualizado

Por fim, outra medida vital para manter a segurança nas redes sociais é atualizar o equipamento corretamente. Às vezes surgem vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers para realizar seus ataques. Precisamos corrigir vulnerabilidades e erros de segurança.

Privacidade das redes sociais

Como manter a privacidade

Além da segurança, que é um fator fundamental, como vimos, a privacidade também é importante. É conveniente preservar sempre nossos dados e informações pessoais e impedir que eles vazem. Daremos uma série de dicas interessantes.

Tornar as contas privadas

Algo básico para melhorar a privacidade nas redes sociais é tornar as contas privadas. Dessa forma, podemos impedir que qualquer pessoa acesse nosso perfil e podemos ver o que compartilhamos. Podemos configurá-lo para que apenas os contatos que adicionamos possam entrar no nosso perfil.

Não forneça mais informações do que o necessário

Obviamente, uma boa ideia é não fornecer mais dados do que o necessário. Nas redes sociais, podemos compartilhar muito conteúdo. Podemos fornecer muitos dados e informações sobre nosso nome, email, interesses, para onde nos mudamos… se queremos preservar a privacidade, não devemos fornecer mais dados do que o necessário.

Definir configurações de privacidade

Em muitas ocasiões, as redes sociais permitem configurar uma série de parâmetros para melhorar a privacidade. Por exemplo, no Facebook, podemos evitar ser automaticamente marcado e aparecer em nosso perfil. Podemos configurá-lo para sermos nós que aceitamos esse rótulo antes que ele seja exibido.

×