whatsapp business

WhatsApp Business, o aplicativo de mensagens para sua empresa

Conhecido também como WhatsApp para negócios, o WhatsApp Business é um aplicativo que foi lançado neste ano de 2018 com a finalidade de facilitar a divulgação e melhor organização de necessidades básicas de uma empresa. O app a princípio é exclusivo para Android, conta com download gratuito, o que já é uma grande vantagem em relação a outros aplicativos para empresas do mercado, que normalmente cobram pelo download na Play Store e iTunes.

A versão Business do mensageiro ainda permite a interação facilitada com os clientes, fornecendo algumas ferramentas básicas de automação, classificação e envio rápido de mensagens para todos os participantes da conversa. Além disso o app também fornece algumas avaliações métricas das interações das mensagens com os clientes, onde com alguns ajustes é possível deixar o WhatsApp Business mais agradável para ambas as partes.

Focado em pequenas empresas e pequenos empresários, sejam eles com lojas físicas ou não, o aplicativo tem se mostrado bem eficiente mediante a sua proposta inicial, que é ajudar os usuários a separar as suas conversas pessoais das profissionais, com um sistema mais organizado.

whatsapp business

Outras funcionalidades interessantes do WhatsApp Business

Além das funções básicas já conhecidas do mensageiro, o WhatsApp Business também conta com as seguintes funcionalidades:

  • Respostas Rápidas
  • Mensagens Automatizadas
  • Estatísticas
  • Perfil Comercial

A ferramenta de Respostas Rápidas permite ao usuário uma facilidade na hora de enviar mensagens, onde é possível salva-las e reutilizá-las para responder as perguntas mais usuais dos clientes, tudo com apenas alguns poucos cliques.

Seguindo quase a mesma lógica da opção acima, a ferramenta Mensagens Automatizadas do WhatsApp Business, auxilia o usuário a definir uma mensagem de saudação, ausência, informações importantes e outros recados que precisam ser enviados automaticamente assim que os clientes realizam alguma interação com o aplicativo. Uma dica bem interessante é criar um breve resumo sobre a empresa, que servirá de saudação aos novos clientes.

A ferramenta de Estatísticas informa como se “comportam” o fluxo de mensagens. O empresário poderá ter acesso as principais métricas de comunicação do aplicativo, onde serão informados o número de mensagens entregues, lidas e enviadas. Esta ferramenta é um poderoso aliado para avaliar o que está ou não interessante na comunicação com os clientes.

Já o perfil comercial como é possível imaginar, serve para a propagação de informações úteis aos clientes, como a descrição e temas da empresa, o endereço físico, endereço de e-mail, telefones de contato, páginas nas redes sociais e também o site oficial da empresa.

Como criar um perfil para empresa no WhatsApp Business?

Para criar um perfil de sua empresa no WhatsApp Business, primeiro precisamos realizar o download e instalação do aplicativo no celular que será uma versão diferente do WhatsApp Tradicional. Para baixar acesse:

Depois do app devidamente instalado, clique em “Concordar e continuar”. Na próxima janela será necessário tocar em “Continuar” e depois em “Permitir”, para confirmar as solicitações do aplicativo.

Então após esta primeira etapa, será necessário colocar o número de telefone da empresa com DDD, tocar em “Avançar” e então confirmar o número. Clique então em “Continuar”. Permita que o app possa realizar a confirmação através do envio de mensagem SMS, isto será feito de forma automática.

Caso não queira confirmação automática, opte por digitar o código manualmente.

Se o número for exclusivo para a empresa e ele não esteja em outro aparelho, basta seguir as instruções do próprio aplicativo durante a configuração. Caso o número esteja configurado em um outro aparelho, é necessário digitar o código recebido por SMS para confirmar o número. É possível também realizar o backup das mensagens através de uma permissão de acesso ao Google Drive.

O próximo passo é colocar o nome da sua empresa, comece com letra maiúscula e aplique algum destaque nas palavras que achar interessante. Insira também uma foto da logo ou outra que condiz com a sua empresa e clique em “Avançar”. Pense muito bem antes de inserir o nome da empresa, pois a princípio o aplicativo não permite a alteração do mesmo, posteriormente a confirmação.

Por fim clique em “OK”.

Configurando o perfil da empresa

Após a correta instalação do WhatsApp Business chegou a hora de configurar o perfil. Primeiro clique no botão ao lado da lupa de pesquisa, o de três pontinhos no canto superior direito do app. Clique então em “Configurações”.

Nesta etapa, clique em “Configurações da Empresa” e depois em “Perfil”. Ao acessar o menu de edições, você poderá realizar a troca ou inserção de uma foto de perfil para sua empresa, escolhendo uma imagem da galeria ou tirando uma foto na hora.

Insira o endereço da sua empresa, clique em “Definir localização no mapa”. É importante que você esteja com o GPS ativado do seu aparelho. Então escolha a posição pré definida pelo aparelho ou insira-a manualmente. Clique então em “Definir local” e a etapa está pronta.

No mesmo menu você também poderá selecionar a categoria que se enquadra a sua empresa, como tecnologia, por exemplo, e adicionar uma descrição. Insira também um horário de atendimento, colocando as horas em todos os dias da semana, definindo o início e o fim do expediente.

Por fim, coloque o email e o site da empresa e clique em “Salvar”. O seu perfil está pronto para uso.

O WhatsApp Business, desde que utilizado de maneira correta, será uma opção bem interessante para as empresas se comunicarem com seus clientes. Qualquer dúvida estamos a disposição!