vírus de rede

Vírus de Rede na minha empresa: o que fazer?

Proteger a sua empresa dos vírus de rede e softwares maliciosos é  fundamental para qualquer estrutura de segurança. Também é importante ter um plano de ação uma vez que você sabe que você foi atingido.

Ao longo do tempo percebeu-se que o elemento humano da segurança estava sendo seriamente negligenciado.

Foi ai, que consultores de T.I e hackers se uniram para ajudar as organizações a gerenciar o problema de vírus de rede e cyber-crimes através de táticas de formação de segurança. As pessoas costumam achar que não serão alvos desses ataques, e quando ocorre, correm atrás de um firewall e antivírus. A tecnologia é essencial, mas temos de olhar para as pessoas e os processos.

Orientar as equipes de sua empresa sobre os possíveis danos caso um vírus entre na rede é de extrema importância, afinal na maioria dos casos são os próprios funcionários que “sem querer” acabam colocando esses softwares mal intencionados.

Minha empresa está infectada com um Vírus de Rede, o que fazer?

 

Descobriu que um computador está infectado? Desconecte já!

Desconecte imediatamente o computador infectado de qualquer rede. Desligue todos os recursos de conexão sem fio (Wi-Fi ou Bluetooth). Desative qualquer dispositivo de armazenamento, tais como USB ou discos rígidos externos.

 

Determine o escopo

Para determinar o grau de comprometimento da infraestrutura de TI, verifique se a máquina infectada teve acesso a unidades compartilhadas, pastas de armazenamento de rede, HDs externos, cartões de memória, USB e armazenamento baseado em nuvem (Dropbox, Google Drive, Microsoft One Drive / Sky Drive, etc.)

Determine o estrago

Você deve saber  com o que está lidando. Muitas vezes pode ser um simples arquivo, porém é importante impedir que ele se prolifere dentro do ambiente de TI.

O técnico deve escalar qual a magnitude do estrago e depois procurar uma ferramenta para encriptação de seus dados, cada uma segue esse padrão básico: criptografar seus arquivos e, em seguida apagar os arquivos sem encriptação.

Avalie o que você tem

Se sua empresa possuí um backup regular, suas chances de ter maiores problemas está minimizado, pode render um bom trabalho ter que refazer alguns processos, porém é melhor refazer um pouco do que todo o processo.

Caso não tenha um backup, nem tudo está perdido, porém você terá que chamar uma empresa ou um técnico de informática para te ajudar a cuidar disso. O vírus na rede pode aparentemente ter saído, mas você precisa ter certeza que não ficou nenhum vestígio dele.

vírus de rede

vírus de rede

Treinamento de Conscientização de Segurança

Hackers e criadores de Malware e de vírus de rede, mudam constantemente as maneiras de enganar os usuários. Os usuários precisam de instruções básicas sobre os conceitos básicos de TI e segurança de e-mail e conscientizar sobre os efeitos caso venha instalar um arquivo desconhecido.

Simulando vírus na rede da sua empresa

Simular ataques de phishing e vírus de rede é de extrema necessidade para validar sua TI e ver como ela se comporta. Como fazer um backup e como restaura-lo também deve fazer parte do ambiente de testes.

Anti-Virus, Anti-Spam e Firewall

A proteção baseada em software é vital. Ao isolar diretórios com uma política de restrição de software, você pode reduzir a sua susceptibilidade a infecções e vírus na empresa.

Backup

Mantenha o backup atualizado e verifique se está consistente. Testes são essenciais nos backups. Um técnico em informática deve efetuá-lo sempre que possível. A integridade do seu backup é essencial em caso de infecções, mas além disso em desastres e erros operacionais ele pode “salvar sua vida”.

Qual o motivo de ter um vírus na minha rede?

Os motivos são diversos como citados acima, porém só uma análise pode demonstrar o que ocorreu, e identificar por onde ocorreu a falha. O importante é criar medidas preventivas para que não ocorra mais.


Quer saber como se proteger de vírus e otimizar a tecnologia da sua empresa? Solicite uma AVALIAÇÃO GRATUITA com nossos especialistas.

 

Post a Comment