vantagens desvantagens cloud empresas

Vantagens e desvantagens do Cloud para empresas

Uma nova fronteira na era digital teve o início assim que grandes empresas como a Oracle, Amazon, Google, IBM e Microsoft, investiram pesado para tornar o acesso remoto a softwares e outras aplicações utilizando o sistema de Cloud, também conhecido como nuvem de informação.

Nesta nova era todos os dados passam a ser armazenados nos grandes servidores, bem como a utilização de softwares que são processados nos super computadores das empresas de Cloud, não havendo mais a necessidade do alto investimento em capacidade de processamento por parte das empresas menores. Nestes casos o serviço passa a ser efetuado através apenas de uma boa conexão com a internet.

Cloud para empresas

Empresas de todos os tamanhos estão hoje sendo beneficiadas pela evolução da tecnologia em armazenamento na nuvem. O cloud é uma forma prática, rápida e segura de processar os dados de uma empresa, sem contar que a economia gerada a longo prazo é um dos fatores que mais vem chamando a atenção para este tipo de serviço.

De início é preciso contratar um profissional capacitado para realizar uma avaliação e a migração dos dados de sua empresa para a nuvem (Fale conosco). Mas ao longo do tempo, fatores como o aluguel ou compra de espaço físico, a manutenção dos servidores, investimento em máquinas com alta capacidade de processamento, o licenciamento de softwares, entre outros que não precisam mais estar na gestão de investimentos, acabam gerando uma alta economia para a empresa.

Vantagens e desvantagens do Cloud para empresas

É óbvio que todo serviço conta com suas vantagens e desvantagens, mas acredite, quando se trata de Cloud as vantagens superam em um número muito maior do que as desvantagens. Para que você saiba um pouco mais sobre este tema e tome a decisão de incluir ou não o serviço de cloud em sua empresa, selecionamos algumas das principais:

  • Vantagens do Cloud para empresas

Primeiro devemos citar qual é a principal vantagem deste tipo de serviço. A utilização de softwares sem a necessidade dos mesmos estarem instalados nas máquinas, onde por consequência não é preciso gastar com computadores caríssimos, além de uma vantagem de velocidade, trás uma ótima economia para sua empresa.

Todos os dados e softwares poderão ser acessados de qualquer máquina (desde que se enquadrem nos padrões mínimos das fornecedoras do serviço de cloud), através da internet, em qualquer lugar do mundo.

As atividades de sua empresa não ficam restritas a apenas um local de trabalho e também não precisam de sincronizações.

Todo o compartilhamento de arquivos no ambiente corporativo se torna ainda mais fácil e dinâmico. Afinal todas as informações ficam disponíveis em apenas um lugar.

Quase 100% das atualizações são feitas de forma automática, dispensando a necessidade de dedicar um funcionário exclusivo para a função.

Com a utilização de cloud, a sua empresa passa a ter um controle maior dos gastos, principalmente com relação aos softwares, pois a fornecedora do serviço é a responsável por pagar a licença para utilizar o mesmo. Algumas empresas de cloud inclusive oferecem aplicações gratuitas no pacote de serviços.

Ainda falando de economia, a utilização de cloud gera um gasto muito menor em questões de infraestrutura, hospedagem, consumo de energia, espaço físico, refrigeração, manutenção e tudo o que uma estrutura tradicional exige para que a mesma seja montada.

E o cloud também diminui a necessidade da manutenção nesta estrutura física. Servidores, redes, instalações, pagamentos de licença e outros da rede corporativa ficam a cargo da empresa que está oferecendo o serviço na nuvem. Só é preciso que os computadores da empresa tenham acesso à internet.

  • Desvantagens do cloud para empresas

A maior desvantagem do cloud para empresas está ligado as conexões de internet. Como o serviço depende do acesso a grande rede, se o serviço estiver instável ou offline, o seu sistema estará comprometido. Em outros países onde as taxas de transferências são altas e as operadoras de internet oferecem serviços de primeiro mundo, esta desvantagem é praticamente nula, mas no Brasil este pode ser um problema. Por isso é importante definir uma boa estratégia com a empresa de telefonia que for oferecer o seu serviço de banda larga, para que ele não venha comprometer a sua operação.

Outra desvantagem do sistema de cloud que também está ligado a um serviço ruim de internet é com relação a velocidade de processamento. Em máquinas físicas com alto poder de processamento, toda a gestão é efetuada com uma boa velocidade, dependendo exclusivamente do investimento no hardware. Já no serviço de cloud, se a internet não estiver com uma boa banda ou com oscilações, sempre que a taxa de transferência for alta, é bem provável que a taxa de processamento deixe a desejar.

Investindo em cloud e em um bom serviço de internet, sua empresa não terá este tipo de desvantagem.