usb4 usb 40

USB4 uma novidade veloz para sua empresa

Conforme os anos passam, a qualidade de imagens, vídeos e outros arquivos melhoram, porém em contrapartida o tamanho aumenta cada vez mais, dificultando a transmissão de dados fisicamente pela limitação tecnológica das portas USB.

A tecnologia atual, o USB 3.2, quando conectado em aparelhos que disponham da mesma tecnologia, são capazes de transmitir até 20 GB por segundo, mas isto está prestes a mudar pois a tecnologia USB4 (ou USB 4.0) foi anunciada recentemente.

Nesta primeira semana de março, foi anunciado pelo USB Promoter Group, grupo responsável pela regularização e regulamentação do padrão USB, onde a nova tecnologia USB4 será compatível com os chips Thunderbolt da Intel. Em termos de velocidade, o USB4 será capaz de transmitir o dobro de dados (40 GB/s) com relação ao USB 3.2.

Muito mais velocidade

Para os usuários comuns, 20GB/s é uma taxa de transferência considerada alta, porém para muitas empresas a transmissão chega a ser “limitada” e o USB4 chegará para dar um grande upgrade nas taxas, economizando praticamente metade do tempo que é gasto hoje.

A transmissão de 40GB/s é suficiente para transferir diversos arquivos pesados em questões de segundos, assim como conectar hardwares externos (HD, SSD, PEN DRIVE, etc) de forma mais eficaz, onde a transmissão rápida acaba sendo equivalente a como se o aparelho fizesse parte da configuração de uma máquina.

Inclusive uma das aplicações esperadas com esta novidade é a capacidade de rodar um sistema operacional através de um SSD/HD externo, sem qualquer impedimento ou lentidão.

Com relação a transmissão de energia, algo fundamental para o carregamento de smartphones, tablets e até mesmo notebook, o USB4 será capaz de distribuir até 100 Watts de energia, força suficiente para carregar um notebook e também ligar monitores de tecnologia 4K e até os novíssimos 5K.

Parceria com a Intel

O anuncio foi feito em parceria com a tecnologia Thunderbolt da Intel, onde funcionar neste sistema irá permitir uma melhor popularização do USB4, incentivando o mercado a produzir periféricos compatíveis e melhorando a taxa de transferência, principalmente entre computadores empresariais.

A tecnologia ainda irá permitir que os desenvolvedores possam criar aplicações que seriam impossíveis com a taxa de transferência de 20GB/s, principalmente neste momento da chegada de outra importante tecnologia deste século, a conexão de alta velocidade 5G de internet.

Porém o USB4 ainda está em fase preliminar, onde até que esteja 100% integrada no mercado e fazendo parte de aparelhos “comuns” ainda levará ao menos um ano.

E você o que acha desta tecnologia? Deixe seus comentários.