fim google adwords double click

Sua empresa usa Adwords na busca? Google resolve aposentar a marca!

O Google nesta quarta-feira (27 de junho) realizou um pronunciamento através de seus canais oficiais, onde anunciou oficialmente o fim das marcas AdWords e DoubleClick de seus sistemas. Esta notícia que a princípio pode parecer algo assustador para as empresas no Brasil e no Mundo, não veio para colocar um fim no sistema de anúncios, que aliás é ainda a principal fonte de renda da gigante em tecnologia.

A aposentadoria das marcas de seus softwares de publicidade, DoubleClick e AdWords, na verdade veio para que os pontos de entrada dos anunciantes e vendedores de anúncios, acabem sendo mais simplificados.

Os executivos do Google mencionaram que mesmo após estas mudanças, as taxas não irão mudar, tão pouco os serviços que são fornecidos em plataformas diferenciadas, serão fundidos. A ferramenta básica de anúncios passa a ser chamada de Google Ads.

O Google Ads

A ferramenta contará com acesso ao inventário de pesquisa do Google, serviços do YouTube, a loja de aplicativos do Google Play e também seus mais de três milhões de parceiros. Toda interface do Google Ads vai ser simplificada, para que aqueles que fazem o uso da ferramenta, seja ele empresário ou pequeno usuário, possa alimentar o seu projeto de anúncios da forma correta e ainda decidir como e onde eles deverão ser executados. Tudo será feito com apenas alguns cliques, sempre visando a simplificação da plataforma.

Os executivos do Google acreditam que tornando o sistema mais simples, a plataforma irá receber diversos novos usuários que encontravam dificuldades para efetuar seus anúncios, o que os levava a abandonarem o sistema. E também visam facilitar o investimento e novos projetos dos usuários habituais.

Mesmo com a marca Google Ads aposentando o DoubleClick e AdWords, ainda haverá outros softwares de anúncios. Um deles é o Google Marketing Plataform, que será destinado para os compradores de anúncios, já o Ads Manager, será um software complementar para os grandes vendedores de anúncios Google.

Alguns analistas financeiros citam que os serviços atuais do Google acabam gerando uma grande dificuldade para aqueles que estão iniciando os seus negócios e não estão habituados com a indústria.

O que não sofre alteração?

O Google anunciou que as plataformas AdMob e AdSense serão mantidas. Os serviços de vendas de anúncios destas tecnologias são voltadas para desenvolvedores de app mobile (AdMob) e também para pequenos sites e canais do YouTube (AdSense), que utilizam os banners do Google para gerar renda.

Como funciona o sistema do atual Google Adwords?

A plataforma AdWords foi criada nos anos 2000, com a finalidade de colocar anúncios de texto nas pesquisas. O sucesso foi tanto que hoje cerca de 95% de toda a fonte de receita da empresa é proveniente dos anúncios, gerando aproximadamente 37 bilhões de dólares em lucros anuais.

Para complementar o sucesso, em 2008 o Google acabou adquirindo plataforma de publicidade conhecida como DoubleClick, intensificando os seus ganhos na última década.

O sistema de anúncios do Google hoje é composto pela classificação do anúncio, onde o CPC máximo é multiplicado pelo índice de qualidade. Este índice é determinado pelo histórico de desempenho no Google através do CTR (Taxa de Cliques), histórico de desempenho da palavra chave, relevância do texto, qualidade da página e outros fatores.

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O Google acaba valorizando anúncios que tenham relação direta entre o conteúdo com a busca. Empresas normalmente não conseguem exibir anúncios em resultados de pesquisa de áreas sem relação com seu ramo de negócios.

O que significa CPM, Rede Display, CPC para sua empresa?

O Google conta com três opções de compras e vendas de anúncios, o CPM, Rede de Display e também o CPC.

  • CPM | Custo por mil impressões

O CPM é acordado pela quantidade de vezes que um anúncio é visto ou exibido. Ou seja, a cada mil impressões do anúncio, independente se houve ou não interação, o chamado “pós view”, o valor acordado é o mesmo.

  • Rede de Display

A rede de display do Google é quando os anúncios são exibidos em sites parceiros do Google. A plataforma própria ou sites, blogs portais e outros parceiros que estejam inscritos no Google Adsense, o seu programa de afiliados. Os anúncios são exibidos através de blocos nas páginas e esta é conhecida como a Rede de Display.

  • CPC | Custo por Clique

O sistema conhecido como CPC (Custo por Clique) é acordado pela interação com o anúncio, ou seja, quando além de visualizado, há também o clique no anúncio. Toda vez que o usuário acaba clicando na publicidade ele tem um valor descontado do projeto realizado através do finado Adwords (Agora Google Ads).

Esta é considerada a publicidade mais justa, pois além de visualizar, o usuário acaba entrando na página, o que pode converter em uma compra, inscrição, venda etc.

Sua empresa usa AdWords?

O aposentado AdWords, que agora passa a ser chamado de Google Ads, é uma importante ferramenta para as empresas que pretendem ter destaque nos mecanismos de busca e blocos de anúncios do Google. Ao realizar projetos de investimento nesta publicidade, é bem provável que a quantidade de Leads aumente, o que pode converter em novos clientes, novas vendas e outros objetivos de sua empresa.