software gestao ativos ti roi

Software de gestão de ativos em TI e seu ROI

O ROI, sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento (Return on Investment), é atualmente um termo muito necessário para todo o ramo empresarial, pois é através dele que o empresário acaba verificando se os investimentos irão ou não gerar um retorno positivo para a empresa.

O ROI é muito importante a ser aplicado também na área de tecnologia de uma empresa, afinal todos os dias surgem novas opções, mas nem todas apesar de possuir boa “aparência”, podem definitivamente trazer lucros e/ou melhorias para o business.

A área de tecnologia exige em muitos casos um investimento bem alto e os gestores de TI devem justificar estes valores para os empresários e é nesta que o ROI entra e determina se o dinheiro deve ou não ser liberado.

Return on Investment

Mas além de informar para os gestores de TI e para os empresários se trará ou não lucros, o ROI pode também através de software definir quais serão os benefícios gerados a curto, médio e longo prazo.

O ROI deve trabalhar em conjunto com um software de sistema de Gestão de Ativos de TI, onde todas as informações necessárias para a tomada de decisão em pró ou contra a implementação da nova tecnologia, será demonstrada de forma clara e objetiva.

Software de gestão de ativos de TI em uma empresa

Algumas das vantagens de ter um software de gestão de ativos de TI estão ligados a:

  • Diminuição de perdas e riscos no mercado
  • Dedicação menor do departamento de TI a assuntos pequenos
  • Aumento de produtividade da equipe de TI
  • Mais competitividade da empresa no mercado

Tanto na parte de produção como na área de segurança a gestão de ativos é muito importante. Isso porque todo o ambiente acaba sendo protegido e melhor controlado, onde os colaboradores acabam se atentando mais aos riscos na utilização dos sistemas, evitando a abertura de portas que podem ser um prato cheio para hackers.

O departamento de TI é beneficiado pois há uma grande redução de problemas menores solicitados normalmente após a abertura de chamados. Essa diminuição permite que os esforços da equipe se concentrem em outras áreas da empresa, inclusive na capacidade de inovação da mesma. A automatização das tarefas rotineiras através do software também cria mais tempo para a área de TI, que pode se dedicar a soluções e processos mais essenciais para o bom funcionamento da empresa.

Novas oportunidades de negócios com a chegada do 5G

Boa parte das soluções podem inclusive serem realizadas através do sistema remoto, onde o departamento de TI acessa o software de ativos e em poucos minutos faz a configuração necessária para que a máquina volte a funcionar, sem a necessidade de um contato presencial. É possível inclusive antecipar problemas através de avisos realizados após os checklist automáticos do software, isso acaba aumentando a produtividade de todos os colaboradores.

Com a melhoria dos processos internos na área de tecnologia da empresa, um software de gestão de ativos de TI pode também colocar uma empresa a frente de diversas concorrentes por conta de sua rápida resolução de problemas e capacidade de inovação.

A ferramenta ainda torna a empresa mais competitiva! Onde antes era necessário diversos departamentos dedicarem os seus esforços para resolver os processos, hoje eles podem ser automatizados e resolvidos através do software, permitindo que a equipe pense exclusivamente em resultados na produção e com relação a seus clientes.

Como é utilizado o ROI em uma empresa?

O ROI possui uma fórmula universal, onde mesmo havendo diferentes formas de calcular os “lucros”, a fórmula é sempre dividir o retorno pelo investimento.

O Gestor de TI irá analisar todas as reduções de custo, aumento de produtividade, aumento de segurança, otimização de tempo e outros fatores que irão definir se a tecnologia trás ou não benefícios para a empresa.

Quer implementar algum software em sua empresa? CONHEÇA A ENCRIPT!

Entre em contato também através do telefone:

  • (41) 99630-4873