avancos tecnologicos empresas

Sinais de que o avanço tecnológico irá mudar o seu business

O avanço da tecnologia é diário e muitas empresas que até pouco tempo eram verdadeiras potências, acabam se tornando obsoletas, caracterizando o fim da mesma. Podemos citar como exemplo, a maior vídeo locadora do mundo até pouco mais de uma década, a Blockbuster. Este é um dos exemplos mais clássicos de que o avanço tecnológico pode mudar completamente o business e se nada for feito para se atualizar, é bem provável que isto signifique o fim da marca.

A maior locadora do mundo, foi eliminada do mundo dos negócios a partir do momento que a tecnologia evoluiu a ponto de fornecer uma internet mais rápida, capaz de transmitir entretenimento através de poucos cliques no computador. E não estamos falando de pirataria, mas sim dos serviços de streaming como o Netflix. Ela chegou com um valor muito baixo e com a comodidade de oferecer diversos filmes, documentários e outras mídias, sem a necessidade de sair de casa. Até a pirataria foi “controlada” pois pelos valores cobrados pelas empresas de streaming, ter o trabalho de encontrar e fazer o download do conteúdo se tornou um esforço desnecessário.

Mas a tecnologia não para, hoje muitos sequer estão interessados em ficar presos de frente para uma tela consumindo conteúdos até mesmo do Netflix e outros streamings. Não vai muito tempo, este serviço também deverá evoluir ou ser substituído por uma nova empresa.

Confira: Mais de 700 profissões correm risco com o avanço da automação!

E para exemplificar o tema deste artigo, selecionamos alguns dos sinais de que o avanço tecnológico irá mudar o seu business, sendo necessário ficar atento e realizar mudanças, muitas delas bem drásticas, para garantir que negócio continue sendo executado por mais alguns anos, afinal ninguém possui estabilidade se ficar “parado no tempo”.

Sinais de que o avanço tecnológico irá mudar o seu business

Antigamente poucos serviços eram oferecidos de forma online, o que dificultava a aquisição por boa parte da população. Hoje praticamente tudo é oferecido através da internet, onde a facilidade faz com que os serviços sejam adquiridos com apenas alguns cliques, diretamente do conforto do seu lar, ou até mesmo na rua através de um smartphone com conexão a internet.

A praticidade é preferência mundial e empresas que não se adaptam a estas mudanças, acabam perdendo boa parte do público alvo. A tecnologia possibilita inclusive o comparativo de preços e produtos com mais facilidade, e quem não está presente no quadro de comparativos, acaba perdendo ótimos negócios.

  • Preferências

Um dos primeiros sinais de que a sua empresa está sofrendo com o avanço tecnológico é com relação as preferências. Empresas com processos complicados e que demandam um tempo maior, principalmente fora do mercado de aplicativos, onde com apenas alguns toques na tela do celular é possível concluir as operações, acabam sendo deixadas de lado pelos consumidores, que esperam agilidade nos processos.

Taxas altas e produtos com poucas condições de financiamento podem também influenciar na migração de clientes para outras empresas, serviços e plataformas. Hoje há muitas opções financeiras no mercado, onde o capital exigido é muito menor, bem como taxas e encargos. Empresas que fechem parcerias de pagamento ruins, acabam não sendo escolhidas pelos clientes, que acabam indo para outras que ofereçam condições mais eficazes e novamente mais rápidas para o pagamento dos serviços. Normalmente essas opções mais revolucionárias são Startups, que podem inclusive serem contratadas por seu business.

  • Avaliação de dados

Outro sinal de que o seu business está sofrendo com o avanço é com relação a coleta de dados e também a disponibilidade de tecnologia. Empresas que vem avançando em simetria com a tecnologia, investem em acesso de dados públicos, comparativos com outras empresas do mercado e também em empresas que realizem pesquisas de “campo” com as preferências do consumidor final. É importante saber o que realmente o consumidor pensa e procurar se adaptar nas exigências da maioria.

Muitas empresas de TI, e a Encript é uma delas, contam com laboratórios de inovação, onde são estudadas formas e opções realmente efetivas de mercado, para avançar o business e não se tornar algo obsoleto. É preciso prestar atenção na área de TI da empresa, que é fundamental nos dias atuais, para poder dar continuidade no ramo de negócios.

  • Humanos sempre serão humanos

Mas tudo o que é demais acaba prejudicando ao invés de ajudar. Evoluir é necessário, porém é preciso avaliar se todas as mudanças tecnológicas estão sendo agradáveis para os clientes. Em muitos casos, a fidelidade do consumidor está ligada a um atendimento ágil, porém com o contato humano. Muitos ainda não gostam de ser atendidos por máquinas virtuais, algo que vem sendo inclusive estudado pelo Google, que recentemente lançou um assistente pessoal com falas mais “humanizadas” para que o cliente possa se sentir melhor atendido, por mais que seja uma adaptação tecnológica.

Alguns processos simples que todo mundo conhece não necessita nada além da pura tecnologia e agilidade, já outros casos mais complexos que precisam ser solucionadas dúvidas, a interação humana é fundamental.

Portanto é preciso dosar a sua empresa implementando tecnologia, mas também avaliando quais áreas precisam ser mais humanizadas, assim o cliente se sente confortável a realizar novas negociações e também prepara-lo para os avanços ao longo dos dias.

Confira todas as soluções em TI que a Encript oferece ao seu negócio!