servidor local cloud computing

Servidores Locais e Servidores Cloud – Principais diferenças

Hoje vamos falar aqui no Blog da Encript sobre as diferenças entre Servidores Locais e Servidores Cloud, focando principalmente nas vantagens e desvantagens de cada sistema. Os serviços na nuvem estão se tornando cada vez mais comuns, mas ainda há muito medo por parte dos empreendedores, em especial os mais conservadores, de migrarem seus  sistemas.

Muitos optam por continuar com a opção pois pretendem recuperar o dinheiro investido, afinal são muitos reais para deixar um servidor local em 100% de funcionamento, mas o que não é levado em consideração é que o dinheiro gasto com manutenção se torna muito maior do que um eventual descarte desde o início.

Mas existem servidores que pela complexidade de como foram montados, realmente acaba se tornando inviável a migração para a nuvem, a não ser que seja feito um projeto muito bem elaborado por um gestor de TI.

Porém antes de qualquer decisão, confira a seguir algumas das principais diferenças entre a opção de servidor mais conservadora e a mais moderna.

Servidores Locais e Servidores Cloud – Principais diferenças

São nítidas as diferenças entre os servidores locais e a plataforma cloud. E para que você fique por dentro de algumas das principais, estaremos falando um pouco mais sobre elas a seguir:

Servidores locais

É claro que atualmente os servidores locais contam com mais desvantagens com relação aos servidores cloud do que vantagens, mas eles ainda são muito utilizados por instituições públicas e privadas de grande porte, cujo o principal objetivo é manter as informações longe de conexões com a internet e outras redes mais vulneráveis.

Com relação a segurança, os servidores locais são mais seguros apenas no quesito de invasão, pois como é algo que não há conexões (pelo menos na maior parte dos casos), fica difícil acontecer um ciberataque. Porém outras áreas são bem vulneráveis como:

  • Incêndios e inundações no ambientes em que estão alocados
  • Quedas bruscas de energia que não são contidas pelo No Break
  • Backup falho

Algumas empresas contam com uma infraestrutura intacta e nestes casos os servidores locais levam vantagens com relação aos na nuvem.

Gastos exorbitantes

Agora sim estaremos falando das desvantagens do servidor local e o principal deles é com relação aos gastos de infraestrutura e manutenção.

O primeiro gasto desnecessário é com relação ao local onde ele está armazenado. É preciso dedicar uma sala só para ele e prepara-lo com opções de segurança, monitoramento, acessos, etc. Portanto mesmo em salas próprias, mensalmente há um gasto com a manutenção do ambiente.

O servidor local também exige a troca semestral ou anual de componentes, afinal os hardwares e softwares acabam se tornando obsoletos e precisam ser trocados de tempos em tempos.

Empresas de TI em Curitiba!

É necessário também dedicar uma equipe de TI só para monitorar este servidor 24h por dia, todos os dias da semana, pois uma falha pode comprometer toda a estrutura da empresa.

É preciso sempre estar de olho no backup automático e se ele realmente esta sendo feito. De tempos em tempos é preciso também fazer um backup manual para que durante uma eventual falha, tenha como recuperar as informações facilmente.

Os profissionais de TI da empresa, acabam sendo alocados para dedicar seus esforços nos servidores, algo que na nuvem eles podem terceirizar e se dedicar a outras atividades dentro da empresa.

Antigamente as empresas eram forçadas a dedicarem parte da verba orçamentária para manter estes servidores pois não existiam opções e conexões rápidas o suficiente para manter um servidor online, hoje a empresa só fica refém deste sistema se realmente não há a possibilidade de mudança para a nuvem.

Aumento de demanda

Os servidores locais infelizmente são muito limitados. Sempre quando é feito um projeto, os profissionais de TI adquirem equipamentos com sobras bem grandes para que em um momento de “pico” o servidor não venha apresentar falhas. E este poder maior acaba sempre gerando custos mais altos, o que não podem ser revertidos em períodos de baixa demanda.

Sem contar que a área de TI precisa se dedicar 100% para colocar o servidor em funcionamento, o que geram custos de equipe e de compra de novos equipamentos só para atender a demanda.

Servidores Cloud

Apesar de tentarmos ser imparciais neste artigo é evidente os benefícios dos atuais servidores cloud em relação aos servidores locais, onde entre as principais vantagens está a economia que esta opção proporciona para seus usuários.

Os servidores cloud além de serem mais econômicos pois não necessitam de toda uma infraestrutura para a sua alocação, também terceirizam os serviços e responsabilidades que são da empresa e do departamento de TI. O provedor é o responsável por realizar a manutenção, backup, fornecimento de dados, atualizações, investimentos e tudo que envolve a aplicação de um servidor local, com a vantagem do trabalho de apenas ter que pagar a mensalidade e desfrutar das aplicações.

Pague só o que é utilizado

Nós citamos que o servidor local para funcionar 100% em períodos de alta demanda necessita de um investimento maior do que o necessário em “dias normais”, para que sobre capacidade de armazenamento e processamento de dados e não hajam falhas no sistema. Já no serviço Cloud, o contratante só irá pagar o que for utilizado, onde em períodos de pico parte do sistema é direcionado para as suas aplicações e em períodos de baixo uso como as madrugadas, o que “sobra” é direcionado para outra empresa ou aplicação e não é cobrado.

Os valores economizados podem ser investidos em outras áreas da empresa ou fazer parte de um fundo de investimentos futuros ou emergenciais.

Menos cuidados

Como tudo é praticamente realizado pelo provedor de serviços na nuvem, o departamento de TI se torna mais eficaz dentro da empresa, já que poderá realizar outras atividades ou resolver problemas com muito menos dores de cabeça, apenas entrando em contato com o fornecedor das aplicações cloud.

Além disso apesar da segurança que os servidores locais oferecem por não estarem em conexão com a internet, os servidores cloud estão cada vez mais confiáveis já que todos os anos são investidos milhares de dólares nos data centers para que não hajam falhas de segurança, pois isso acaba prejudicando a imagem da empresa.

Hoje todos os dados que são compartilhados na rede são criptografados automaticamente durante o processo de transição. Sem contar a garantia jurídica de que qualquer invasão e perca de dados deve ser indenizada ao contratante.


Aqui no blog da Encript nós já falamos bastante sobre os benefícios dos serviços Cloud, inclusive contamos com uma equipe que pode migrar totalmente o seu servidor atual para os modernos sistemas na nuvem, entre em contato através do telefone:

(41) 2626-1276

E faça um orçamento de migração.