Service Desk: Por que sua empresa deveria contratar?

A evolução do Help Desk para o Service Desk se deu pelo crescente número de chamados e desenvolvimento da TI.

E a necessidade do atendimento rápido e a resolução dos problemas do usuário de forma rápida e eficaz fez com que os altos padrões fossem inseridos nesse conceito.

Buscando as melhores práticas de TI com base no ITIL esse tipo de serviço traz consigo o que toda média e grande empresa precisa.

Ter uma TI sólida e que é certeira na hora de resolver os problemas dos usuários é uma tarefa árdua para empresas que não tem o core do negócio voltado para a TI.

Por isso no Brasil as empresas estão investindo nas empresas que terceirizam o Service Desk, esse tipo de serviço necessita de técnicos altamente treinados, e não basta somente um técnico que tenha um alto conhecimento, é necessário uma equipe, afinal as falhas acontecem em diversos pontos da empresa, e a agilidade da resolução está atrelado a experiência e as competências do profissional.

Um exemplo é, o Técnico que é especialista em servidores windows, não tem os mesmos conhecimentos que o especialista em servidores Linux.

Essa diferença para alguns nem é enxergada, mas o projeto de Service Desk entende que devemos mandar o profissional correto para o problema.

Pensando nessas qualificações quanto em certificação a empresa deveria investir para manter esse Service Desk interno?

Mas as empresas do país começaram a enxergar que não precisam fazer isso. Empresas como a Encript já possuem todos esses técnicos qualificados, então os grandes empresários perceberam que é muito mais barato contratar empresas.

A eficiência do Service Desk garante que o ambiente de TI seja mais ágil, problemas que antigamente levavam horas para serem resolvidos, começaram a ser resolvidos em minutos, e os critérios de prioridade se tornaram mais aguçados. Hoje entende-se que alguns minutos sem internet pode custar muito da empresa, afinal sem tecnologia a empresa está parada.

Baseando nas melhores práticas de TI esse tipo de serviço cresceu, a saída do help desk a implementação do ITIL, são as peças fundamentais para as excelentes estruturas que estamos obtendo em nosso país hoje.

Como o Service Desk Funciona?

  • Ele centraliza as necessidades de TI .
  • Entradas e Saídas de pedidos são controlados para aumentar a eficiência.
  • Segue as melhores práticas de TI e define a prioridade de cada solicitação.
  • Analisa os reincidentes e traz melhorias para sanar futuros problemas.
  • Trabalha com técnicos de TI de alto rendimento e qualidade técnica.
  • Trabalha para resolver as falhas de TI sem que o negócio sinta.

Quais as principais vantagens?

  • Resolução rápida e eficiente dos problemas.
  • Alta disponibilidade (24hrs dia, 7 dias na semana).
  • Qualidade nos serviços.
  • Redução de chamados com o passar do tempo.
  • Redução dos custos com TI.

Essa evolução só se deu pois as empresas começaram a cobrar muito as equipes internas e externas de TI. E essa cobrança fez com que o suporte em TI tivesse que ser reescrito, só assim foi possível atender as empresas de grande porte, e sem essas melhorias seria impossível ter um ambiente estável.

 

 

 

Post a Comment