Reduzindo custos de TI

Mantendo o ritmo com o ambiente de negócios volátil e altamente competitivo de hoje, a TI que impulsiona velocidade e agilidade no crescimento do seu negócio. Mas com a crise as empresas vem reduzindo custos de TI drasticamente.

Em meio a crise econômica e a natureza incerta do crescimento global, verificamos a necessidade de abordar tanto o custo quanto o seu contexto.

Redução de custos muitas vezes começa com a TI. Frequentemente visto como um custo significativo, mas, ao mesmo tempo é a tecnologia que transforma a maneira como uma empresa opera, redução de custos de TI está se tornando mais desafiador do que nunca.

Tomar uma decisão errada no setor de TI pode prejudicar ou até mesmo fechar a empresa, afinal onde se concentra toda a informação da sua empresa está em posse da TI. Em Curitiba diversas empresas de TI prestam serviços, e comumente vemos que elas são escolhidas para suprir a necessidade de TI que não pode ser mais mantida através de “funcionários próprios”. O problema não é essa escolha, o problema é escolher na hora errada, se hoje sua empresa está em constante crescimento, você já parou para pensar em enxugar seus custos? Provavelmente não, pois como está em crescimento não se enxerga essa necessidade. Mas como o mercado se encontra em uma imensidão de instabilidade, os especialistas aconselham as empresas que mesmo em meio a crise rever seus gastos.

 

reduzindo custos de ti

E nesse momento começa a “queda de braço” o setor de TI não quer ceder e o financeiro pressiona para reduzir. Decisões erradas são tomadas e quem sofre é o negócio.

A TI sempre sente essas alterações pois a tecnologia da informação no Brasil é cara, e os indicadores sempre apontam para a tecnologia da informação. A terceirização dos recursos de TI se tornou comum, e não por acaso, a terceirização de serviços de tecnologia é sim uma ótima opção para as empresas, o tempo, dinheiro e esforço dispensado em controlar a TI é muito menor. Afinal você só cobra resultados da empresa, não mais horário, atestado, férias, licenças, etc.

Tirando proveito das novas tecnologias, os CIOs estão mais bem posicionados para lançar a próxima onda de redução de custos. Para aqueles CIOs que procuram reduzir o custo das operações de negócios e aumentar a flexibilidade, as estratégias que exploram as novas tecnologias podem ajudar a gerenciar mudanças enquanto ganha-se maior eficiência.

Ao deslocar o foco de ganhos imediatos de curto prazo para os esforços mais coordenados a longo prazo, a TI pode posicionar melhor a organização para o futuro. As quatro dicas de redução de custos incluem:

  • Minimizar gastos
  • Otimizar a eficiência
  • Planejar novamente a estrutura
  • Utilizar as soluções custo x benefícios
  • Viabilizar a terceirização
  • Procurar novas soluções
  • Conquistar parcerias
  • Procurar soluções free
  • Quebrar paradigmas
  • Flexibilizar os processos
  • Eliminar tempo ocioso
  • Focar no Negócio e na Segurança
  • Utilizar métodos de TI sustentaveis

Ao implementar as três primeiras dicas de redução de custos, em paralelo, os CIOs podem transformar a sua função de TI em uma operação enxuta, eficiente, ao mesmo tempo garantir benefícios comerciais adicionais. Estes tópicos são processos iterativos, em curso através do qual as organizações podem continuar a inovando e ainda impulsionar assim reduzindo custos de TI

A Encript identifica e explora a redução de custos para ajudar as organizações a reduzir custos e aumentar o benefício da TI assim ajudando o seu negócio em meio a crise.

Esse processo não acontece da noite, como o próprio titulo diz é Reduzindo custos de TI, e não eliminando. Sabemos que podemos diminuir muito afinal muitos dos gerentes de TI não tem uma formação em administração de empresas ou gestão financeira. Para o supervisor de tecnologia da informação ele enxerga a empresa como macro, define os processos e a infraestrutura e solicita a execução. Os gastos muitas vezes nem é levado em consideração, e não é culpa deles afinal eles tem formação para mexer com a tecnologia e não com a analise de ROI do projeto.

Deseja que uma empresa especializada analise a sua? CLIQUE AQUI.

Post a Comment