O Cloud Computing é hoje uma das tecnologias que mais cresce no mundo, algo que promete movimentar cerca de US$ 206 bilhões neste ano de 2019 e com projeção de US$ 240 bilhões em 2020. Quem fez este levantamento foi a empresa de informações sobre tecnologia Gartner.

O mercado vem sendo focado principalmente na Amazon Web Services (AWS) e na Microsoft Azure, mas o Google Cloud Platform vem conseguindo números bem expressivos nos últimos meses.

A tecnologia de servidores na nuvem chegou para tirar a responsabilidade das empresas com relação a aquisição de softwares, hardwares e o aluguel de espaços físicos caríssimos, proporcionando flexibilidade, escalabilidade, segurança e ótimos benefícios além é claro da redução de custos.

Custos da tecnologia Cloud

Até pouco tempo atrás uma empresa era obrigada a ter um data center com capacidade acima da utilização média, pois era preciso levar em consideração que em algum momento seria necessário o uso do hardware acima do limite para rodar as aplicações.

Como não era possível prever o uso máximo de um software, muitos acabavam sofrendo com o excesso de recursos, ou seja, um gasto desnecessário.

Já na outra ponta, muitas empresas que desejavam economizar, sofriam com a falta de recursos. Não era uma matemática exata e em ambas as situações o resultado atingia diretamente o setor financeiro.

Outros dos principais benefícios cloud

Além de tudo que citamos acima, o ambiente cloud veio para melhorar os processos que envolvem licenciamento de softwares, itens de segurança, geradores e fornecimento de energia, manutenções e muitos outros fatores que impactam negativamente sobre os recursos de uma empresa.

Hoje com o Cloud Computing é possível adquirir um banco de dados ou um servidor completo com apenas alguns cliques na AWS ou Azure, por exemplo. E o melhor, todo o sistema conta com a escalabilidade que sua empresa precisa, aumentando ou diminuindo o desempenho sempre que for necessário e quando bem configurado, de forma totalmente automática.

Sistema On Demand

A AWS e a Azure trabalham com o sistema On-Demand, ou seja, você só paga o que usar e não precisa fechar um contrato de longo prazo. Mas é preciso ter ciência de que até mesmo neste sistema, um ponto crucial que deve ser levando em consideração é que você paga realmente o que usa.

Muitos acham que os valores do ambiente cloud só serão cobrados quando o administrador está logado ou quando há algum cliente usando as aplicações. Mas neste tipo de ambiente, assim que uma instância é iniciada, a fornecedora deste recurso já está considerando que ele está em uso, ou seja, você estará pagando.

Quanto mais recursos você ativar e provisionar em sua plataforma, maiores serão os gastos, inclusive há aplicações que cobram pelo número de solicitações, outras por minutos, hora e algumas por dia.

Na Amazon AWS, as instâncias de banco de dados e ações do Elastic Load Balancers, IP e outros, são adicionados automaticamente à sua fatura na Amazon.

Tudo isso impacta diretamente em sua conta, onde dependendo da demanda diária, ela pode sair facilmente do controle e gerar custos ainda maiores do que um servidor físico. Há inclusive estudos feitos recentemente que empresas estão gastando muito recurso Cloud além do necessário.

Faça sua migração e configuração cloud computing com profissionais

Por isso recomendamos que assim como a migração ou o início de suas aplicações no cloud computing, seja feito por um profissional capacitado.

Seria muito ruim investir tempo e dinheiro no desconhecido e não ter bons resultados não é mesmo!?

Nós da Encript contamos com profissionais certificados em Amazon AWS e Microsoft Azure, capazes de definir qual será a melhor estratégia e configuração para o seu servidor ou banco de dados na nuvem.

Primeiro será realizado uma consultoria de TI em sua empresa, onde iremos avaliar toda a sua estrutura para só então iniciar um levantamento de tudo que será necessário para a migração, bem como quais configurações devem atender exatamente a sua necessidade.

Tire suas dúvidas entrando em contato conosco através do telefone:

(41) 2626-1276 ou no email contato@encript.com.br

Redução de custos de Ambientes Cloud

A tecnologia de cloud computing permite que sua empresa obtenha diversos benefícios, inclusive a redução de custos neste ambiente. Por isso resolvemos falar sobre 4 vantagens essenciais para o seu negócio:

  • Recursos disponíveis

O cloud é uma tecnologia que permite a escalabilidade dos recursos, fazendo com que o sistema seja capaz de reduzir ou aumentar os recursos sempre que necessário. Como já citamos, se configurado da maneira correta, sua empresa pagará apenas o que utilizar, ficando sempre em harmonia com a situação.

Toda alteração no servidor é feita de maneira automática, em tempo real e sem atrapalhar o desenvolvimento das rotinas de sua empresa.

Você economiza sem a necessidade de parar a produção para a realização de manutenções ou até mesmo o próprio sistema para aumentar a sua capacidade.

  • Segurança

A segurança da informação é uma preocupação constante dentro de uma empresa, principalmente após a oficialização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Não será mais permitido falhas neste setor com relação aos dados dos clientes e a tecnologia cloud será fundamental para manter o servidor totalmente seguro contra problemas de hardwares, softwares, invasões e qualquer tipo de ameaça virtual.

Como a segurança fica a critério da prestadora de serviço, elas acabam investindo milhões todos os anos para manter o alto padrão no quesito de proteção de dados, uma outra incrível vantagem para quem pretende reduzir custos em uma empresa.

  • Processos mais otimizados

A computação na nuvem tem a capacidade de agilizar e otimizar os processos do dia a dia, fazendo com que sua empresa economize tempo e dinheiro, inclusive sem a necessidade de parar a produção para dar um update em alguma máquina.

Sua área de TI irá se tornar ágil e todos os recursos que seriam destinados para profissionais, compra de hardwares e eventuais transtornos, poderão ser dedicados a outros ambientes em sua empresa.

  • Backup eficaz

No servidor físico é necessário realizar backups quase que diariamente, isso porque qualquer problema nos hardwares podem acabar sendo irreversíveis e gerar um transtorno gigantesco. Já na nuvem é possível programar um backup automático, garantindo a integridade de sua operação e principalmente te fazer economizar com esta questão.

Definição de preços na Azure e AWS

Ambas as empresas de Cloud Computing oferecem opções de consultas de preços em seus próprios sites, bem como a explicação de cada um dos sistemas. Para não prolongar muito este assunto e não tornar o texto cansativo, saiba que:

A AWS conta com uma abordagem de pagamento sobre o uso de mais de 160 serviços na nuvem. É possível pagar por serviços individuais, pelo tempo que for utilizado e a precificação sofre variações “estáveis” assim como é em serviços públicos (luz, água, etc). Quando não for mais necessário o uso das aplicações, é só parar! Não haverá taxas de cancelamento.

Já a AZURE está buscando atender a todas as necessidades empresariais e de acordo com o seu orçamento. Conta com preços altamente competitivos e oferece economia nas primeiras migrações ou em ajustes de implementações mais complexas. Inclusive a Azure garante que seus preços estão bem abaixo dos da AWS.

Para saber mais sobre Cloud, confira nossas publicações no Blog da Encript:

Quer migrar sua empresa ou reduzir custos com o Cloud? Entre em contato:

(41) 2626-1276