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Qual a importância do ITIL na TI?

A biblioteca de serviços de TI, conhecida como Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é fundamental para promover uma gestão de TI melhor, com foco exclusivo nas necessidades de um cliente, sempre mantendo a qualidade.

O modelo ou framework conta com uma linguagem comum, o que acaba facilitando a comunicação entre os gestores da empresa, usuários e também a prestadora de serviços de TI.

A ITIL também é responsável por fornecer uma transparência maior durante a prestação de serviços, onde a TI sabe exatamente quais são os objetivos a serem alcançados e a empresa sabe até onde poderá cobrar da TI.

Principais vantagens da ITIL em serviços de TI

Entre as vantagens estão:

Interrupção de serviços cada vez menor. Com ela é possível controlar eventos que possam causar uma interrupção nos serviços de TI, bem como melhores práticas para resolver os diferentes tipos de incidentes.

Agilidade na demanda. Sabendo tudo que será necessário durante um projeto de TI, graças a organização que a ITIL proporciona, ficará muito mais fácil identificar o que é urgente e o que não é, direcionando melhor a equipe de TI.

Estratégia de negócio. Todas as estratégias de produção e informações sobre as necessidades de uma organização podem melhor ser alinhadas através de uma ITIL. Os padrões irão informar os funcionários de TI qual a melhor estratégia de negócio, para analisar os cenários de uma empresa.

Redução de custos. Com tudo organizadinho pela ITIL, é óbvio que haverá um melhor aproveitamento de recursos. Riscos e tempo de execução são reduzidos quando há um alinhamento das estratégias.

Conheça os direitos dos usuários diante da Lei Geral de Proteção de Dados.

Experiência do cliente aprimorada. Toda a área de TI poderá evidenciar a qualidade dos serviços executados, proporcionando uma experiência mais transparente e cada vez melhor ao cliente.

Acordos de Serviço. Os SLAS ficam em evidência e todos os benefícios dos serviços de TI executados conforme a necessidade de cada setor em uma empresa, ficam bem claros e objetivos.

Monitoramento. É fundamental que o cliente e a área de TI possam acompanhar indicadores e estatísticas de um projeto. A ITIL proporciona uma organização onde facilita o monitoramento dos processos de TI. Através dele é possível montar estratégias para melhorias futuras.

Padrão em processos. O framework do ITIL quando implantado em uma empresa, acaba padronizando os processos existentes. Assim tanto a equipe de TI como o cliente saberá o que deve ser feito conforme os serviços são executados, sempre estando um passo a frente da concorrência.

Entregas mais eficientes. Como tudo estará organizado, os serviços de TI passam a ter previsões de entrega, onde toda a equipe estará empenhada para que a demanda seja entregue exatamente como previa a gestão.

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