Proteja seus arquivos com o Cofre Pessoal do OneDrive
Para você que está em busca de uma plataforma segura para armazenar documentos pessoais, saiba que a Microsoft está liberando cada dia mais o acesso ao OneDrive, ao que é conhecido como um “cofre pessoal”, para armazenamentos na nuvem de arquivos considerados sensíveis.
Dentro do OneDrive, há esta pasta que se diferencia das outras pois está sujeita a um bloqueio automático, onde a pasta é bloqueada de tempos em tempos, exigindo uma nova autenticação para que seja novamente aberto.
Esta abertura da pasta (ou do cofre como queira chamar), depende de uma autenticação em duas etapas, o que torna o sistema praticamente invulnerável. “Praticamente”, pois na TI tanto o lado bom como o “ruim” estão sempre em constante evolução.
O recurso desde cofre virtual começou a ser liberado no último dia 06 de setembro e a previsão é que até o fim de outubro, todos possam desfrutar desta novidade.
Inventário de TI – 4 problemas de segurança que podem ser evitados
One Drive
Quem faz parte do plano gratuito, só pode guardar uma quantidade limitada de arquivos no “cofre”. Quem for assinante do Office 365, terá direito a guardar quantos arquivos forem necessários, mas não poderá ultrapassar o limite total de armazenamento que foi contratado.
Segurança
Ao exigir uma nova autenticação de tempos em tempos, isso acaba não comprometendo seus arquivos sensíveis mesmo diante de um furto do computador, notebook ou smartphone, já que a conta da Microsoft fica locada automaticamente nestes sistemas, o que seria suficiente para o roubo destes arquivos.
O cofre do OneDrive não permite uma sincronização permanente, e isso faz com que o sistema fique protegido de alterações provenientes de um vírus, por exemplo.
Mas se é tão seguro, porque não colocar todos os arquivos lá?
A resposta é óbvia, afinal o trabalho de ter que ficar autenticando a conta toda vez que necessitar de um arquivo, faz com que sejam colocados lá apenas arquivos que não sejam muito utilizados e que sejam realmente importantes.
Como usar o OneDrive e seu Cofre pessoal?
Você poderá fazer o seu cadastro gratuitamente no OneDrive através do endereço:
Então basta abrir o sistema através do navegador de seu computador ou através dos aplicativos disponíveis para iOS e Android. Como é um sistema que está sendo liberado aos poucos, talvez seja preciso deslogar da conta e realizar novamente o login.
Busque a pasta do cofre pessoal e então configure a autenticação de dois fatores. Elas poderão ser através da digital do usuário, reconhecimento facial, número PIN e código temporário que é gerado através do próprio app ou enviado por SMS ou email.
Além é claro da senha pessoal de acesso.
A pasta cofre será bloqueada no computador, exigindo uma nova autenticação, logo após 20 minutos de inatividade. Já no smartphone, por se tratar de uma opção mais vulnerável, o bloqueio ocorre após três minutos.
Ao passar este período é necessário realizar uma nova autenticação.
Tem como desativar?
Quem estiver com pouco espaço na conta do OneDrive e queira desativar a pasta, só poderá fazer a desativação na versão web do OneDrive.
Conheça todos os detalhes acessando o portal oficial da Microsoft sobre este quesito.