principais beneficios blockchain

Principais vantagens do BlockChain

Nesta última semana escrevemos uma matéria aqui no Blog da Encript na qual até o próximo ano de 2023 o mercado de BlockChain terá um novo líder mundial, a China. O país vem concentrando seus esforços para se tornar o líder deste segmento tecnológico, que promete impactar diversas empresas ao longo dos anos.

E para que você entenda um pouco mais sobre esta tecnologia hoje estaremos falando sobre as principais vantagens que este protocolo trás em benefício a empresas e para a sociedade como um todo.

O mercado do BlockChain está atualmente dominado pelos Estados Unidos, mas é tudo muito recente (código fonte original criado em 2008), afinal o “START” desta inovação tecnológica surgiu após a criação da moeda virtual Bitcoin, sendo a responsável por todas as transações realizadas na grande rede mundial de computadores de criptomoedas.

O que é o BlockChain

Criado a partir do Bitcoin, a Blockchain ou protocolo de confiança como também é chamado, é uma tecnologia que envolve o registro distribuído dos dados, descentralizando-os, sendo uma importante medida de segurança para este que é um mundo que sofre ataques constantes de hackers e usuários mal intencionados, pois envolve o mercado mundial de finanças e até mesmo outras áreas de tecnologias como a FINTECH.

O BlockChain atua como uma base de registros e dados que são utilizados em transações de um determinado tipo de mercado. Ele é o responsável por criar a confiança e o consenso entre duas empresas, dois bancos, dois sistemas, sempre aos pares e de forma pública. Esta tecnologia elimina o intermediário, o que trás mais segurança para ambos os lados.

Brasil e Hong Kong fecham parceria importante no setor de Fintech!

Os blocos completos de registro, conforme são adicionados ao BlockChain, tudo de forma cronológica e linear, passam por computadores da grande rede e são responsáveis por validar e repassar as transações, bem como a criação de uma cópia após estar presente na rede. A tecnologia possui todas as informações sobre saldos e endereços das transações desde a primeira realizada, até a que foi adicionada a poucos segundos atrás.

Com ela diversas outras moedas virtuais, as conhecidas criptomoedas, foram criadas e apesar de terem funções diferentes, a base de dados é sempre mantida neste esquema de que cada máquina conectada a rede que realiza uma função deste ramo, tem seus dados armazenados no sistema, garantindo principalmente a segurança das transações.

Principais vantagens do BlockChain

Pode até parecer confuso o sistema de BlockChain, mas na verdade como citamos acima ele é bem simples e conta com ótimas vantagens para o futuro das empresas, fintechs e outras áreas de tecnologia. Entre estas principais vantagens estão:

  • Poder à usuários dependentes da confiança do sistema, com controle sobre suas informações e transações realizadas através da rede;
  • Exclusão de intermediários, se tornando um sistema mais barato, pois não é preciso pagar por este intermédio;
  • Fim da falta de confiança nas transações;
  • Duas partes podem fazer trocas sem qualquer intermediário, reduzindo qualquer risco e custo da contraparte;
  • Uma maior qualidade nos dados que estão sendo armazenados e passados a outros usuários;
  • Todos os dados do blockchain são datados, consistentes e totalmente completos. Além é claro de estarem disponíveis para toda a rede, sendo uma de suas principais funções no mercado das fintech;

Conheça a Lei da Proteção de Dados e porque ela irá mudar a sua empresa!

  • É um sistema íntegro, transparente, durável, com confiabilidade e resistente a ataques de hackers por não possuir um ponto de falha central;
  • Todas as informações realizadas através das transações não podem ser deletadas e/ou alteradas no BlockChain, ou seja, maior segurança e menos corrupção;
  • As transações realizadas através do BlockChain devem ser processadas em minutos e por se tratar de algo virtual, poderá ser executado todos os dias a qualquer hora;
  • Entre outras.

Mas como a tecnologia ainda está no início de seus avanços, estes são apenas alguns dos benefícios que ela pode trazer para o mercado. Ao longo dos próximos anos, principalmente com esta disputa entre as grandes potências mundiais para se tornarem referência no BlockChain, o sistema trará outras ótimas vantagens e benefícios para cidadãos e empresas do mundo todo.