Principais perguntas que você deve fazer a um potencial fornecedor de Cloud Services

Empresas de todos os lados estão migrando para a nuvem, ou estão pensando em mudar. Pesquisas recentemente revelaram que mais da metade dos entrevistados, CIOs e líderes de TI estão colocando a nuvem por primeiro para a estratégia de TI.

E por que não? A nuvem representa um salto de eficiência e flexibilidade sobre o paradigma anterior de servidores e equipamentos locais. Os usuários que optam pela nuvem desfrutam de uma maior produtividade e redução de custos.

Mas para certificarmos que você não está “dando um tiro no escuro”. Ao procurar um provedor de nuvem, junto com a empresa faremos a perguntas simples, mas cruciais:

Quais certificações relacionadas à segurança você possuí?

Tornar-se um provedor de cloud é relativamente fácil. Obter as certificações que mostram a sua conformidade com as normas rigorosas de manipulação de informação não é.

Quais são as suas capacidades de backup e restauração?

Como este provedor responde as ameaças e aos dados críticos do negócio? Que medidas de segurança ele possui? Qual é o seu plano de recuperação de desastres?

“Qualquer que seja a companhia de cloud, é essencial que ela teste as capacidades de recuperação antes de disponibilizar o serviço”, de acordo com a universidade de estado de Kent Todd Ryan. “Backup é fácil … recuperação de backup que é difícil.”
Por exemplo, coloca-se uma equipe dedicada para trabalhar na instalação, configuração e monitoramento de seus backups, testando-os regularmente e deixando-os no ponto certo para recuperar rapidamente e eficientemente os seus dados no pior cenário possível.

Como será a transmissão dos dados?

O provedor de nuvem tem a responsabilidade de relatar com precisão o status de seus dados, e quaisquer questões relevantes que possam surgir. Podendo fornecer um painel que permite que você monitore o status da nuvem em um determinado momento, ou fornecer um sistema alternativo de monitoramento em tempo real.
O provedor deve permitir que você monitore várias métricas em particular, como rede, memória e capacidade de disco, entre outros. Além disso, questões mais profundas como a gestão de mudanças, gestão de uso e integração de dados de nível de serviço deve ser transparente para com o cliente.

 

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