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O que é um Gerenciamento de Problemas na TI e suas Vantagens

Você que está buscando melhorias na TI de sua empresa, precisa conhecer mais sobre o Gerenciamento de Problemas. Este é um dos processos indispensáveis para que não haja consequências ainda mais graves no futuro da organização.

Mas o que é um Gerenciamento de Problemas?

É algo ligado aos problemas de uma empresa, como o próprio nome sugere. Mas além disso na TI este é um dos processos responsáveis por administrar todos incidentes que ocorrem em uma empresa e minimizar impactos ainda maiores nos já existentes e em aqueles que não podem ser evitados.

O Gerenciamento de Problemas está descrito na biblioteca de boas práticas de serviços de TI, conhecida como ITIL.

O analista de TI irá considerar todos os fatores ligados ao problema, para encontrar uma solução que coloque um fim no incômodo que vem sendo gerado na empresa. Ele deve analisar quais são os sintomas principais do caso e avaliar quais são as melhores opções para “consertar” de forma eficiente os problemas.

Eliminando servidores e suporte de TI!

Ao terminar a análise ele deverá criar uma forma onde o serviço poderá ser reestabilizado o mais rápido possível nas opções inevitáveis e erradicado aqueles que possuem uma causa em específico.

Principais vantagens do Gerenciamento de Problemas

É claro que um bom gerenciamento é capaz de só trazer vantagens, mas neste caso algumas se destacam ainda mais.

Custos reduzidos

Os problemas de uma empresa geralmente trazem muitos prejuízos e não somente na área da TI. É necessário gastar para identifica-lo, repará-lo e perder tempo com estas questões podem prejudicar ainda mais o negócio.

O Gerenciamento permite que os custos com esta questão sejam reduzidos, mesmo que seja necessário dedicar parte da equipe de TI para o assunto.

Um dos problemas comuns que podemos citar como exemplo, é a falha no sistema. Sempre que ele “cai”, muitos funcionários ficam parados e todas as funções acabam se acumulando.

Melhoria no tempo da equipe de TI

A falta de gerenciamento de problemas pode fazer com que a sua equipe de TI perca muito tempo tentando resolver as situações do dia a dia, deixando de focar em outras áreas mais importantes e que podem alavancar o seu negócio.

Evitar um problema é permitir que a TI tenha mais liberdade em outras áreas. Melhorias são sempre bem-vindas, mas é preciso dedicação e foco para que elas aconteçam. Já pensou a todo momento ter que dedicar parte dos esforços para atender essa demanda de problemas rotineiros?

Melhoria na imagem da empresa

Com um gerenciamento de problemas eficaz, a experiência de clientes e usuários de uma empresa se torna cada vez melhor, afinal as falhas são contidas antes mesmo delas acontecerem e se vierem a ocorrer há todo um preparo para solucionar o mais rápido possível.

A TI demonstra o seu valor através de entregas de soluções rápidas e estar preparado para as mais variadas situações, faz com que todos fiquem satisfeitos com o serviço.

Todos ganham!

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