O que é um Catálogo de Serviços de TI?

O catálogo de serviços de TI é algo que pode mudar completamente a sua conexão com os usuários e também acabar com a abertura de chamados desnecessários, deixando a sua equipe de TI trabalhando em outros assuntos muito mais importantes para sua empresa.

Hoje pela falta de informação muitos usuários acabam “incomodando” os fornecedores de serviços na área de tecnologia, pois não sabem quais os acordos, direitos e serviços disponíveis ou como proceder em relação a eles.

É preciso criar um catálogo de serviços para que tudo fique mais organizado e de fácil acesso aos clientes, tirando o peso da equipe de TI em resolver ou tão somente tirar dúvidas em questões simples do dia a dia.

O que é Catálogo de Serviços de TI?

Esta é uma ótima ferramenta de divulgação que reúne todos os serviços da área de tecnologia disponível em sua empresa, oferecendo as principais informações sobre cada um dos itens, sendo o mais esclarecedor possível.

Geralmente um catálogo de serviços de TI é composto por:

  • Como realizar a solicitação dos serviços (ferramentas e principais processos);
  • Descrição completa ou um resumo sobre o serviço;
  • Quem possui o direito a ele;
  • Custos;
  • Prazos;
  • Níveis dos serviços;
  • E todas informações relevantes, sendo bem claro e objetivo.

O sistema funciona como um cardápio. Nele você conhece todas as opções disponíveis, do que é composto cada prato, como é servido, informações adicionais e o preço. Assim você se senta e escolhe sozinho conforme os detalhes avaliados, evitando ficar chamando o “garçom” a todo momento apenas para tirar suas dúvidas.

O catálogo de TI deve funcionar da mesma maneira. Nele é oferecido uma visão geral dos serviços disponíveis, um resumo de como eles funcional, prazos de contratação, preços e tudo o que for relevante.

É como um cardápio…

Quando você vai a um restaurante, por exemplo, certamente consulta o cardápio disponibilizado para conhecer as opções disponíveis, a maneira que o prato é entregue e o seu preço. O catálogo de serviços de TI funciona da mesma forma, pois fornece uma visão geral de tudo o que está disponível para atender às principais necessidades das áreas contratantes.

O catálogo é recomendado pela Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (BITI) ou Information Technology Infrastructure Library (ITIL) como é conhecida pelos profissionais da área.

Este é um suporte importante para a área de TI, pois deixa bem claro quais são as condições sobre cada produto e serviço.

Catálogo de TI Técnico ou de Negócios

Podemos classificar um catálogo de serviços de TI em duas vertentes, uma destinada a área técnica e outra para a área de negócios.

Catálogo de TI Técnico

Este é um catálogo mais voltado para a equipe de TI, ele traz informações de como os serviços podem ser executados. Há um passo a passo e explicação sobre métricas, conhecimentos úteis, complexidade, modo de execução e outros assuntos.

Catálogo de TI de Negócios

Este é o catálogo importante para os usuários e clientes. Nele você vai precisar descrever os tipos de serviços disponíveis, como eles funcionam, como solicitá-los, prazos de duração, preços, principais dúvidas, etc.

Ambos devem funcionar e fazer parte do seu portfólio de serviços de TI

Exemplo comum de catálogo de serviços de TI

Mas como sabemos realmente o que é e se o catálogo é realmente importante? Então vamos ao exemplo de nada menos do que o próprio Google. A maior empresa de tecnologia hoje conta com o seguinte catálogo de serviços:

Somos um revendedor GSUITE certificado!

Neste catálogos acima o Google apresenta os serviços disponíveis de forma clara, com o nome do serviço, um breve resumo, um link para que você conheça quais são os primeiros passos para usar e se estiver com dúvidas, basta clicar em “suporte” para tirar suas dúvidas online ou ir para o setor responsável.

Todos os serviços são catalogados por setores, inclusive opções exclusivas para empresas.

É ou não é algo muito esclarecedor? Então a sua empresa precisa se organizar mais e tirar o fardo da sua equipe de TI, permitindo que ela trabalhe de maneira mais eficaz em outras áreas.

Precisando de suporte em TI? Conheça a Encript

Somos uma empresa criada em 2007 e oferecemos diversos serviços de tecnologia para empresas.

Entre em contato através do telefone: (41) 2626-1276