Blog

planejamento estrategico de ti

O que é planejamento estratégico de TI

A TI é a área que mais evoluiu dentro de uma empresa nos últimos anos, onde sua presença é indispensável em praticamente todos os setores de uma empresa, bem como nos serviços oferecidos e atividades executadas.

Assim a evolução da tecnologia fez com que o setor de TI deixasse de ser apenas um “suporte técnico”, se tornando fundamental em qualquer estratégia de negócio. É um setor indispensável e precisa de um planejamento estratégico para que possa cooperar para a evolução do mundo corporativo.

As mudanças dos últimos anos fez com que o setor de TI ficasse cada vez mais intenso, o que tem proporcionado o acúmulo de funções, onde com a estratégia imprecisa a área pode ser prejudicada e trazer pontos ruins para o sucesso dos negócios.

Mas estes pontos podem ser reduzidos a praticamente zero se houver um planejamento estratégico de TI, onde a infraestrutura não será comprometida e ainda trará decisões importantes e benéficas para o futuro dos negócios.

Mas o que é o planejamento estratégico de TI?

É preciso contribuir, trabalhar com os recursos existentes, saber onde aplicar os futuros investimentos e avaliar todas as condições internas e externas dentro de uma organização, para que ela possa evoluir através de um plano que poderá ser:

  • Monitorado;
  • Definido previamente;
  • Colocado em pratica;
  • E que possa ser reajustado conforme atinja ou não suas metas.

É a partir deste plano que todos os objetivos de uma empresa serão definidos e alinhados com os recursos tecnológicos existentes, onde deverão ser identificadas boas oportunidades nas áreas de infraestrutura, orçamentos, serviços, produtos e até mesmo pessoas.

Através de um planejamento estratégico de TI os serviços deverão atender as exigências de uma organização, sempre contribuindo diretamente para as futuras mudanças e todo o suporte prestado aos usuários.

Se a performance de TI for boa, melhores serão os resultados de uma empresa.

Hoje há inclusive treinamentos para identificar e apoiar toda a infraestrutura tecnológica. Esta infraestrutura deverá estar alinhada a criação de soluções em TI, tornando o seu negócio mais competitivo com aqueles que estão no topo hoje.

Ou você acha que as grandes corporações chegaram ao topo por pura sorte? Todas as estratégias e planejamentos são definidos antecipadamente e há inúmeros testes e monitoramentos para que os objetivos fossem alcançados.

Com uma área de tecnologia “madura” em uma empresa, é possível criar diferenciais para se destacar e ter mais credibilidade no mercado.

Tenha um planejamento estratégico de TI em sua empresa

Esperamos que esteja convencido que assim como em outras áreas de sua empresa, na TI é preciso também ter um planejamento. Hoje as ferramentas tecnológicas corretas podem trazer ótimos resultados, afinal elas melhoram o tempo dos processos, permitem a redução de gastos, prejuízos e tornam o ambiente corporativo mais produtivo, ou seja, mais lucros.

Pontos que devem ser levados em consideração sobre o planejamento de TI:

  • Custos reduzidos;
  • Segurança da informação;
  • Melhoria na visão sobre o negócio;
  • Alinhamento de diretrizes;
  • Ajustes em processos do dia a dia.

Custos reduzidos: O planejamento de TI permite que através dos relatórios emitidos, você tenha um controle melhor sobre os gastos de cada um dos departamentos. É possível definir uma estratégia sobre os investimentos a partir daí, onde os gastos passam a ser mais objetivos e não há o desperdício de recursos.

Segurança da informação: Todos os dados corporativos de diferentes departamentos podem ser monitorados. Evite o vazamento de informações com a estratégia correta e mantenha-se à frente dos seus concorrentes.

Outro ponto é com relação as novas leis da LGPD quando o assunto é segurança de dados dos clientes. É preciso definir uma boa estratégia para não correr o risco de tomar multas no futuro diante de um vazamento.

Melhoria na visão sobre o negócio: É sempre preciso estar por dentro sobre as novidades de tecnologia, quais são os resultados de mudanças, quais estratégias aplicar e como aplicar melhor as estatísticas. Com o planejamento certo, toda a visão do seu negócio será ampliada.

Alinhamento de diretrizes: Todas as necessidades de sua empresa devem ser mapeadas e identificadas. Com base nestas informações os departamentos passam a trabalhar de forma mais consistente e unificada. Uma empresa unida, com o objetivo de crescer, irá realmente evoluir.

Ajustes em processos do dia a dia: Os ajustes que podem ser observados através do resultado das estratégias de planejamento em TI, irão contribuir para a integração e ajustes de todos os departamentos. Estes ajustes serão fundamentais para que o seu negócio evolua.

Monte seu plano estratégico de TI em Curitiba e Região com a Encript

Quer fazer com que sua empresa se desenvolva melhor na área de TI e deseja criar um plano estratégico? Saiba que a Encript vem desde 2007 oferecendo as melhores soluções em TI e planos que irão alavancar o seu negócio com base em tecnologia.

Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato através do telefone:

  • (41) 2626-1276

Ou no email:

  • contato@encript.com.br