AWS Instance Scheduler o que e

O que é AWS Instance Scheduler?

O AWS Instance Scheduler é em sua tradução literal um agendador de instâncias da AWS, cujo a principal função desta solução é reduzir os custos através da interrupção de instâncias que não estejam sendo utilizadas.

E para que você possa aprender um pouco mais sobre o Instance Scheduler, nós da Encript preparamos um resumo com suas principais características.

Lembrando que a Encript conta com profissionais capacitados para migrar toda a sua empresa para o Cloud, a tecnologia que será fundamental para os próximos passos e avanços do seu negócio. Entre em contato através do telefone (41) 2626-1276 e saiba mais.

O que é o AWS Instance Scheduler?

Como já citamos, o AWS Instance Scheduler é um método simples para a redução dos custos operacionais ao interromper instâncias que não estão sendo utilizadas e iniciá-las novamente sempre quando for necessário.

A solução permite que os usuários criem programações de início e interrupção, tudo de forma automática, nas instâncias do Amazon EC2 e do Amazon RDS.

O que essa solução da AWS faz?

Todas as soluções da Amazon Web Services (AWS) oferecem infraestrutura sob demanda para que os clientes possam controlar o uso e capacidade de recursos e pagar apenas pelo que consomem. Entre estas soluções está o método Instance Scheduler, que é considerado bem simples mas muito eficaz, interrompendo os recursos sempre que estão em desuso, assim como a sua iniciação quando for necessário.

A solução fornecida pela AWS permite aos usuários a configuração e o agendamento personalizado do início e término das instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e também do Amazon Relational Database Service (Amazon RDS).

Ela é bem simples de implantar, sendo possível a sua execução em horários específicos, conforme a necessidade de cada usuário. Em uma visão geral, a execução desta solução em horário comercial, pode ajudar a economizar até 70% de recursos quando comparado a instâncias que são executadas 24h por dia.

Visão geral desta solução da AWS

Este serviço da Amazon oferece uma solução simples, permitindo a criação de agendamentos automáticos de início e término para suas instâncias do Amazon EC2 e do Amazon RDS.

Confira na imagem a seguir todos os componentes e funcionalidades que podem ser criadas através da implementação do AWS Instance Scheduler, além do modelo do AWS CloudFormation que está atrelado à solução:

Principais características do AWS Instance Scheduler

Entre as opções disponíveis através desta solução estão:

  • O planejamento de instâncias de contas variadas. Com um modelo capaz de criar funções de Gerenciamento de identidade e acesso (IAM) da AWS. Essas funções são necessárias para iniciar e encerrar instâncias em contas secundárias;
  • Interface de linha de comando para as funções de agendamento do administrador. Essa característica conta com uma linha de comando (CLI) fornecendo os comandos para configurar planejamentos e períodos. O CLI permite aos clientes estimar a economia de custos em um determinado cronograma;
  • Etiquetagem (TAGS) automatizadas. Esta solução ainda permite a adição de tags automaticamente em todas as instâncias, independente das que se iniciam ou param durante o cronograma de execução. Ela também conta com a inclusão de macros que permite a adição de informações variáveis às tags;
  • Automação parcial do sistema. Esta outra característica do AWS Instance Scheduler permite aos usuários a implementação de soluções parcialmente automatizadas como padrão.