O que é a Biblioteca de Infraestrutura em TI ITIL?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre Information Technology Infrastructure Library (ITIL), conhecido também em uma tradução literal como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, um sistema poderoso para todas empresas que dependem de TI.

O ITIL nada mais é do que um conjunto de boas práticas sobre o gerenciamento de serviços de TI. O sistema é constantemente atualizado e hoje está organizado em cinco livros com 26 processos e 4 funções para auxiliar a infraestrutura de TI de um ambiente de trabalho.

O livros do ITIL estão intitulados em:

  • Estratégia de Serviço;
  • Desenho de Serviço;
  • Transição de Serviço;
  • Operação de Serviço;
  • E também a Melhoria Contínua de Serviço.

A ITIL é responsável por cuidar dos serviços de TI fornecidos aos clientes, garantindo que os resultados desejados e pré avaliados em uma empresa, possam ser alcançados.

Principais serviços oferecidos pela TI

Geralmente um serviço prestado por uma equipe de TI está dividido entre principal, de apoio e intensificador.

O serviço principal (Core Service), é aquele que é indispensável para o cliente, agregando valor a empresa e principal proposta durante uma negociação.

Já o serviço de apoio, conhecido também como Enabling Service, é aquele que dá apoio ao principal, onde sua função é tornar o primeiro executável.

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E o serviço intensificador, chamado de Enhancing Service, irá funcionar como um bônus para a empresa contratante. Isso fará com que o serviço principal fique mais completo e atrativo para o cliente, mesmo não sendo essencial para a conclusão do projeto. Esse serviço a mais é o que poderá cativar o seu cliente.

ITIL e suas boas práticas

Muitos confundem o ITIL com uma metodologia, pois realmente há certas regras para sua execução, formada por passos que se repetem sempre que iniciados durante um serviço.

Mas o ITIL é responsável por organizar as boas práticas através de processos que se encaixem melhor com a necessidade de cada cliente. o ITIL é normalmente chamado também de “modelo” ou “framework”.

O modelo e suas políticas podem ser implementados gradualmente em cada organização conforme a sua necessidade. O ITIL irá guiar e ser referência para a gestão de TI, já que é projetado para atender a padrões como o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e o Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT).

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