tecnologia 5g empresas

Novas oportunidades de negócios com a conexão 5G

Sempre que a tecnologia avança, centenas de novas oportunidades de negócios surgem, principalmente se tratando de algo que envolva conexões de alta velocidade através de dispositivos móveis, afinal qual cidadão, seja ele empresário ou não, que não depende de um smartphone para pelo menos uma de suas atividades diárias?

Ao longo dos anos avançamos alguns excelentes degraus na tecnologia móvel, onde o grande diferencial de oportunidades começou a ser criado assim que chegamos a era do 3G. Apesar de ainda lento, o sistema permite uma comunicação mais rápida através de mensageiros como o WhatsApp, o envio de documentos e outros artigos e até mesmo ligações de locais mais remotos, diferente do 2G que oferecia uma porcentagem baixíssima de conexão com a Web, mas não era suficiente nem para enviar uma mídia com poucos KB.

Apesar de serem poucas as cidades com tecnologia 4G, disponíveis principalmente em grandes centros, a possibilidade de visualização de vídeos e arquivos maiores, fez com que empresas pudessem fechar negócios ainda maiores, através de vídeo conferência, avaliação minuciosa e outros fatores que a boa conexão permite ao empresário.

Novas oportunidades de negócios com a conexão 5G

O lançamento da tecnologia de conexão 5G no Brasil está longe, afinal recém chegamos a 55% de cobertura nacional da tecnologia 4G e somente nos grandes centros. Existem diversas regiões que só contam com a tecnologia 2G, onde só é possível realizar ligações e enviar SMS através dos celulares, sem qualquer tipo de conexão com a Web.

Mas o desafio de lançar o 5G já está próximo de ser concretizado e a China, Coreia do Sul e Estados Unidos estão em uma briga bem acirrada para lançar o sistema até o final de 2019. Entre os destaque mais comentados sobre as inovações que esta tecnologia irá viabilizar, está a possibilidade de médicos realizarem diferentes tipos de cirurgias à distância, através de robôs conectados à internet. É claro que ainda haverá a necessidade de uma supervisão humana, mas a precisão da transmissão de dados, que deve ser praticamente instantânea, irá facilitar e muito essas e outras atividades.

Medidas preventivas para reduzir a quantidade de chamados em uma empresa!

Muitos funcionários poderão comandar máquinas em operações através do home office, em conexões cada vez menos sujeitas a quedas e com uma latência ainda menor.

Outro desafio do 5G está relacionado a Internet das Coisas, onde diversos aparelhos eletrodomésticos irão “aprender” quais as preferências dos usuários, juntamente com a implementação de outra tecnologia que está avançando a passos largos, o de Inteligência Artificial.

Há também rumores de que empresas irão utilizar de sub redes, dentro de uma própria conexão, onde darão prioridades para certas funcionalidades e aplicativos, deixando em desuso outras menos importantes. Essa conexão também deverá estar integrada a partir da Internet das Coisas.

Outra consequência importante que o 5G pode trazer para o mundo dos negócios é que o raio de propagação poderá ser ainda maior, chegando inclusive para cidades isoladas, fora dos grandes centros urbanos, gerando oportunidades para empresas e cidadãos destas localidades.

Uma das principais vantagens logísticas e de manutenção do 5G

O serviço de conexão 5G quando for lançado será caro como em todas as “novidades” tecnológicas, mas a tendência é de que este modelo se torne mais barato e se espalhe mais rapidamente do que o 4G. Isso porque a conexão de alta velocidade deverá ser compartilhada sem a necessidade de cabos, onde as únicas opções acima de 100mb ainda são feitas através de cabo.

A velocidade máxima das conexões 4G por aqui chegam em 26mb somente nas cidades de São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ.

As conexões de internet mais rápidas do mundo são transmitidas através de cabos de fibra óptica, principalmente no Brasil, o que gera um gasto com manutenção altíssimo.

Quando o 5G chega ao Brasil?

Mas o sonho desta tecnologia chegar as empresas da América Latina só deve ser em 2020 e a previsão da Associação Global de Operadoras Móveis (GSMA) é de que ultrapasse ao menos 50% dos territórios, inclusive no Brasil, a partir de 2025.

Até lá é importante falar sobre o sistema para que as empresas possam se adaptar aos novos formatos que irão surgir, principalmente aquelas que dependem ou prestam serviços internacionais.

Precisando de inovações tecnológicas em sua empresa? Entre em contato com a ENCRIPT.