no more ransom seguranca virus

No More Ransom – Site de segurança gratuito contra ransomware

A pouco tempo atrás diversas empresas acabaram caindo em um vírus de resgate ransomware que virou notícia nacional e internacional, onde na ocasião o computador ficava bloqueado e a única solução seria a formatação da máquina ou o pagamento de uma quantia em criptomoeda.

Como este vírus se tornou algo de grande proporção, diversas empresas de segurança iniciaram estudos para montar uma estratégia de como se proteger deste tipo de ataque. Foi nesta necessidade que acabou surgindo o site No More Ransom.

O No More Ranson é um site criado a partir da parceria entre diversas empresas de segurança, fabricantes de antivírus e com colaboração inclusive de autoridades policiais como a Europol (polícia europeia). O site permite de forma gratuita que empresas e usuários “comuns” possam fazer o download de uma ferramenta que é capaz de recuperar os arquivos de uma máquina em praticamente 100% dos casos.

A ferramenta disponibilizada no site já é capaz de decifrar 87 versões diferentes dos vírus de resgate ransomware, sendo um projeto muito promissor.

Entre as variações estão os ransomwares Annabelle, LambdaLocker, NemucodAES, GandCrab (V1, V4 and V5 versions), BTCWare, MacRansom, Amnesia2, Amnesia Mole, Cry128, Jaff e EncrypTile.

Desenvolvedores

Os  principais desenvolvedores da ferramenta No More Ransom fazem parte de empresas de tecnologia e segurança como:

  • Intel;
  • Kaspersky Lab;
  • Check Point;
  • Emsisoft;
  • Barracuda
  • Trend Micro;
  • E Avast.

E também órgãos de segurança governamental como a Politie dos Países Baixos (Holanda).

O que são os ransomwares?

O vírus mais famoso dos últimos anos é o malware conhecido como Ransomware. Ele tem a exclusiva finalidade de bloquear computadores, smartphones, ficheiros digitais e outros equipamentos/aplicações que tenham conexão com a internet.

Sempre que um equipamento é afetado pelo ransomware, ocorre a criptografia dos dados, onde a “única” maneira de reverter o processo é através do pagamento de resgate dentro da própria tela onde a mensagem do vírus é apresentada.

Porém mesmo com o pagamento através de criptomoedas, em muitos casos o processo não é revertido, então o conselho é sempre ter precaução na utilização da máquina.

Encript, Suporte de TI em Curitiba e RMC

Após a popularidade deste tipo de vírus, muitas autoridades já conseguiram ter acesso a toda infraestrutura dos cyber criminosos, onde além de eliminar a ameaça em específico, também foi possível aprender um pouco mais sobre o vírus e estar pronto para futuros ataques.

É o fim dos vírus de resgate?

Infelizmente não. Sempre haverá alguém mal intencionado querendo obter vantagens na web, mas o que pode haver é a diminuição nos casos de usuários e empresas afetadas com algumas simples precauções de segurança.

É importante conscientizar sobre os perigos ao acessar sites de download ilegal, sem protocolos de segurança HTTPS e outros de cunho duvidoso. A prevenção é sempre o melhor “remédio” nestes casos.

Como fazer o uso do No More Ransom?

Aqueles que estejam interessado em fazer o uso do site No More Ransom, preciso primeiro realizar uma consulta na aba Crypto Sheriff. Através desta opção o usuário envia a mensagem de erro/resgate ou um dos arquivos que foram criptografados.

A partir dai a ferramenta irá inserir as informações no banco de dados e então identificar qual o tipo de vírus responsável pela contaminação.

Após a identificação o site irá permitir o download de uma ferramenta direcionada especificamente para o vírus de resgate em questão e então é possível fazer a recuperação dos arquivos.

PORÉM ainda há uma grande quantidade de vírus que ainda não foram descobertos os mecanismos de criptografia, e infelizmente a única chance de recuperação dos arquivos nestes casos é através de um backup de segurança.

TODA EMPRESA DEVE TER UM BACKUP DE SEGURANÇA. Como está o seu?

É possível também usar ferramentas de recuperação no próprio hard disk.

Quer ter uma empresa mais segura contra ataques de Ransomware? Conheça os serviços de segurança da Encript através do telefone:

  • (41) 99630-4873