ti empresas logisticas

Necessidade de alta disponibilidade de TI nas empresas logísticas

Atualmente as empresas brasileiras, principalmente as ligadas a logística, estão percebendo a necessidade de elaborar novas estratégias de expansão e também processos de gestão para acompanhar o crescimento do mercado nacional e internacional. E nesta expansão uma outra área vem se destacando por ser fundamental para o aumento de produtividade, melhorias de gestão, economia e outros fatores que precisam estar funcionando 100% para que a empresa cresça. Esta área da qual estamos falando é nada menos do que a TI.

Uma empresa logística que possui uma ótima equipe de TI, está com a chave para criar um diferencial mais competitivo, melhorar as opções para uma eventual instabilidade na economia e tudo que possa estar ligado ao crescimento exponencial do business.

Uma equipe de TI na empresa traz uma visão ampla de negócios, soluções para que as metas de crescimento sejam alcançadas e também a melhoria dos processos de logística para que os resultados sejam alcançados com maior rapidez e precisão. E é por este motivo que hoje estaremos dedicando este artigo aqui na Encript.com.br para falar um pouco mais sobre a implementação desta área em sua empresa.

A importância da TI nas empresas

Neste mundo tecnológico, a TI está presente em praticamente todas as operações e atividades de uma empresa, sempre visando facilitar o processo, graças ao projeto (desde que bem executado) utilizando os recursos tecnológicos mais modernos da atualidade. Mas para que os benefícios possam ser sentidos a curto e longo prazo em uma empresa, as ferramentas da Tecnologia e Informação deverão ser utilizadas da maneira correta, a partir disso a necessidade da contratação de uma boa empresa do ramo.

A Tecnologia da Informação é o setor responsável para aplicar os recursos e conhecimentos na forma em que a empresa trabalha, sempre coletando dados, interpretando-os e também gerenciando todas as informações e dando a segurança necessária para a base de dados do sistema implementado.

ti empresas logisticas

Se o seu objetivo é destacar-se no mercado, principalmente melhorando as suas ações com relação aos concorrentes, o conhecimento da área de TI é fundamental para dominar as diversas áreas de uma empresa. A inovação dos processos e a implementação de tecnologias é a chave para o sucesso de um negócio.

Se você está com medo de investir na TI de sua empresa, saiba que:

  • A TI auxilia no aumento da produtividade.
  • A TI é a área responsável por aumentar a captação de informações e também a gestão de sistemas tecnológicos.
  • A TI trás segurança para o seu negócio.
  • A TI ajuda na comunicação e no relacionamento com o cliente e/ou consumidor final.
  • A TI presta relatórios importantes para que sejam realizadas mudanças, que como consequência aumenta seus lucros e diminui seus gastos, conforme os resultados e área de atuação.

Mas estas são apenas algumas das maiores vantagens da tecnologia de informação.

Só a TI irá alavancar o seu negócio?

Um ponto importante para atentar com relação a TI é que ela é sim uma das áreas mais importantes hoje em uma empresa, porém a melhoria e o investimento apenas neste setor, pode não colocar o seu negócio acima da concorrência. A TI é sim um diferencial importante, mas é preciso possuir uma boa equipe de funcionários, o comprometimento com prazos, um bom produto, uma boa central de relacionamento com os clientes e tudo que possa ser um diferencial com relação as outras empresas.

Aqui no Blog da Encript nós temos um artigo sobre consultoria que pode ser uma ótima dica para melhorar o seu negócio, leia: Consultoria de TI para qualquer setor da Empresa.

Empresas logísticas

Com o aumento da competitividade no mercado, o tempo de duração dos produtos, a interatividade, as ações evolutivas de mercado, a instabilidade, a interação com clientes através das redes sociais e outros canais, a globalização dos produtos, o grande avanço e implementação de tecnologias, entre diversos outros fatores, as empresas cada vez mais necessitam de uma área de logística avançada.

Aquelas que pretendem fidelizar seus clientes precisam investir em uma área logística capaz de fornecer um rápido atendimento, otimização nos serviços oferecidos, melhor armazenagem dos produtos e principalmente a economia de tempo é fundamental para satisfazer os clientes.

Os consumidores estão mais exigentes quanto a rapidez das entregas, bem como a qualidade nos serviços. Isso faz com que as empresas tenham uma gestão logística e comercial mais eficiente. Desde a compra até a entrega dos produtos, aquele que realiza a operação dentro de um curto prazo, com todas as informações precisas sobre os mesmos, acaba naturalmente se destacando e sendo cada vez mais indicada para outras empresas.

Podemos pensar que a logística neste tempo de tecnologia é importante apenas na área de vendas de produtos pela internet, mas saiba que ela vai muito além disto e é muito mais antiga do estes tempos modernos.

As empresas de logísticas são fundamentais para fornecedores, através da transferência e organização de matérias primas, áreas de produção, produtos acabados, área de armazenamento, estocagem e também uma grande variedade de transportes. Toda empresa de grande porte precisa ter um centro logístico equivalente.

O conceito das empresas de logística vem evoluindo nos últimos anos. A partir dos anos 80, a logística passou a operar de forma integrada, sendo impulsionada pela revolução da TI e também pelo grande crescimento e a necessidade de um bom desempenho nos serviços de distribuição.

A alta necessidade de TI nas empresas logísticas

Hoje tudo está se modernizando e cada vez mais há a necessidade de implementar recursos informatizados nas empresas. As empresas logísticas são um ótimo exemplo desta necessidade, pois hoje desde as menores até as com mais de 100 veículos nas frotas, pequenas ou grandes áreas de armazenamento, contam com sistemas inteligentes para rastreio por satélite, segurança, controle de velocidade e tempo de parada/descanso, desgaste dos veículos, monitoramento por câmeras, letreiros informatizados, controle de cargas, gestão de transporte e organização nos barracões, estoques e muito mais.

A necessidade da TI nas empresas logísticas pode significar uma grande economia, afinal todos os controles que citamos acima estão disponíveis em relatórios através da base de monitoramento, onde é possível verificar a necessidade de ajustes, melhorias, implementação de novas tecnologias e tudo o que um bom projeto de TI pode proporcionar para uma empresa.

Para que a eficiência da área de Tecnologia da Informação atinja um patamar mais elevado, é preciso que a empresa de logística insira a TI em todos os seus departamentos, com uma forma estratégica e bem elaborada, normalmente feito através de uma consultoria, para que uma ajude a outra na eficiência dos resultados. Como consequência, assim que 100% das melhorias forem implementadas, o crescimento virá de forma natural para o negócio.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários. Precisa implementar uma área de TI em sua empresa, contate-nos através de nossa avaliação gratuita!

banner inovacao encript