melhorando base de dados

Melhorando a qualidade de dados de sua empresa

Um banco de dados de qualidade de uma empresa é fundamental para definir estratégias no presente e também no futuro, porém o Mailing List nem sempre é utilizado da maneira correta ou conta com a qualidade condizente aos mais diferentes modelos de negócio.

Inclusive após as novas regras de proteção de dados internacionais, que possibilitam a aplicação de multas pesadíssimas no caso de vazamentos, ainda sim há muitas empresas que contam com um mailing ruim e que estão sujeitos principalmente à falhas de segurança e mal desenvolvimento do negócio com base nos perfis de seus clientes.

A definição para este termo americano (mailing), mas que está presente em empresas do mundo todo é:

Uma junção das informações comportamentais e pessoais de atuais e futuros consumidores em potencial.

O avanço tecnológico e o surgimento de diferentes modelos de negócios, inclusive com dezenas de variações de um mesmo modelo, exige que a equipe de Business Inteligence (BI) crie um mailing de qualidade, para que todas as informações obtidas ao longo dos dias possam ser revertidas em ações para deixar os clientes “contentes” com a marca e também com as novidades, para que as negociações e fidelidade dos clientes possam ser cada vez mais constantes.

Esta pode inclusive ser uma boa estratégia para eventuais promoções, totalmente direcionadas, onde a conversão acaba ficando muito acima dos 50%.

Dicas para melhorar a sua base de dados

Primeiramente é preciso se preocupar com a segurança. A empresa de TI responsável pela segurança do seu negócio deve possuir um serviço de qualidade, capaz de evitar ataques e/ou vazamento de dados, inclusive adequando a sua empresa no que manda a legislação.

Toda empresa está sujeita a um vazamento, porém algumas acabam facilitando muito este processo. Uma outra dica é evitar armazenar dados pessoais por um tempo além do necessário para firmar as negociações.

Após caprichar na segurança do local onde estará armazenado o banco de dados é preciso também manter a base sempre atualizada. Isso porque é preciso sempre estar inserindo novas informações úteis (as inúteis ignore), onde o contato a qualquer momento com o cliente, pode ser fundamental para fechar novos negócios. Há algumas ferramentas que podem facilitar este processo e inclusive classificar os clientes para direcionar ações estratégicas à um público em específico.

Depois tenha em mente que o seu cliente é alguém de muita importância e não somente um objeto na base de dados. É preciso conhece-lo, avaliar comportamentos e saber direcionar estratégias de comunicação, para que de forma “constante” a sua marca seja lembrada e sempre que ele estiver em busca de algo relacionado ao seu modelo de negócio, seja fundamental que a sua empresa venha em primeiro lugar à sua mente.

E por fim para ter um banco de dados de qualidade é preciso ter uma boa área de comunicação, saber falar a linguagem do seu cliente, estar atento as tendências, garantir o feedback e boas experiências através da comunicação nas redes sociais, email, telefone, inclusive o WhatsApp e outras formas que possam ser incorporadas de acordo com cada “nicho” e necessidade.

Muitos clientes optam por empresas que tenham um contato real, esclarecendo dúvidas, informando etapas do processamento, entre outros, onde acabam passando à confiança necessária para uma primeira e futuras compras. Além disso a boa experiência, faz com que a sua empresa seja indicada, gerando uma “corrente” de divulgação gratuita, muito importante no marketing.

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