manutencao preventiva computadores empresas

Manutenção preventiva nos computadores da empresa

Todo equipamento, independente da sua utilidade precisa passar por uma manutenção preventiva, afinal diversas ações decorrentes do tempo tendem a danificar tal equipamento, algo que pode custar caro para os cofres da empresa. Com a manutenção preventiva, diversos destes danos podem ser evitados, o que gera uma boa economia para aquela que à realiza.

A manutenção preventiva nos computadores da empresa é algo que precisa ser feito ao menos duas vezes no ano. Assim os equipamentos ganham uma vida útil maior e o bom funcionamento faz com que processadores, discos rígidos (HD), placa mãe, cooler e outros componentes não sejam danificados. Esta manutenção deve ser feita mesmo quando o computador não apresenta defeito.

Manutenção preventiva nas empresas

Diversas empresas especializadas em manutenção preventiva afirmam que aquelas que optam por realizar este tipo de serviço, fazem com que os problemas futuros comuns nos computadores possam ser evitados, gerando uma economia inclusive na compra de peças de reposição e também em manutenções consideradas de “emergência”, que normalmente são mais caras do que as preventivas.

Quais são os principais itens vistoriados em uma manutenção preventiva de computadores?

Em uma manutenção preventiva, os seguintes itens serão avaliados e executados:

  • O computador será desmontado
  • Será efetuado uma limpeza geral
  • E uma checagem de todos os contatos e componentes da máquina
  • Depois tudo será montado em perfeita ordem.

Os hardwares serão analisados e após serem efetuadas todas as limpezas e verificações, o técnico também irá analisar a influencia da manutenção sobre os softwares e periféricos.

Normalmente uma manutenção preventiva dos computadores da empresa também conta com o upgrade dos softwares e quando o técnico avaliar necessário, também o upgrade dos hardwares. As configurações do PC são avaliadas e as atualizações necessárias serão efetuadas.

No caso da necessidade de upgrade nos hardwares, o técnico responsável pode identificar que a inclusão de uma expansão de memória, um HD maior, inserir mais um cooler para melhorar o resfriamento, troca de processador, entre outros, pode melhorar significativamente todo o desempenho do computador.

A importância da TI em uma empresa logística

É preciso lembrar que o técnico responsável por efetuar esta avaliação, precisa ter um conhecimento específico nesta área, para que não sejam feitas alterações ou gastos desnecessários.

manutencao preventiva computadores empresas

Poeira, o grande inimigo dos computadores

Um dos vilões dos computadores de empresas, bem como os de residências é a grande incidência de poeira nos componentes. Essa poeira faz com que diversos problemas se tornem mais relevantes, pois a dissipação do calor é comprometida e também os contatos dos componentes venham a oxidar, o que impede o bom funcionamento do computador.

O cooler dos computadores empresariais ficam repletos de poeiras, o que dificulta a rotação, diminuindo a dissipação do calor proveniente do processamento de dados. Quanto mais quente o hardware, pior será o seu desempenho.

Principais benefícios de uma manutenção preventiva nos computadores de sua empresa

Com uma manutenção preventiva, a sua empresa poderá desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Uma melhor dissipação de calor, o que deixa o resfriamento dos componentes melhores, aumentando o seu desempenho.
  • Os computadores que antes estavam lentos ou que precisavam de constantes reinicializações, passam a trabalhar no máximo de sua capacidade.
  • Sujeiras, fuligem, poeira e partículas que atrapalham o desempenho da máquina são eliminadas.
  • A manutenção também previne a perca de dados por conta da queima do disco rígido.
  • Com a limpeza executada também nos softwares, considerada uma limpeza “interna”, o risco de ter seus dados roubados ou perdidos por conta de malwares e spywares se torna praticamente nula.

Estes benefícios estão principalmente ligados a uma boa economia para a empresa. Computadores funcionando melhor aumentam o desempenho das funções executadas em sua empresa, a queima de componentes diminui e os funcionários trabalham mais felizes, afinal suas aplicações fluem melhor e o risco de perder todo o trabalho executado é muito menor.