Manutenção em Servidores: O que devo saber?

Hoje é comum lembrar das manutenções preventivas, porém ela é necessária? Quando está sendo feita, está ocorrendo de maneira correta?

Temos a certeza que manutenções em servidores são essenciais, sejam ela preventivas ou corretivas. Mas um detalhe tão importante na maioria das empresas é deixado de lado que é o monitoramento. Com o monitoramento conseguimos reduzir os custos com manutenções desnecessárias, tanto preventivas como corretivas.

Como assim reduzir custos com manutenção preventiva?

Para muitos isso pode parecer insano, mas hoje diversas empresas pagam por manutenções preventivas desnecessárias, o monitoramento veio para ajudar nesse assunto, no monitoramento de servidores sabemos o quando devemos fazer uma verificação no servidor, não há mais a necessidade de eu mandar um técnico todos os dias para empresa para saber se está tudo bem com 1 ou 100 servidores físicos. Então como uma consultoria bem montada, e uma empresa de TI qualificada, a certeza de que até com aquilo que as pessoas não pensam que dá pra economizar, hoje conseguimos.

Quanto tempo dura um servidor?

Isso é uma pergunta impossível de se responder, mas para TI acreditamos que um servidor dura até quando ele tiver garantia, afinal se ele está na garantia temos a certeza que o fabricante terá peças, e tem a obrigação de consertar o servidor.

A partir do momento que acaba a garantia do servidor, sabemos que dependendo do problema não terá manutenção ou ficará muito caro para arrumar, então o correto é a cada término de garantia verificar com o fabricante a possibilidade de estender ou renovar o parque.

Meu servidor está na garantia isso quer dizer que não preciso de manutenção?

Não. Manutenção em servidores é necessária em todas as fases, afinal se o seu servidor parar por causa de falta de atualização, falta de espaço, ou até mesmo mau uso a garantia não te ajudará e sua empresa ficará indisponível por mais tempo. Então a manutenção é essencial no ciclo de vida da sua TI.

Quando é a hora correta de fazer manutenção em servidores?

Provavelmente agora. A não ser que você tenha um profissional certificado, ou uma prestadora de serviços de TI certificada, seu servidor pode estar trabalhando mais do que ele necessita e acabando com a vida útil dele. Nem todos os técnicos entendem de manutenção em servidores, afinal em algumas empresas eles só aparecem quando algo já deu errado. E os técnicos se tornam especialistas em corrigir problemas ao invés de prever e evitar erros ou defeitos.

Componentes dificilmente estragam, e se a estrutura foi montada por técnicos qualificados terá redundância e sua empresa dificilmente ficará parada.

Em resumo é tudo isso caso tenha interesse em saber mais sobre isso ou ficou com alguma dúvida entre em contato!

 

Conheça nossas soluções de TI ou solicite um orçamento!