
Inventário de TI – 4 problemas de segurança que podem ser evitados
Estamos vivendo momentos em que qualquer deslize dentro de uma empresa pode comprometer toda a operação e também causar prejuízos enormes no setor financeiro. E na área de TI é preciso investir em um inventário de qualidade, capaz de contribuir inclusive para a área de segurança de sua empresa.
E é por este motivo que hoje resolvemos falar sobre quatro problemas comuns de segurança que podem ser evitados dentro de uma empresa, desde que haja um inventário de TI bem organizado e alinhado com os profissionais de tecnologia contratados, onde além do aumento da eficácia de segurança, também acaba facilitando a execução de projetos dentro desta área.
A evolução dos cibercrimes
Tudo evolui, tanto para o bem como para o mal. A capacidade de processamento cada vez mais alta, bem como a velocidade de conexão e o acesso a projetos de invasão com mais facilidade, tendem a contribuir para que cada vez mais empresas fiquem a “mercê” de cibercriminosos.
É preciso dedicar parte dos esforços na área de segurança e ter soluções viáveis com antecedência para evitar o pior. E a implementação de um inventário de TI na empresa é uma das formas de deixar toda a operação mais segura, pois a gestão de ativos de tecnologia informa relatórios sobre as ações dos usuários em uma máquina, suas ações das quais podem comprometer a segurança dos dados, entre outros que podem ser evitados.
Quatro problemas de segurança em empresas que podem ser evitados com um Inventário de TI
Entre os problemas de segurança estão:
- Softwares desatualizados
- Instalação de softwares duvidosos que podem comprometer a segurança
- Falta de informação por parte dos colaboradores
- Uso de hardwares e periféricos infectados
Softwares desatualizados: Sistemas Operacionais Windows, MAC OS e softwares de aplicativos essenciais para o bom funcionamento de uma empresa são atualizados constantemente com protocolos de segurança mais confiáveis, justamente para eliminar a vulnerabilidade em casos de ataques e brechas nos sistemas. Então mantê-los atualizados é fundamental para não colocar em risco a área de segurança de uma empresa.
Inventário de TI – Principais características do sistema!
Um inventário de TI que tenha todos os softwares catalogados, resolve este tipo de problema rapidamente, afinal todos os softwares são inseridos no sistema e o próprio dentifica quais estão com atualizações pendentes e realizam o procedimento automaticamente. Isso elimina o trabalho da área de TI, que pode se dedicar a outros projetos e também sobre um eventual esquecimento sobre as instalações, mantendo os softwares e sistemas operacionais sempre em segurança.
Instalação de softwares duvidosos que podem comprometer a segurança: Um inventário de TI é capaz de informar ao gestor de TI ou impedir a instalação de softwares de cunho duvidoso em uma máquina da empresa. Muitos colaboradores realizam procedimentos sem qualquer autorização, comprometendo mesmo que inocentemente toda a operação. O inventário detecta softwares maliciosos que possam estar infectados, mantendo o ambiente corporativo em segurança.
Falta de informação por parte dos colaboradores: Como citamos acima, muitos colaboradores acabam baixando softwares de sites maliciosos e em muitas das vezes a ação ocorre por falta de informação. Um bom inventário de TI permite aos gestores realizarem campanhas de conscientização aos colaboradores sobre as regras de segurança da empresa.
Normalmente as informações são disparadas através de janelas que surgem na tela do colaborador através do software de gestão. As mensagens são elaboradas pelos técnicos de TI, onde além de comunicados sobre a segurança das máquinas, também podem atingir a todos os colaboradores com mensagens motivacionais, avisos úteis e outras comunicações.
Inclusive nestas campanhas as outras três dicas de segurança que estamos descrevendo por aqui podem servir de conscientização para os colaboradores.
Uso de hardwares e periféricos infectados: Normalmente os colaboradores acabam realizando downloads que acabam comprometendo a segurança das máquinas. Mas esta ação pode ser bloqueada através do software gestão de ativos de TI, porém nada impede do usuário fazer o caminho “contrário”, inserindo periféricos infectados. É sempre preciso estar atento com relação a inserção de pen drives, hd, ssd, celulares e outros dispositivos móveis nos computadores.
Uma falha de segurança pode comprometer toda a operação de uma empresa, pois alguns malwares acabam se espalhando rapidamente por toda a rede do ambiente corporativo. Portanto é fundamental conscientizar os funcionários sobre esta prática.
Além de poder publicar lembretes de segurança através do inventário de TI, os gestores podem também identificar a hora, local, qual computador está infectado e o tipo de periférico que foi inserido na máquina. Isso trás mais segurança para o ambiente de trabalho e facilita a execução de uma solução.
Mas é claro que estas são apenas algumas das sugestões e benefícios que um sistema de inventário pode trazer para o ambiente corporativo. Fique sempre atento!