inventário de computadores

Inventário de computadores: 7 passos simples para criar um

Em uma pequena empresa, fisicamente a contagem e o controle de estoque pode ser uma coisa fácil e rápida de se fazer. Mesmo uma pessoa com pouca experiência pode abrir uma planilha e listar alguns computadores e seus periféricos para ter um controle e assim iniciando o inventário de computadores.

Como seu negócio cresce e seu número de ativos aumenta, é melhor ter um método específico para rastrear computadores para você não perdê-los.

Ou seja o inventário de computadores é essencial dentro da empresa tanto para manter o controle como também para que você possa saber qual o valor do seu patrimônio.

 

Nos ligue e vamos Inventariar sua empresa, ou vamos fazer uma consultoria para trabalharmos juntos nesse desafio 🙂 (41) 2626-1276 ou contato@encript.com.br

Como criar um inventário de computadores em 7 passos simples

1 – Rotule os ativos

Inicie qualquer sistema de inventário de computadores e rotule fisicamente todos os ativos através de uma quantidade prescrita de valor.

Entre em contato com seu agente de seguros para obter detalhes sobre a documentação necessária para a proteção contra perdas.

Esse passo é o básico para sua infraestrutura de TI começar a ser controlada e faz parte da gestão da tecnologia da informação.

Proteger e controlar seu patrimônio tecnológico faz parte do crescimento de TI e da sua empresa.

inventário de computadores

inventário de computadores

2 – Crie um esquema de nomeação

Criar um esquema de nomeação que ajuda a controlar o inventário.

Alguns vão usar um adesivo de número simples ou um “Meu nome é” etiqueta com o endereço IP do computador listado no campo de nome para fácil identificação.

O rótulo físico mais utilizado é um rótulo inviolável com um código de barras que você pode fazer a varredura em um banco de dados, onde se encontram todos os ativos da empresa.

Esse passo além de garantir uma melhor organização dos equipamentos, também garante agilidade no processo de gestão dos ativos de TI.

Vamos inventariar sua empresa com a Encript?

     

    3 – Crie um domínio

    Ter um ambiente seguro de trabalho é o mínimo dentro de uma empresa, na tecnologia da informação, a informação é o seu bem mais precioso.

    E ninguém quer ver as informações da sua empresa rodando por aí.

    “Mas o que isso tem a ver com manter o controle de inventário de computadores?”

    Simples, um exemplo é o Active Directory do Windows, onde você cadastra todos os terminais dentro do servidor, e permite ele ou não permite que ele entre na sua rede. Então todos os ativos de sua rede estarão lá.

    4 – Insira os novos computadores

    A cada novo computador inserir no domínio, para assim centralizar e padronizar os computadores dentro da rede, facilitando até a implementação de Firewall e privilégios.

    5 – Faça auditoria constante

    Manter a constante auditoria nos ativos, manter o padrão de hardware de ativos dentro do parque a cada atualização.

    Afinal é necessário atualizar os computadores conforme os anos, e como todo bom inventário de computadores, temos as datas que foram adquiridos os ativos.

    6 – Crie termos de responsabilidade

    Manter a padronização do parque de maquina, criar termos de responsabilidade e devolução.

    Esses termos servirão como prova de que o colaborador assumiu a responsabilidade de cuidar dos equipamentos que pertencem a empresa.

    inventário de computadores

    7 – Alinhe com o RH

    Manter junto aos arquivos do funcionário no RH os termos citados no passo 6, para futuras verificações.

    Com esses 7 passos alcançamos uma melhora considerável no inventário de máquinas das pequenas e médias empresas.

    Vale lembrar que é interessante ter uma pessoa exclusivamente para essa função.

    Em diversas empresas as máquinas se perdem ao longo do tempo, afinal são descartadas e muitas vezes não são baixadas do inventário.


     

    Quer saber como está o seu Inventário de Computadores? Solicite uma AVALIAÇÃO GRATUITA com nossos especialistas.

       

      Post a Comment