internet espacial satelite

Internet por satélite – SpaceX ganha autorização para fornecer o serviço

Você já imaginou estar em um lugar no meio do nada e conseguir conectar uma internet banda larga no seu celular, tablet, notebook ou outro dispositivo sem qualquer problema? Tudo com alta velocidade e sem oscilações? Este é um projeto que está caminhando para ser uma das melhores experiências dos últimos tempos, graças a tão renomada empresa SpaceX.

A empresa do bilionário Elon Musk, que também é dono da empresa de carros elétricos conhecida como Tesla, ganhou nos últimos dias uma autorização do governo dos Estados Unidos, para começar a explorar o seu projeto de banda larga por satélites. Esta aprovação irá trazer inúmeros benefícios para a população mundial, bem como para os projetos da SpaceX em sua corrida espacial, facilitando e muito a transferência de dados, independentemente da localização.

A SpaceX após realizar o bem sucedido lançamento do mais poderoso foguete do mundo, o Dragon, deu início ao projeto de banda larga após Ajit Pai, o presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, em inglês), dar carta branca para o início dos serviços no país e também no restante do planeta, através de satélites que ficarão sob responsabilidade (manutenção e tecnologias) da empresa.

Em nota o presidente das comunicações citou que a tecnologia poderá atingir americanos que vivem em locais de difícil acesso, como zonas rurais, onde tanto os cabos como as torres de telefonia de celular, não conseguem se propagar. Atualmente mais 14 milhões de habitantes destas localidades do país não possuem banda larga móvel, mesmo aquelas com velocidade considerada lenta.

internet espacial satelite

Segundo Elon Musk, a princípio os satélites para fornecer o serviço serão experimentais. Nos próximos dias seu foguete chamado de Falcon 9, irá transportar o satélite PAZ da empresa espanhola Hisdesat, onde além do satélite, também serão enviados diversas cargas secundárias menores, porém úteis para o experimento.

Satélites de banda larga na órbita terrestre

A exploração da órbita terrestre para propagar tecnologias como a internet banda larga por satélite, vem tomando força desde 2017, quando a Comissão Federal de Comunicações dos EUA aprovou o acesso das empresas Telesat, Space Norway e OneWeb a disputa do mercado norte-americano para oferecer o serviço. Mas desde então, somente a SpaceX apresentou um projeto interessante o suficiente para que fosse liberado o envio dos satélites.

“Em um mundo dos negócios cada vez mais dependente da conexão de internet, poder ter a certeza de que não importa onde você esteja, lá terá internet para dar continuidade nas negociações, comunicação com funcionários, fornecedores e outros envolvidos do seu ramo de business, é algo que deixa-nos mais tranquilos.”

SpaceX, Marte e o Turismo Espacial

Todos os últimos passos de Elon Musk com a incrível tecnologia desenvolvida para o funcionamento de carros e outros aparelhos através de energia elétrica renovável, a reciclagem muito bem sucedida dos foguetes de lançamento das espaçonaves e agora o sistema de banda larga por satélite, caminham para o objetivo claro e final do bilionário: Dar início a construção de uma cidade em Marte.

Se a 10 anos atrás este sonho parecia impossível, hoje não podemos mais negar que as tecnologias caminham para isso. As empresas de Musk estão revolucionando o mundo tecnológico, principalmente no quesito viagens espaciais, onde nos próximos anos além da exploração do Planeta Vermelho, também teremos um novo ramo no mundo das viagens, que será conhecido como Turismo Espacial.

E por falar em Turismo Espacial, no último ano de 2017 dois milionários que não quiseram ser identificados, contataram a SpaceX com o intuito de realizarem uma viagem abordo da Dragon para uma trajetória de voo em torno da Lua. Até o momento o assunto não foi divulgado por completo, mas acreditamos que nos próximos meses, veremos esses dois “exploradores” realizarem esta tão sonhada viagem.

E você o que acha disso tudo? Já pensou poder realizar uma vídeo chamada de qualquer lugar do mundo para o comando de sua empresa? Deixe-nos seus comentários.