habilidade necessarias futuro business

Habilidades profissionais necessárias para o futuro do business

O avanço da tecnologia é um dos principais motivos pelo mundo dos business, estarem em constante transformação, a uma velocidade que não era sentida com tanta frequência até os anos 2000. Se hoje você já entende tudo de um determinado assunto na sua área de trabalho, amanhã boa parte deste conhecimento já não é mais utilizado. Hoje os profissionais se preocupam como será o futuro das atividades, que evoluem em uma velocidade cada vez maior.

Com o cenário de tecnologia avançando, será necessário que os profissionais atuais se intensifiquem em suas atualizações, já que serão de extrema importância para poder lidar com áreas que atualmente nem existem ou estão ainda em desenvolvimento.

Quem tem “medo” dos avanços tecnológicos e acha que poderá ficar de fora do mercado, saiba que é possível desenvolver habilidades profissionais, que serão perfeitas para enfrentar o trabalho do futuro mesmo não estando 100% ligadas a sua atual área no mercado.

Habilidades profissionais necessárias para o futuro do business

Para que você possa se manter com relevância nas áreas de atuação do trabalho dos próximos anos, separamos algumas características que devem ser trabalhadas desde já, para que no futuro você e sua empresa estejam em evidência. Confira as habilidades a serem desenvolvidas e sugestões para os próximos passos de sua carreira, sempre envolvendo soluções em tecnologia.

Esteja aberto a novidades

Hoje em dia ouvimos falar muito em resiliência, este é um termo usado na psicologia sobre a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, superação, adaptação a mudanças e outros fatores. O futuro dos negócios além de depender de áreas conectadas a Inteligência Artificial, também irá precisar de outras soluções tecnológicas e inteligência humana que deverá estar ligada ao emocional, a criação de estratégias, muita empatia e o comprometimento coletivo que só nós humanos somos capazes de transmitir.

Mais de 700 profissões correm risco com a automação futura!

É preciso estar preparado inclusive para maiores catástrofes da natureza devido ao aquecimento global, preocupações com o planeta e tomada de decisões em benefício a sociedade como um todo. A empresa e a profissão que demonstrar maior apreço pelo próximo, também será muito importante, bem como toda a capacidade de adaptação as novidades.

Defina desde já a sua marca no mercado global

O mundo é composto por bilhões de pessoas e o futuro promete outras bilhões delas. É difícil competir com outras mentes brilhantes espalhadas pelo mundo, mas o avanço da tecnologia pode na verdade facilitar a propagação e estabilidade de sua marca. Por isso é preciso definir algo desde já, onde todos possam conhecer quem você é e qual a sua linha de negócios, uma boa dica é manter a sua marca sempre associada a uma homepage, redes sociais e outros meios de comunicação, independente se você é uma empresa ou apenas um profissional.

Seja flexível quanto a ideias

O avanço da tecnologia faz com que somos bombardeados todos dias com inúmeras informações, sendo elas relevantes ou irrelevantes. Precisamos manter um filtro quanto as diversas ideias que são propagadas todos os dias, principalmente as que envolvem criatividade e imaginação. É através destas ideias, por mais ruins que elas possam ser, que outras ideias podem surgir e alavancar ainda mais a sua profissão ou negócio. Esteja disponível a conhecer e agregar diversos pontos de vista, algo que será cada vez mais possível, com a facilitação das traduções de idiomas simultâneos.

Trabalhar em equipe com robôs

A necessidade de trabalhar com robôs é algo que já é uma realidade para muitos, principalmente no ramo industrial. Porém o avanço tecnológico, principalmente o que envolve a Inteligência Artificial fará com que estes robôs possam tomar decisões das quais dispensem o contato humano. É importante você adaptar a sua área profissional a um bom relacionamento com as máquinas, onde será preciso aprender a sua linguagem e também o aprendizado em conjunto com eles. Afinal a tecnologia evolui para somar com o que já existe hoje no mercado profissional e não para acabar, apesar de que se alguns profissionais não se adaptarem, eles serão facilmente substituídos pelas máquinas.

Um mundo rico em empreendedores

Quanto mais o mundo e suas tecnologias evoluem, mais os profissionais tendem a se tornar empreendedores em suas áreas. Chegará um tempo onde haverá uma economia baseada em grandes corporações, que já estão consolidadas no mercado e milhares de outros pequenos empreendedores. O home office já permite que negócios se tornem cada fez mais fáceis de serem criados e administrados. Somando a dica da sua marca pessoal, com evolução da capacidade de empreendimento, teremos um futuro cheio de profissionais com seus próprios negócios em diversas áreas do mercado.

Montar um belo network ao longo dos anos em sua carreira, ser curioso com as novidades tecnológicas e procurar sempre se manter atualizado ou trazer novidades para o seu atual modelo de negócio ou profissão é algo que dificilmente será apagado pelo avanço da tecnologia.

Muitas portas podem se fechar ao longo dos anos, mas ser focado em um objetivo maior, sempre irá alavancar a sua carreira, trazendo novas oportunidades e a garantia de que você sempre será útil em algum ponto da sociedade, independente da tecnologia implementada.