gestao ativos ti

Gestão de Ativos de TI, o que priorizar?

A infraestrutura de TI precisa ser escolhida corretamente e ser muito mais eficiente nas empresas, algo que quando feito de maneira errada é capaz de gerar crises em todo o processo interno e externo do ramo de negócios. A principal garantia de tudo irá funcionar está ligada aos profissionais escolhidos e também uma boa gestão de ativos, algo que nós da Encript priorizamos.

A boa gestão de ativos, ou seja, de tudo que está acontecendo na empresa envolvendo tecnologia, pode ajudar os profissionais de infra e também os gestores de TI a adaptar novas estratégias se serviços, conhecimento, produção, marketing e tudo que possa gerar um melhor resultado para a empresa.

É importante dar prioridade para esta parte principalmente em períodos de corte e recessão econômica, onde os gastos excessivos e o saber trabalhar no limite é fundamental para manter o negócio 100% durante a época de economizar. Assim tanto a empresa quanto os funcionários acabam passando pela crise sem sentir muitos dos seus efeitos.

A evolução da gestão de Ativos de TI

Hoje em dia já existem diversos softwares capazes de gerar uma boa gestão de ativos de TI, porém eles não são muito utilizados, visto que as empresas que prestam assistência em infraestrutura, se dizem (pelo menos na teoria) que são capazes de organizar tudo, sem o auxílio de um software específico para a gestão.

Normalmente a gestão de ativos de TI é realizada manualmente, com a inclusão de dados em planilhas. É uma solução barata e eficaz, porém está passiva de diversos erros, sem contar o tempo que demanda para deixar tudo em ordem, principalmente em empresas maiores.

Incentivos e dificuldades da computação na nuvem

Durante a evolução da gestão de ativos, muitas empresas passarão a utilizar softwares como o Force1, um sistema que oferece mais de 20 formas de inventário de TI (atualmente é fornecido pela empresa Magma3). Mas existem outros no mercado, que também são capazes de organizar de forma bem eficaz todos os hardwares, softwares, licenças e outros de uma empresa.

A grande vantagem desta evolução está ligada a facilidade de concentrar em um único lugar toda a gestão de TI. Em muitos casos é possível até mesmo criar tarefas automáticas, assim os profissionais de TI de uma empresa, podem dedicar seus esforços a outras áreas.

A evolução traz produtividade, reduz custos de TI, aumenta os ganhos e pode inclusive elevar a segurança da infraestrutura.

Quais as principais vantagens da gestão de Ativos de TI?

As vantagens desta boa gestão de ativos de TI são:

  • Resultados mais expressivos em uma empresa
  • Uma infraestrutura mais “enxuta”
  • Redução nos custos com tecnologia e profissionais da área de TI
  • Redução na solução de problemas, os conhecidos chamados técnicos, que fazem com que os profissionais de TI parem suas atividades para se dedicar a eles
  • E como citamos acima outras vantagens estão ligadas a segurança da infraestrutura. É possível saber quais softwares estão entrando em desuso, quais estão próximos de darem problemas, onde a equipe pode troca-los antes de estragar e não para a produção da empresa.

Entre outras.

Gestão de Ativos de TI x Segurança e Custos

Tudo que uma empresa almeja além do sucesso em seu modelo é ser considerada uma empresa segura e também possuir um controle melhor de gastos, diminuindo custos sem afetar a qualidade e dedicação nos serviços.

A gestão de ativos de TI desde que bem aplicada pode em “parceria” com o inventário de TI, evitar a compra de softwares e hardwares que não sejam necessários, avaliando equipamento por equipamento de maneira simples e eficaz. O mesmo ocorre com as licenças não utilizadas que não precisarão de renovação e aquelas que expiraram, sendo renovadas antes de qualquer multa por uma visita inesperada do auditor.

Empresas de TI em São José dos Pinhais

A gestão também gera uma economia de energia, pois será avaliado todos os períodos que os computadores não são utilizados e se há a possibilidade do desligamento deles.

Já no quesito de segurança, a Gestão de Ativos de TI é capaz de gerar relatórios onde todas as políticas de segurança são avaliadas e são tomadas medidas para que eventuais casos de falhas não ocorram novamente. Os softwares contam com atualizações determinantes para a proteção da infraestrutura, bem como a desinstalação de outras que podem gerar uma brecha na segurança.

A gestão também pode avaliar o comportamento do colaborador da empresa (funcionários), que poderá ser notificado em caso de ações que podem afetar a segurança, como downloads indevidos ou até mesmo o bloqueio de ações consideradas nocivas.

A priorização destes detalhes, por mais pequenos que possam parecer, podem trazer ótimas consequências a curto e longo prazo em uma empresa.

Se precisar de uma equipe especializada em infraestrutura, conte com a Encript!