blockchain empresas

Estudo revela que empresas não estão prontas para o Blockchain

Aqui no Blog da Encript nós já falamos sobre as principais vantagens do Blockchain, este modelo de segurança que irá “blindar” as negociações entre duas organizações, favorecendo diversas ramificações da tecnologia como conhecemos hoje, muito além da segurança de dados.

Porém um estudo recente da empresa de desenvolvimento e TI Globant, que atua em nada menos do que a Argentina, Brasil, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos, Peru, Índia, México, Chile, Espanha, Romênia, Uruguai e Belarus, concluiu que uma grande porcentagem das empresas que estejam dispostas a adotar o Blockchain, não estão preparadas para a implementação da tecnologia.

A pesquisa saiu nesta última quinta-feira, dia 19 de fevereiro de 2019.

O que é o BlockChain?

O Blockchain ou protocolo de confiança, é uma criação a partir da maior (ou pelo menos mais famosa) criptomoeda do mundo, o Bitcoin. A tecnologia deste termo envolve o registro da distribuição de dados, dos quais são descentralizados, fornecendo uma ótima barreira de segurança para os constantes ataques de hackers pelo mundo.

A tecnologia além de beneficiar o mercado mundial de finanças, também beneficia as FINTECH como um todo, trazendo benefícios para as mais variadas áreas de tecnologia.

O Blockchain acaba criando a confiança necessária em operações de duas organizações, sempre aos pares, eliminando o intermediário, além das negociações serem feitas sempre de forma pública. Isso proporciona segurança para ambos os envolvidos.

Pesquisa empresarial sobre Blockchain

A pesquisa divulgada pela Globant cita que 64% das empresas e outros órgãos estão com intenção de investir na tecnologia de Blockchain, tanto para transações internas como externas. Porém somente 46% se dizem preparadas para implementar a tecnologia.

Apenas 28% de um total de 61% das empresas que já estão em busca de conhecer mais sobre Blockchain, já fizeram a escolha de um provedor. Grande parte ainda está realizando comparações e investigando quais serão os benefícios da tecnologia nas organizações, inclusive levando em consideração o descarte, pelo menos por hora, de uma implementação neste sentido.

Nesta pesquisa foram entrevistados 679 profissionais sênior de áreas de TI, marketing e centros de operações no último ano de 2019. Hoje o conhecimento está um pouco mais avançado, mais ainda sim os números não fogem muito desta pesquisa.

Com esta tecnologia em alta, o que mais há hoje são pesquisas. Uma que foi realizada pelo Conselho Global de Negócios, revelou que a grande massa na área desacredita que os executivos tenham o conhecimento e compreensão sobre a tecnologia blockchain. A porcentagem que acredita que o conhecimento seja mediano está em 30% e menos de 10% acredita que os executivos sênior realmente tenham conhecimento e saibam das aplicações da tecnologia.

A TD Bank por outro lado realizou uma pesquisa com profissionais da área de finanças, onde 90% deles responderam que o Blockchain e o DLT irá afetar de forma positiva a indústria de pagamentos e outras áreas que envolvam dados de duas partes. Muitos grupos da área financeira já contam com equipes capazes de fornecer estratégias de treinamento para aqueles que estejam dispostos em investir no blockchain.

Cada um é cada um

Segundo especialistas a implementação da tecnologia Blockchain será diferente em cada uma das organizações, por isso os números revelam as incertezas dos líderes, afinal é preciso verificar quais serão os benefícios e como ela será implementada, antes mesmo de definir o início da contratação. É preciso ir com calma, mesmo a tecnologia já funcionando em diversos setores, para muitos ainda é uma novidade, ou seja, muito sujeito a erros e gastos desnecessários.

O processo de integração não deve ter falhas, afinal estamos falando de dados importantíssimos para os dois lados da negociação.