
Empresas podem acessar o E-CAC através de Smartphone a partir de Dezembro
A partir do próximo mês de dezembro as empresas brasileiras poderão realizar o acesso ao e-CAC através de um aplicativo para smartphone, segundo um anúncio feito pela Receita Federal nesta penúltima semana de novembro.
O acesso das empresas ao Centro Virtual de Atendimento faz parte do projeto da Receita Federal que está sendo chamado de Receita na Palma da Mão, uma das novidades em comemoração aos 50 anos do órgão governamental.
Hoje o e-CAC só é acessível através de um desktop, diretamente do escritório da empresa, onde o contribuinte pode optar por mais de 100 diferentes serviços atualmente disponibilizados através do sistema da Receita Federal.
O órgão informou que atualmente o serviço de consulta mais buscado é com relação à Situação Fiscal. Esta é a opção onde os contribuintes podem avaliar as pendências no atual recolhimento de tributos, para evitar problemas futuros.
e-CAC
Entre outras opções disponíveis, as empresas poderão verificar os demonstrativos, declarações e também manter um contato direto com o órgão, por um dos canais mais seguros da internet atualmente.
Certificado digital do e-CAC
Atualmente cerca de 20 milhões de empresas operantes no Brasil, necessitam do certificado digital para poder acessar as opções disponíveis no e-CAC com relação à Receita Federal. Hoje é possível obter um certificado digital na nuvem, algo que é o resultado de uma parceria entre a Receita Federal, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e também o Serviço Federal de Processamento de Dados, o SERPRO.
A opção de propagar o certificado digital na nuvem está sendo difundida pois é a única solução que da segurança plena na internet. Mas até o momento os valores de um certificado está custando cerca de R$ 100. Com a tecnologia na nuvem, os valores podem chegar próximos dos R$ 50, onde cada vez mais empresários poderão aderir aos serviços online da Receita.
Assim como no Internet Banking, será necessário que o empresário cadastre o seu smartphone para poder ter acesso ao e-CAC, inclusive com uma senha que deverá ser usada somente no aparelho.
Outra novidade da Receita Federal o Blockchain de CPF
A tecnologia Blockchain, muito mencionada aqui no Blog da Encript, é também uma outra novidade para os próximos meses. A Receita Federal anunciou que a tecnologia será usada em conjunto com a base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), onde a troca de informações será feita com diversas entidades nacionais, em um novo termo que vem sendo conhecido como Government to Government (G2G).
Principais vantagens do Blockchain
O blockchain neste caso será usado para disponibilizar diversas informações imutáveis, com um fácil rastreamento sobre todos aqueles que fizerem alterações nos dados daqui pra frente. A troca de informações sensíveis será avaliada com precaução pela Receita.
Hoje são mais de 800 convênios que trocam informações sobre o cidadão com base nos CPF, para todos os poderes e esferas nacionais. Porém esse compartilhamento acaba sendo caro para os cofres públicos e a tecnologia pode baratear o sistema.
A opção desenvolvida com a Dataprev já está em uso pelo Conselho de Justiça Federal (CJF) e a previsão é de que antes da metade de 2019, todos os convênios que realizam trocas de informações, sejam migrados para a tecnologia blockchain.
Reduzindo a quantidade de chamados técnicos de TI