automacao servicos tecnologia futuro

Empresas: Mais de 700 profissões correm risco com a automação futura

Você está preparado para o futuro da tecnologia? Muitas áreas irão evoluir e diversas profissões se tornarão obsoletas com o avanço da automação. E por este motivo é preciso estar preparado para mudar de ramo ou evoluir junto com a tecnologia.

Além das profissões de risco, muitas empresas precisam estar também acompanhando os avanços tecnológicos de automação, para não ficar de fora do mercado ou perder uma grande faixa de clientes, pelas condições obsoletas de operação.

O medo de ter uma profissão extinta é bem presente nos dias atuais, pois os avanços tem inserido no mercado uma grande quantidade de robôs que são muito mais capacitados do que humanos, sem contar que não necessitam de folga, férias, salários e tão pouco fazem exigências quanto a sua condição de trabalho.

O avanço da Inteligência Artificial

E a tendência é ainda mais “assustadora” quando pensamos em algo que já é uma realidade na área tecnológica e que irá evoluir muito nos próximos 10 anos, a Inteligência Artificial. Num futuro não muito distante os robôs poderão tomar decisões “humanas” dentro das empresas em diversas áreas.

As empresas de tecnologia estão focando os seus esforços para criar robôs capazes de aprender e executar tarefas, desde as mais simples, até as mais complexas, dependendo exclusivamente da capacidade de processamento e armazenamento das máquinas.

Favorecendo a inovação com Cloud Computing

Em um futuro próximo diversas áreas estarão dependentes dos “robôs pensantes” para tornar a produção cada vez mais perfeita. Será comum ver humanos e robôs dividirem uma mesa de escritório dentro da empresa, bem como as suas experiências.

É preciso se preocupar?

Se você estiver estagnado e não acompanhar a evolução, sim. Agora se você e/ou sua empresa acompanhar os avanços e se adaptar aos modelos futuros de negócio, não há nada com que se preocupar. Isto porque bem como muitas áreas são extintas, diversas outras são criadas para fazer com que as evoluções funcionem.

No caso das empresas é fundamental procurar bons profissionais de TI para implementar soluções de acordo com as atualizações de mercado. Assim além de oferecer um serviço profissional, o cliente tem a certeza de que está pagando por algo que é realmente o melhor da atualidade.

A queda dos preços da computação e a resolução de problemas está cada vez mais produtiva, onde diversos empregos ligados a áreas cognitivas vem sendo criado e o trabalho qualificado tem tido uma grande vantagem se comparado a outras áreas.

Não deixe que previsões futuras desanime o seu negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. Foque no desenvolvimento pessoal e de sua empresa, assim será possível driblar toda a automação futura, ou fazer parte da mesma e também fortalecer as competências ligadas ao seu negócio, se preparando para enfrentar outras adversidades e desafios profissionais.

Will Robots Take My Job?

Em uma pesquisa na internet, você pode consultar que já há robôs cumprindo tarefas que a 15 anos atrás seria praticamente impossível de acreditar. Hoje encontramos robôs com inteligência capaz de executar tarefas na área gastronômica, operar serviços de entrega, realizar atendimentos em bancos, efetuar resgates de risco, calcular operações e até mesmo dentro de empresas sendo líderes nas linhas de produção.

Como já falamos, com a Inteligência Artificial avançada, (afinal estamos no início desta tecnologia) será responsável por interferir em diversas áreas do mercado de trabalho, “eliminando” a necessidade da utilização de humanos, passíveis de falhas nos processos de produção.

E sob todo este tema, existe uma empresa de consultoria estratégica global, americana, conhecida como McKinsey & Company que após alguns estudos nos últimos anos, prevê que no mundo aproximadamente 800 milhões de trabalhadores terão os seus empregos defasados, o que irá causar a demissão em massa. A empresa ainda prevê que só nos Estados Unidos, este número chegue em aproximadamente 50 milhões de trabalhadores.

Principais mudanças provenientes do Cloud Computing

Segundo estes números, nos EUA, aproximadamente 48% de toda a força de trabalho será afetada nos próximos 12 anos. O avanço tecnológico será responsável por colocar em risco aproximadamente 700 profissões do mundo atual, o que levou o cientista da computação Mubashar Iqbal, a criar o site “Will Robots Take My Job?”, que em tradução literal é algo como “Os robôs vão roubar o meu emprego?”.

O site criado pelo cientista possui uma base de dados compilados, onde permite aos usuários a utilização de uma ferramenta totalmente online, que verifica a estimativa de sua profissão se tornar dispensável no futuro. É possível buscar por função, digitando o nome da atividade e então apertar o botão “Enter”.

É possível também verificar profissões e seus números aleatoriamente, basta clicar em “or show random example”. O site é todo em inglês e para pesquisar a profissão é necessário também escreve-la em inglês.

  • O site é o: willrobotstakemyjob.com
  • Para verificar a tradução de sua profissão caso não saiba em inglês, utilize o Google Tradutor: translate.google.com.br

Como posso modernizar a minha empresa?

Para não ter um modelo de negócio que será “dispensável” no futuro é preciso sempre modernizar os processos executados em uma empresa. E a área responsável por definir as melhores soluções tecnológicas para o seu modelo no mercado atual é a área da TI.

Nós da Encript sempre buscamos apresentar as melhores soluções em tecnologia para a sua empresa. Todo o processo é avaliado por nossos profissionais e conforme as necessidades e condições acertadas durante as negociações, as devidas melhorias são aplicadas e acompanhadas de perto, para gerem os resultados pretendidos.

Solicite uma avaliação gratuita!