empresas tecnologia autistas

Empresa ajuda na inclusão de autistas no mercado de TI

Uma ótima notícia para autistas que amam tecnologia. Existe uma empresa chamada Specialisterne, fundada por Thorkil Sonne na Dinamarca, que hoje está presente em 17 país, incluindo o Brasil, que está focada em ajudar pessoas com autismo a trabalharem com sistemas de tecnologia, a nossa querida TI.

O negócio promissor da Specialisterne surgiu graças a experiência de vida de seu fundador, que até então era diretor de uma empresa de tecnologia e também pai de uma criança autista. Após o tempo de observação, onde boa parte das características puderam ser avaliadas por Thorkil, ele percebeu que diversas destas características podem fazer parte de uma rotina de trabalho envolvendo tecnologia.

Segundo ele, autistas tem uma habilidade maior para identificar padrões, contam com um raciocínio lógico aguçado e também contam com uma atenção aos detalhes, que são fundamentais para aqueles que trabalham no mercado de tecnologia. Então a partir desta avaliação das qualidades dos autistas, ele deu início a um estudo para aprender a como desenvolver melhor estas habilidades. Após muitas pesquisas, ele acabou dando início ao projeto que resultou na criação da empresa Specialisterne.

Conheça mais sobre nossas matérias de tecnologia através do blog Encript.

Mesmo com a habilidade mais aguçada que a maior parte da população, ótimos currículos e até mesmo curso superior, as pessoas com autismo acabam encontrando dificuldades na hora de ingressar no mercado de trabalho. Na Specialisterne do Brasil, segundo o diretor Marcelo Vitoriano, alguns dos “alunos” possuem inclusive mestrado, mas ainda sim encontram dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho. Isso porque os autistas normalmente são reprovados nos processos seletivos, justamente pela falta de conhecimento dos recrutadores.

Como a empresa Specialisterne ajuda os autistas a entrarem no mercado de TI?

A empresa criou cursos de capacitação para os autistas e também realiza parcerias com os departamentos de RH, ajudando a preparar as equipes para estarem capacitadas em processos seletivos onde algum dos entrevistados possa ser autista. A empresa também ajuda no preparo de equipes em empresas que irão conviver com a rotina de trabalho de um autista. O objetivo é ajudar a desmitificar o imaginário e até mesmo o preconceito que existe com eles.

No tempo em que a Specialisterne está presente no Brasil, cerca de dois anos, ela já capacitou cinquenta pessoas com autismo, onde destas, trinta foram alocadas no mercado de trabalho, já as outras vinte estão realizando diversos processos seletivos. A própria empresa para dar o exemplo, conta com uma equipe formada por 75% de autistas.

Os modelos de negócios são divididos em duas variáveis. Uma é o apoio de empresas de tecnologia que estão interessadas em financiar os cursos, como por exemplo a SAP, uma multinacional alemã que é responsável pela criação de softwares empresariais. Já o outro modelo é a prestação de serviços para as empresas, onde podemos citar os testes de softwares e hardwares.

empresas tecnologia autistas

Em média um curso da empresa tem duração de cinco meses. Entre os cursos estão formações técnicas e sociolaborais. Como a Encript também é uma empresa de tecnologia, o módulo que mais nos chama a atenção é o de formação técnica. Neste módulo a pessoa com autismo irá aprender os conceitos básicos de programação através de robôs Lego Mindstorm, gestão de tarefas, projetos e também metodologia Scrum, testes de softwares com certificado Foundation Level (ISTQB) e também automação de escritório, com aprendizagem de ferramentas do Microsoft Office.

Os planos para o futuro

Neste ano de 2018 a Specialisterne pretende ampliar a sua parceria com empresas de tecnologia, para deixar o negócio na sede brasileira funcionando com sustentabilidade, sem ter que captar recursos das outras filiais. Ela pretende também atuar em outros estados ainda em 2018, como o Rio de Janeiro. A sede atual é em São Paulo, onde diversas empresas de tecnologia estão atualmente instaladas.

Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho executado pela Specialisterne, poderá acessar seus site oficial no Brasil através da URL br.specialisterne.com