cloud hibrido publico privado diferencas

Diferenças entre Cloud público, híbrido e privado

Você sabe as diferenças entre cloud público, híbrido e privado? Sabe qual é o melhor para a sua empresa? Conheça neste artigo quais são as suas principais diferenças e as vantagens de adaptar o seu negócio para o sistema de cloud computing.

O conceito de Cloud, também conhecido como computação na nuvem, é com base na utilização da capacidade de armazenamento, memória, uso de servidores compartilhados e serviços que são conectados e interligados através da internet. O princípio é o mesmo da computação em grade, mas seus recursos ficam disponíveis através de uma rede online (em nuvem).

O armazenamento dos dados, as ferramentas, projetos e outros recursos, poderão ser acessados de qualquer parte do mundo, em qualquer momento, sem que haja obrigação da instalação de programas ou ferramentas de dados. Tudo é feito remotamente através da internet, onde boa parte das empresas vem adaptando os seus servidores para estes modelos em nuvem, sem a necessidade de aquisição de opções físicas.

Nuvem pública, híbrida e privada

Atualmente os modelos de acesso oferecidos pelo sistema de computação na nuvem, são:

  • Nuvem pública
  • Nuvem híbrida
  • Nuvem privada

Suas principais diferenças estão ligadas ao nível de controle de sua infraestrutura e como eles poderão ser configurados pelo seu gestor de TI ou profissional da área.

Diferenças entre Cloud público, híbrido e privado

  • Cloud público

O Cloud Público é utilizado por diferentes tipos de usuários, dos quais tem acesso aos recursos de uma mesma máquina/servidor. Todas as informações e recursos deste serviço ficam entrelaçados e são compartilhados entre diversas contas, o que trás a vantagem de ser um serviço mais barato e apesar de não parecer, é também muito seguro, pois as informações ficam misturadas, dificultando a vida daqueles que pretendem usar os dados para outras finalidades consideradas não legais.

Neste caso o gestor do sistema irá criar uma política de controle rigoroso ao acesso, onde desta maneira a vulnerabilidade da conta se torna quase zero.

Como já citamos, entre as vantagens do cloud público, está a divisão de investimento dos usuários para a manutenção do sistema. É a opção que exige o menor investimento das três. Algumas das empresas mais conceituadas que oferecem o serviço de nuvem pública é a Microsoft, Google e a Amazon AWS.

  • Cloud privado

Antes de falarmos do cloud híbrido, precisamos falar sobre o cloud privado. Este modelo de serviço de cloud computing é composto por um sistema criado e configurado para atender a necessidade de uma única empresa. Desta maneira todo o controle de dados, ferramentas e outros recursos estão disponíveis exclusivamente para o seu gestor de TI.

Neste tipo de cloud, é possível criar modelos que abrangem 100% as necessidades de sua empresa, inclusive opções mais dinâmicas e que facilitam a manutenção e atualização dos recursos.

Porém no cloud privado, como é algo pessoal, todos os custos e investimentos para deixar o sistema 100% funcional, saem das finanças de um único usuário. Esta é a opção mais cara de todas.

  • Cloud híbrido

Já o cloud híbrido é a “mistura” da nuvem pública e privada. Este vem sendo o modelo de cloud mais utilizado por pequenas e médias empresas, pois o nível de flexibilidade e a necessidade de um investimento menor se comparado com uma rede privada, é o que mais atrai neste serviço.

O modelo híbrido se adapta a diferentes estruturas e é indicado principalmente para empresas que sofrem de picos variados de acesso a informações durante o dia a dia. Por exemplo, sua empresa precisa utilizar apenas 70% da capacidade de um servidor durante o dia, mas em uma determinada hora o sistema necessita de 100% da capacidade e o ideal era que houvesse mais uns 10% além da capacidade atual. É nesta que o cloud híbrido entra. Os 30% que sobram durante as outras horas do dia é dividido entre outros usuários e quando há a necessidade de “emprestar” mais capacidade de processamento, o modelo foca os esforços em seu sistema.

Outra indicação do modelo híbrido de cloud é para empresas que contam com restrições de colocar 100% dos seus serviços na nuvem pública, havendo a necessidade de possuir uma rede privada. Em casos de instabilidade do sistema local (privado), o negócio também não sofre grandes impactos, pois as funcionalidades são continuadas na estrutura pública.

Contrate um gestor de TI e ele irá fazer uma análise específica do que a sua empresa necessita e qual modelo de cloud irá trazer as melhores vantagens para o seu negócio.

Faça uma avaliação gratuita na Encript.