Dicas para ficar atento na hora de contratar serviços de outsourcing de TI

Foco no negócio é a palavra de ordem. Desafiadas pela busca constante da competitividade e da inovação, as empresas partem em busca de parceiros para compartilhar os serviços de TI. Com o outsourcing de TI, ganha-se tempo e os profissionais internos podem focar na estratégia do negócio, com aumento na qualidade e flexibilidade na prestação dos serviços. E mais: o aumento da escala de produção e a capacidade técnica especializada resultam em redução de custos para as empresas.

Mas como contratar a equipe certa de outsourcing de TI? Em que você deve ficar atento na hora de fechar o contrato com o parceiro que vai cuidar da área de TI da sua empresa? Que estrutura e especialidades ele deve ter para que a prestação de serviços tenha excelência?
Destacamos a seguir algumas dicas para você atentar antes de contratar uma empresa de outsourcing de TI.

1. Procurar várias habilidades em um único fornecedor

Lembre-se que gerenciar muitos fornecedores vai exigir tempo e pessoal dedicado para acompanhamento e gerenciamento dos contratos. O ideal é ter um fornecedor que possa atender nas mais diversas tecnologias e especialidades. Muitos fornecedores podem gerar conflitos, comprometendo futuras melhorias ou continuidade de alguns processos e aplicações.

2. Atendimento pró-ativo e projeções de crescimento

O fornecedor, além de atender nas demandas e serviços contratados, deve lhe trazer orientações corretivas e medidas preventivas, sempre que possível. Com o foco cada vez mais voltado à estratégia do negócio, os CIOs precisam contar com fornecedores que tenham atitude e conhecimento para passar as orientações certas, acompanhando a realidade da empresa e seu crescimento.

3. Conhecimento comprovado

Esta é uma área que depende constantemente de atualização. As certificações testam e aprovam habilidades e conhecimento na área. Fique atento a algumas certificações que o fornecedor de outsourcing de TI deve ter:
Cisco Certified – CCNP E CCNA
Como as empresas dependem da internet e de complexas redes internas, estes certificados garantem habilidade para mantê-las funcionando adequadamente e em expansão. Incluem conhecimentos em LAN, Ethernet, TCP/IP, IPv6, OSPF e BGP. A empresa mostra-se apta para planejar, implementar, verificar e solucionar problemas de redes.

Microsoft Certified Systems Administrator
A Microsoft oferece uma série de certificações que qualificam os profissionais de tecnologia. Elas estão divididas de acordo com a área de atuação. Esta certificação comprova domínio do conjunto principal de habilidades do Windows Server 2012, necessárias para reduzir os custos de TI e gerar maior valor comercial.

Microsoft Certified Systems Engineer
A credencial Microsoft Certified Systems Engineer é a principal certificação para profissionais que analisam as necessidades corporativas, projetam e implementam a infraestrutura para soluções comerciais baseadas na plataforma do Microsoft Windows® 2000 e Windows Server 2003. As responsabilidades da implementação incluem instalação, configuração e solução de problemas em sistemas de rede.

Microsoft Certified Technology Specialist
Comprova habilidades em determinada tecnologia Microsoft, como nos sistemas operacionais Windows, no Microsoft Exchange Server, no Microsoft SQL Server ou no Microsoft Visual Studio.

Microsoft Certified Professional
A certificação é um programa complementar de formação, que comprova a capacidade do profissional de implementar, planejar, administrar, desenvolver ou solucionar problemas em uma ou mais tecnologias da Microsoft, com o máximo de eficiência e menores custos.

4. Equipe interna capacitada e atualizada

Sua equipe interna também precisa estar atualizada e apta a administrar os serviços de terceiros. A equipe precisa tomar decisões sobre investimentos, direcionar e administrar as implementações, cobrar prazos e entender das tecnologias providas pelos fornecedores.

Selecionando o fornecedor certo de outsourcing de TI

Outsourcing de TI é uma tendência para empresas que querem profissionalismo e qualidade no atendimento. Muitos CIOs já tiveram alguma experiência com este tipo de serviço, apontando vários benefícios.

A seleção do fornecedor certo é decisiva para o sucesso da estratégia de outsourcing de TI da sua empresa. Por isso, conheça nossa estrutura e opções de serviços.
Dispomos ainda de uma série de treinamentos, para que sua equipe possa administrar os serviços de terceiros.

Se preferir, agende uma avaliação gratuita com um dos nossos consultores, para ter um diagnóstico e descobrir como otimizar os recursos da sua área de TI.

Post a Comment