licenciamento sofwares empresas

Controle do licenciamento na empresa

Ter o controle do licenciamento de softwares em uma empresa é fundamental para o bom funcionamento da mesma. Essa área é importante para que todos os sistemas estejam atualizados e de acordo com as regras de contrato exigidas por seus fornecedores. Normalmente quem fica responsável por manter organizada esta parte é a área de TI de uma empresa.

Atualmente a prática de realizar o download de softwares de forma ilegal na internet é bem comum, principalmente por pessoas físicas, onde a fiscalização se torna praticamente inviável para seus distribuidores. Nesta prática os programas são instalados com certificações falsas, ato que não deveria ser comum, afinal assim como outros produtos do mercado, estes softwares também são criados para serem vendidos e pagos por seus usuários.

Mas a prática do download ilegal em empresas mesmo não sendo tão comum, ainda sim acontecem. Porém neste caso, possuir produtos sem licenciamento podem levar a sua empresa a complicações jurídicas, queda em credibilidade e confiabilidade com relação a marca e também a pouca segurança na proteção de dados, fator primordial para uma boa gestão.

licenciamento sofwares empresas

A importância do controle de licenciamento

O controle do licenciamento de softwares em uma empresa é responsável por fornecer aos usuários o direito de executar atividades e interagir com os programas e sistemas no ambiente de trabalho. Os profissionais da TI instalam os softwares de forma legal e fornecem todo o suporte de atualizações e identificação de contratos prestes a expirar ou que necessitam de alguma manutenção.

Todos os softwares contam com contratos específicos e que exigem uma forma adequada de uso. Para isso é necessário o controle de licenciamento, onde são apresentados aos clientes os direitos e deveres com relação ao software.

As propriedades intelectuais pertencem a desenvolvedora, portanto aquele que utiliza o software deve estar de acordo com os termos do licenciamento.

Porque sempre ter softwares licenciados em sua empresa?

Possuir Windows, Office e outros softwares licenciados em uma empresa podem ser fundamentais para a transmissão de credibilidade com seus clientes, afinal prezar por produtos originais é uma forma de comprovar a honestidade de uma empresa. Mas os benefícios de possuir programas licenciados e um controle sobre eles vão além deste primeiro tema. Confira a seguir algumas das vantagens:

  • Empresa segura
  • Transparência
  • Ações jurídicas

Empresa segura:

Softwares devidamente instalados, atualizados e licenciados fornecem para a sua empresa uma maior segurança nos dados, tanto para funcionários, clientes, fornecedores como também à outras áreas. Esta segurança é fundamental para que nenhum trabalho seja hackeado ou extraviado ao longo da utilização dos sistemas.

Produtos licenciados além de mais seguros, também recebem constantes atualizações de melhoria no desempenho, o que faz com que sua empresa tenha cada vez mais velocidade na execução de tarefas, proteção de dados e produtividade.

Transparência:

Se você deseja ser transparente com seu cliente, uma boa forma de demonstrar isso é através da utilização de softwares licenciados. Isso transmite que a sua empresa é profissional, conta com credibilidade e está disposta a entregar as atividades agregando valor com seus clientes e fornecedores.

Ações jurídicas:

Empresas normalmente são alvos de visitas surpresas dos representantes de softwares, as famosas auditorias, onde aquelas que fazem o uso de produtos “piratas”, precisam enfrentar duras ações jurídicas. Nestes casos é necessário o pagamento de multas pesadas, que além do prejuízo financeiro, acaba levando a empresa a ficar marcada negativamente no mercado.

Os gastos com o controle de licenciamento em empresas acaba sendo muito menor do que os prejuízos que a utilização de produtos não licenciados podem trazer.

Duas dicas para um melhor controle do licenciamento nas empresas

Uma grande dica para o controle de licenciamento em sua empresa é a criação de um inventário de software que realmente funcione. Os profissionais de TI de sua empresa devem criar um inventário que seja capaz de identificar softwares que estejam licenciados, aqueles que estão próximos da data de expiração ou que venham apresentando erros de compatibilidade e/ou outros relacionados ao tema. Este inventário também é capaz de informar a necessidade ou não de adquirir novas licenças, o que pode evitar compras desnecessárias.

Já a outra dica é atribuir a função do monitoramento de licenças a um profissional de TI qualificado. Normalmente essa varredura é realizada uma ou mais vezes ao ano, podendo chegar a ser feita uma vez ao mês, cuja finalidade é assegurar a integridade da empresa mediante o licenciamento de seus softwares.

Se você gostaria de implementar uma área de controle em sua empresa, faça um orçamento com quem entende do assunto:

banner gestao licenciamento