consultoria ti setor empresa

Consultoria de TI para qualquer setor da empresa

Está passando por alguma dificuldade em sua empresa, esteja ela ligada a produção, frotas/logística, serviços, segurança, entre outros e precisa de alguma solução tecnológica para isso? Então está na hora de você pensar em contratar uma consultoria de TI para qualquer setor de sua empresa.

Por isso hoje nós da Encript, a maior prestadora de serviços relacionadas a TI de Curitiba, preparamos um artigo totalmente dedicados para lhe apresentar o que faz e como funciona uma consultoria de TI, como agem os profissionais da área, quais são as funções dos gestores e consultores, como normalmente é cobrada uma consultoria e também algumas dicas essenciais para aqueles que precisam deste tipo de serviço.

E se você já está determinado a contratar uma consultoria de TI para algum setor de sua empresa, faça uma avaliação gratuita em nosso site, através do contato:

Diagnóstico Gratuito de TI

O que faz e como funciona uma consultoria de TI?

Uma consultoria de TI é formada basicamente por gestores e consultores, e isso pode variar dependendo da necessidade de cada setor da empresa, ou dela como um todo.

O consultor

Um consultor é o responsável por trazer para o ambiente de trabalho ideias e maneiras novas de se pensar, agir, novas soluções de organização e tudo que possa estar “fora do lugar” na sua empresa, com o objetivo de melhorá-la. Por mais perfeito que seja o seu tipo de negócio, uma hora ou outra é necessário trazer algum profissional competente para ajudar de forma específica, a inovar, implementar novas estruturas, ferramentas de criptografia, atualizações, segurança, gestão de documentos, programas de treinamento interno, análise de softwares utilizados no dia a dia, entre outros.

Um consultor da área de TI normalmente é contratado de forma temporária, afinal por mais que algumas mudanças possam levar meses para serem implementadas, não é conveniente para sua empresa a contratação de um profissional por um tempo superior ao necessário para tais implementações. Um consultor de TI experiente é contratado para oferecer suporte em áreas que não são da competência da equipe interna de funcionários como, por exemplo, sua empresa é de tecnologia e serviços, mas não possui funcionários que são capazes de organizar e melhorar a experiência dos usuários através do site, onde então é necessário contratar um consultor capaz de organizar o layout, implementar plugins, melhorar servidores, etc.

consultoria ti setor empresa

Assim que o projeto de um consultor é finalizado, boa parte dos profissionais deixam técnicas e instruções para que o projeto seja tocado sem a necessidade de sua presença em tempo integral. É claro que de tempos em tempos é preciso novamente chama-lo para atualizar os projetos e instruir novamente a equipe de uma empresa.

Entre as abordagens mais comuns de um consultor estão:

  • Identificação de serviços e soluções adequadas.
  • Identificação de necessidades de sua empresa.
  • Quando e como será o treinamento da equipe.
  • Equiparação dos programas com os objetivos em comum do negócio de sua empresa.
  • Contextualização dos serviços que foram e serão executados, com uma entrega de relatório no final de cada um.
  • Prestação de serviços remoto.

É claro que eles não seguem um padrão, em muitos casos as formas de abordagem de um consultor podem ser diferentes, mas sempre ele irá identificar as necessidades de melhoria na empresa e criar uma forma de como deixá-las em ordem.

O gestor

Já os gestores são aqueles que ficam responsáveis por recrutar os profissionais que serão fundamentais na hora de executar os projetos. Eles que definem se alguém da equipe interna é capaz de executar a tarefa ou se é necessário trazer um profissional de fora para a missão. O certo é que tudo deverá funcionar a partir da contratação deste profissional.

Em resumo, a consultoria de TI é a área responsável por definir a melhor solução e contratação de profissionais para executar tarefas específicas em sua empresa. Ou seja, fazer com que ela funcione da maneira correta, economizando, gerando mais lucro e principalmente informatizando o ambiente de trabalho.

Quando realizar a contratação de uma consultoria de TI?

Se você está precisando de um conhecimento tecnológico especializado, se a sua empresa já gastou mais do que devia para solucionar um problema de tecnologia ou execução melhor de um trabalho e ele ainda permanece sem efeitos positivos, a grande recomendação para organizar todas as coisas é contratar uma consultoria de TI.

Não perca mais tempo e dinheiro, a consultoria de TI irá ser direta e objetiva quanto as suas necessidades.

Se você está convencido e decidido a trazer um profissional de consultoria para a sua empresa, é importante avaliar e deixar tudo pronto para a chegada do profissional, para que você possa ser objetivo e explicar da maneira mais rápida e inteligente as suas necessidades. Faça um escopo bem claro do que precisa e então forneça os recursos necessários para a execução do mesmo.

Como é cobrada uma consultoria de TI?

Os valores de uma consultoria de TI podem variar de acordo com o projeto solicitado ou de acordo com a necessidade, seja ela uma avaliação ou execução completa de projetos. Normalmente os valores são cobrados em cima de um projeto inteiro, já incluso a avaliação prévia.

A Encript, por exemplo, presta uma consultoria com base na quantidade de computadores, tipo de serviço a ser prestado, contato com fornecedores, inclusive a necessidade de migração de fornecedores. Assim que o pacote é fechado, o pagamento poderá inclusive ser parcelado, de acordo com a avaliação e negociação prévia.

Depois da contratação de uma consultoria de TI, o que devo fazer?

O primeiro passo depois da contratação é familiarizar o consultor sobre o tipo de ambiente de trabalho. Mostre para ele quais serão as suas responsabilidades e também defina um canal para que ele possa se comunicar com você quando surgirem algumas dúvidas, afinal por mais certa que seja a solução que lhe vier a mente, ele irá consultá-lo antes da execução. Apresente também toda a equipe que irá trabalhar com ele e forneça os recursos que possam ser necessários durante o projeto.

Agora quanto a você, sempre esteja por dentro do trabalho que está sendo executado pelo consultor. Faça perguntas, colete informações de como está o seu negócio, peça dicas ao consultor, aprenda com o investimento, interaja com a equipe de trabalho, verifique as cotações de orçamento, prazos, etc. Assim você estará fazendo parte do projeto e adquirindo conhecimento dentro da empresa.