construindo um plano estrategico de ti

Construindo um plano estratégico de TI

Chegou a hora de mudanças em sua empresa e para isso será preciso construir um plano estratégico de TI, onde uma direção irá guiar o futuro de seu negócio para uma realidade ainda melhor do que a atual.

O plano estratégico de TI é hoje tão importante quanto um plano corporativo, afinal a tecnologia vem ditando o comportamento de diversas áreas de uma empresa, onde somado as mudanças de gestão, trará bons resultados se feita da forma correta.

Construindo um plano estratégico de TI

Normalmente um plano estratégico na área da Tecnologia da Informação é composto por cinco passos principais:

  • Avaliação do ambiente corporativo;
  • Criação de estratégias de TI;
  • Colocar em prática o plano;
  • Monitorar todos os detalhes do plano;
  • E realizar os ajustes finos da estratégia.

Avaliação do ambiente corporativo

Primeiro é preciso entender o que está acontecendo no ambiente interno e externo da sua área de tecnologia. Conhecer todas as ferramentas disponíveis, capacidade da equipe e de componentes de tecnologia e tudo que possa fazer parte da física desta área.

É preciso também conhecer quais são os pontos de vulnerabilidade, qual é a satisfação de clientes, usuários e até mesmo gestores, se há motivação, se há qualificação na equipe de TI, qual a estratégia para que as ações atuais mantenham o seu padrão e venham a evoluir no futuro, etc.

Mas isso que citamos acima faz parte apenas do ambiente interno. Na área externa do ambiente corporativo é preciso saber como está a área de TI dos principais concorrentes, quais tecnologias estão eficazes no mundo dos negócios, quais estão se tornando obsoletas, quais irão beneficiar a sua empresa e qual é o rumo da prestação de serviços e venda de produtos.

Nesta primeira etapa você poderá criar uma lista sobre a atual realidade da área de TI e como iniciar as estratégias de mudanças.

Criação de estratégias de TI

Após avaliar quais são as suas atuais condições chegou a hora de iniciar a criação de estratégias de TI. Ela será responsável por definir todos os próximos objetivos da empresa nesta área e formalizar qual será a melhor equipe, equipamento, softwares e tecnologias para o futuro do ambiente corporativo e de uma maneira que as mudanças não se tornem obsoletas tão rapidamente.

Defina temas estratégicos com objetivos estratégicos de TI. Eles são construidos um a um e permitem aos gestores um acompanhamento mais claro sobre os próximos passos. Este é o chamado “Mapa Estratégico de TI”.

Com o mapa de TI em mãos, a estratégia para melhorar o futuro já estará clara na mente de quem irá executar e de quem irá desfrutar das mudanças.

Colocar em prática o plano

A terceira etapa do plano estratégico de TI consiste em sua execução. O plano deverá apresentar elementos claros e que possam ser monitoráveis, indicando as performances, conhecidas como KPIs e tudo o que for iniciado durante o programa.

Essas performances irão indicar se o plano está correspondendo ao tempo determinado e se as ações estão realmente trazendo benefícios na área de TI e para a empresa propriamente dita.

Mas é preciso lembrar que nem todos os projetos de TI fazem parte desta execução. Alguns precisam funcionar sem alterações para não comprometer o bom funcionamento da empresa durante o período de testes.

Monitorar todos os detalhes do plano

O monitoramento do plano de execução é uma parte fundamental para avaliar os indicadores de forma quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e até mesmo anual, dependendo do período pré determinado para que as mudanças possam ocorrer.

Assim que as metas totais ou parciais são atingidas, a equipe de TI responsável pelo plano irá iniciar as novas etapas ou propor novas mudanças com relação aos resultados.

A prestação de contas sobre as ações e resultados é o que irá facilitar a comunicação com os envolvidos e melhorar a atual performance na área de tecnologia.

Realização dos ajustes finos da estratégia

Com a avaliação, criação, colocação em prática e o monitoramento dos resultados, chegou a hora de realizar os pequenos ajustes do plano de estratégia de TI. A competição de mercado e as rápidas mudanças do mundo da tecnologia e dos ambientes corporativos, define que a estratégia será melhorada com uma atenção especial aos detalhes.

É preciso se adaptar e trazer conceitos de flexibilidade, agilidade e capacidade de observação para a área de TI.

Cada empresa trabalha de uma maneira diferente, mas é preciso que o plano tenha resultados concretos, independente das estruturas de TI serem mais simples ou mais robustas. Um bom resultado é o que se espera com as mudanças.

Empresa de plano estratégico de TI em Curitiba e Região

E se você está com dificuldades em sua empresa e precisa de um plano estratégico de TI em Curitiba e Região Metropolitana, saiba que a Encript conta com profissionais que irão montar uma estratégia capaz de alavancar o seu negócio.

Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato através do telefone:

  • (41) 2626-1276

Ou no email:

  • contato@encript.com.br