regra 5 horas leitura semanal

Conheça a regra de 5 horas adotada por empreendedores de sucesso

Você já ouviu falar na regra das 5 horas? É claro que toda regra há uma exceção, mas este pode ser um experimento de grande valia e que é aplicado por grandes empreendedores como o fundador da Tesla, Elon Musk e o fundador da Microsoft, o querido Bill Gates.

Para adiantar um pouco o assunto deste artigo, a regra das 5 horas está relacionada ao tempo que você dedica para leituras e estudos, afinal a melhor maneira de expandir os “horizontes” e encontrar ideias criativas é buscar conhecimento. Apesar destes grandes empreendedores já estarem bilionários, a busca por descobertas é incansável e nada melhor do que encontrar inspirações em leituras.

Procrastinação

Todos nós tiramos um momento de nosso dia para procrastinar, ou seja, utilizar o nosso tempo que poderia ser aplicado em outra coisa mais útil, para simplesmente ficar de “bobeira”. E isso não está errado, afinal trabalhamos durante o dia todo, estudamos e o que mais queremos quando chegamos em casa é descansar e arrumar algum entretenimento onde não tenhamos que nos esforçar muito.

O problema está quando esse tempo dedicado ao entretenimento trivial acaba se tornando algo corriqueiro e ocupando quase 100% de nosso tempo livre. As vezes passamos 4h assistindo séries ou vendo vídeos do YouTube todos os dias, mas não dedicamos nem 30 minutos para fazer uma leitura ou buscar um conhecimento novo.

Precisamos saber equilibrar as coisas, afinal tudo é necessário. Recomendamos inclusive que você dedique pelo menos um sábado ou domingo do mês para colocar as séries em dia, avançar fases naquele jogo que está a dias parado, brincar com seus filhos, sair com seu cônjuge para algo fora da rotina, entre outros, pois precisamos fugir dos problemas que o estresse nos causa diariamente, o que pode trazer consequências graves para nosso organismo.

O que não podemos fazer é tornar estes momentos em hábitos diários.

Hábitos comuns de empreendedores

Há um estudo realizado pelo cientista social Thomas Chorley em que ele avaliou um grupo de 200 empreendedores milionários para saber o que eles tinham em comum e tentar traçar um perfil de “sucesso”.

Segundo Chorley, a grande maioria tinha os seguintes hábitos em comum:

  • Nenhum assiste televisão, ou passam mais do que 1h na frente do aparelho;
  • A grande maioria ouve audiobooks e/ou podcast em viagens e deslocamento de trânsito;
  • E praticamente todos fazem leituras diárias.

E a conclusão de seu experimento foi de que para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter o hábito de leitura, pois é através dela que podemos adquirir conhecimento, cultura, instruções e dicas que podem ser fundidas em nosso cérebro com outras experiências de vida e de momentos importantes, aumentando inclusive a capacidade de criação, improvisação e tomadas de decisões.

O dia tem 24 horas

É claro que estamos vivendo em uma era onde mal levantamos da cama e o dia já acabou. Tudo está passando muito rápido, mas ainda sim o dia tem 24 horas e sabemos muito bem que um dia com 23 horas é suficiente para resolver todos os seus afazeres diários. Esta 1 hora a “menos” é para você buscar conhecimento através da leitura.

Muitos falam que não tem tempo para ler, mas isso não passa de algo que está incrustado em nossa mente, se nos esforçar-mos da tempo sim, afinal empreendedores são extremamente atarefados, tomando decisões importantes de suas empresas e acompanhando os processos, e ainda sim tiram um tempo para estes períodos de leitura.

Você pode avaliar se realmente tem ou não tempo, cronometrando o período que fica no WhatsApp, Netflix, YouTube, Facebook e outras redes que nos tomam um bom tempo. O que acontece é que muitos de nós tentam encontrar uma “desculpa” para justificar a falta de leitura.

A regra das 5 ou 7 horas

A regra das 5 horas é um conceito criado por Michael Simmons, um respeitado autor de livros para o mundo corporativo. Em sua descrição ele cita que pessoas bem sucedidas reservam todos os dias da semana ao menos 1 hora para realizar uma leitura de conhecimento. Ele exclui os finais de semana, deixando-os livre para outras atividades, com a finalidade de descansar o cérebro e o corpo para o início da semana.

Portanto a regra das 5 horas é dedicar ao menos 1 hora por dia para a leitura. É possível estender sem forçar muito para uma regra de 7 horas, onde até mesmo nos finais de semana haja um tempo de leitura, fechando o ciclo semanal.

Uma dica para trazer ainda mais conhecimento em sua área é optar por livros relacionados a ela. É sempre importante estar atualizado, verificar quais são as novidades de mercado e formas de melhorar pequenos detalhes estratégicos para a sua área comercial.

Para aqueles que não querem parar suas atividades diárias para dedicar esta 1h à leitura, uma recomendação é faze-la na hora de dormir, o famoso livro de cabeceira. Você se apronta para deitar e então dedica este tempo para ler alguns capítulos, essa é uma estratégia que pode dar certo.

Conte-nos suas experiências!