Como obter uma alta produtividade em sua empresa

Existem grandes empresas investindo caro para correr atrás de melhorias contratando softwares, contudo mesmo com iniciativas como essas é preciso estabelecer algumas premissas junto a equipe, tornando viável melhorias surpreendentes na produtividade em TI em médio prazo. E o melhor, sem gastar muito — ou mesmo nenhuma quantia significativa. Veja neste artigo como dar um up na produtividade da sua empresa:

Como saber se sua produtividade realmente está indo bem?

Tudo deve ser medido, então, não perca tempo: crie KPIs para ter condições de mensurar a produtividade individual de cada pessoa do grupo e também da equipe como um todo. Tudo isso pode ser acrescentado ao software de gestão, caso tenha essas opções, ou mesmo à sua planilha de controle desses projetos.

Metas devem ser claras e objetivas

Um  ponto importante, é ter um bom planejamento de metas. Tudo bem, você já está seguindo nosso primeiro item da lista ao “pé da letra”, mas sem um direcionamento claro para os participantes do time, eles ficam sem rumo. É inadmissível ter qualquer um sem caminho para seguir e esse deve ser claro e direto. Cada atividade deve ter sua meta, ou conjunto de metas, e cada uma delas precisa de datas de entrega ou, ao menos, estimativas. Ao sentar com a equipe para distribuir tarefas, não saia sem determinar os objetivos de cada uma e seus respectivos deadlines. O prazo, quando determinado mesmo como uma previsão, dá mais respeito e senso de entrega do produto final.

Conheça sua equipe

Você conhece bem a sua equipe? Sabe exatamente os pontos fortes e fracos de cada colaborador? Se a resposta para essas duas perguntas for não, comece a se esforçar e coloque essas questões como as suas próximas metas. É muito importante conhecer cada integrante de um grupo de trabalho para ter certeza se as atividades estão sendo distribuídas às pessoas mais qualificadas. Esse entendimento, além de aumentar a produtividade, faz decolar também a satisfação do funcionário ao se deparar com tarefas mais relacionadas aos seus interesses e habilidades.

Sempre de feedback a sua equipe

Todos nós gostamos de um bom feedback, principalmente quando é positivo. Mas, nesse caso, o negativo também vale. A questão é que seu colaborador deve ter o entendimento constante de como está se saindo nas atividades para as quais foi escalado. Por isso, não esconda as opiniões sobre seu profissionalismo, seu nível de dedicação, a qualidade do seu trabalho e pontue sempre que for necessário.

Podemos ajudar a sua empresa a melhorar a produtividade e reduzir os custos clique aqui.

 

Post a Comment