cloud mudou empresas

Como o Cloud tem mudado as empresas

Já imaginou não ter que dedicar uma sala exclusiva de sua empresa para abrigar um gigantesco servidor? E que tal diminuir drasticamente os gastos com manutenção, compra de computadores caros e potentes, o pagamento de altas tarifas de luz, entre outros? A tecnologia Cloud veio para mudar o conceito das empresas e já é uma grande realidade.

A computação em nuvem, conhecida como Cloud Computing é um sistema onde a capacidade de processamento, armazenamento e memória é efetuada através de computadores em grandes servidores ligados remotamente pela internet.

Todas as funcionalidades comuns de um servidor físico, são executadas através destes servidores conectados na web, onde aqueles que realizam a contratação do serviço, podem desfrutar de todas as vantagens deste sistema em qualquer computador com conexão a internet no mundo.

A tecnologia Cloud em benefício de sua empresa

Com o Cloud Computing, sua empresa não irá precisar armazenar arquivos em uma máquina específica, tão pouco realizar a instalação de softwares caríssimos para executar suas funções. O que será necessário neste caso é apenas um computador básico, conectado ao serviço de Cloud, onde o responsável por esta área em sua empresa, poderá comandar todas as atividades com alguns cliques.

Além das vantagens de acesso, o Cloud é um serviço muito mais barato do que um projeto físico em sua empresa. Como já citamos, a economia de espaço, gastos com eletricidade, a não necessidade de comprar máquinas caríssimas com alto poder de processamento e toda uma área exclusiva para este servidor, geram uma boa economia para as empresas.

Porém é preciso avaliar todas as necessidades da empresa, pois algumas ainda necessitam de opções físicas e somente após uma avaliação minuciosa de um profissional de TI, será possível definir a melhor estratégia para sua empresa. Nós da Encript podemos fazer esta avaliação de forma gratuita, consulte-nos.

Quais são atualmente as três maiores empresas de Cloud do mundo?

As empresas que dominam o mercado do Cloud atualmente são a Google, Microsoft e a Amazon. Ter o servidor de sua empresa e outros serviços de cloud em uma destas três é a garantia de que as funcionalidades estarão a todo o vapor.

Todas vem investindo uma boa quantidade dos seus lucros para criar sistemas cada vez mais seguros, ágeis e fáceis de usar. Cada uma oferece um plano diferente, alguns mais básicos para pequenas empresas e outros totalmente dedicados para empresas maiores. Nós da Encript falamos um pouco sobre cada uma delas, confira nosso artigo “Como escolher a melhor empresa de Cloud”.

A aplicação do Cloud para melhoria de sua empresa

Cada empresa conta com uma necessidade diferente e é neste exato momento que é preciso contratar uma empresa especialista de TI, para analisar e definir qual será a melhor aplicação para o ambiente de trabalho. As necessidades do ambiente corporativo são colocadas em um projeto, onde ao aplicar a tecnologia o gestor pode inclusive apresentar os relatórios de melhoria, econômicos e outros relacionados aos benefícios do Cloud e de outros sistemas em sua empresa.

A área onde o Cloud é mais aplicado é com relação ao servidor. Não ter que depender de algo físico pode além de melhorar a qualidade do serviço, também gerar uma boa economia para sua empresa. Uma empresa com servidor virtual é também um ambiente mais seguro. A capacidade de gerenciamento das ferramentas que envolvem este sistema, agiliza e melhora a interação do setor de infraestrutura, afinal “Tempo é dinheiro”.

 

Cloud Storage

E por falar em ferramentas deste sistema, o termo Cloud Storage é também outra função do conceito, que vista facilitar o armazenamento de dados de uma empresa. Ao definir uma boa estratégia, o gestor de TI encarregado desta função, poderá facilitar a execução de projetos, tornar o ambiente de trabalho mais seguro e também obter o controle total dos arquivos.

O Cloud tem tornado as empresas cada vez mais seguras

Como já citamos, empresas como a Amazon (AWS), Google (Cloud) e Microsoft (Azure), provedores de serviços de Cloud público, contam com uma estratégia de segurança que envolve a melhoria da conectividade com os servidores, com as plataformas, um sistema mais padrão e também oferecem um suporte 24h para que seus dados sempre estejam em pleno funcionamento, consistentes e também com o máximo de segurança.

Principais vantagens que o Cloud oferece para sua empresa

O Cloud é rico em vantagens e cada vez mais empresas estão optando por um projeto voltado para a nuvem. Entre as vantagens deste serviço estão:

  • Os dados e softwares das aplicações de sua empresa podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Basta ter uma máquina básica e uma boa conexão com a internet.
  • As empresas podem utilizar softwares, por exemplo o Office, sem que eles estejam instalados nos computadores e consequentemente sem a necessidade de licenciamento. Isso desde que o serviço esteja incluso no pacote contratado.
  • Como boa parte dos softwares e armazenamento são feitos através do serviço de cloud, não há a necessidade de investir em computadores caros, licenciar as aplicações e outros itens o que gera uma boa economia.
  • Diversas atividades da empresa não precisam ser executadas apenas no local de trabalho, dando maior mobilidade para as funções.
  • O compartilhamento dos arquivos essenciais da empresa fica muito fácil, pois todos eles estão disponíveis em apenas um ambiente.
  • O serviço de cloud tem mudado as empresas com relação aos gastos com estruturas físicas. Todas as instalações e aplicações da rede, são encarregadas pela prestadora de serviço da nuvem. A economia com refrigeração, manutenção, consumo de energia e toda infraestrutura é muito grande se comparada com empresas que ainda utilizam o velho espaço do servidor.
  • Uma vantagem também está ligada quanto a ter um sistema atualizado. Praticamente todas as atualizações são feitas automaticamente pela prestadora de serviços cloud. Assim sua empresa também economiza por não ter a necessidade de dedicar um funcionário apenas para efetuar tais atualizações.

É por esses e outros motivos que o cloud vem mudando as empresas.