como se proteger aplicativos espiaos

Como localizar aplicativos espiões instalados no celular?

Com a grande quantidade de aparelhos smartphones presentes no mercado atual, é comum que apareça também uma boa quantidade de aplicativos considerados Malware, Spyware ou de cunho malicioso nos celulares, com a finalidade de extrair informações importantes dos usuários como documentos pessoais, dados bancários ou tão somente ter acesso a câmera e gravador de áudio do aparelho.

Esses aplicativos maliciosos normalmente são instalados através de acessos a sites não seguros ou por outra pessoa que tenha acesso ao celular e faça a instalação de modo oculto, utilizando o meio para espionar o uso na rotina do dia a dia de quem o possui. Dificilmente (mas nada é impossível) esses malwares e spywares serão baixados através da Play Store (Android) ou da Apple Store (iOS), pois todo aplicativo passa por uma verificação antes de estar disponível nas plataformas para download.

E para que você possa ficar tranquilo quanto a este assunto, principalmente para aqueles que utilizam os celulares para resolver assuntos relacionados a empresas, nós estaremos falando um pouco mais de como realizar a identificação e remoção dos aplicativos espiões neste artigo.

Como se proteger de um aplicativo espião no celular?

Antes de finalmente chegarmos ao assunto principal deste artigo, saiba que para se proteger de um aplicativo “espião” é preciso tomar alguns cuidados básicos, como:

  • Sempre verificar se o aplicativo é certificado como “Seguro” pela Google ou pela Apple.
  • Evitar acessar sites de conteúdos duvidosos e muito menos realizar o download de qualquer coisa destes sites.
  • Proteger o acesso físico do seu aparelho com uma senha pessoal e não revela-la a ninguém.
  • Evitar instalações exageradas de aplicativos para proteção como Antivírus e outros, que apesar do que prometem, podem ser a porta de entrada para malwares e spywares.
  • Não clicar em mensagens duvidosas que possam ser enviadas por SMS ou por mensageiros como o WhatsApp.

Como localizar aplicativos espiões instalados no celular?

Como é de se esperar, um aplicativo espião não fica visível ao usuário, mesmo realizando uma busca minuciosa entre os outros aplicativos instalados, não é possível encontrá-lo, afinal o que ele precisa é de descrição para efetuar o roubo das informações ou tão somente realizar o monitoramento.

Mas hoje é possível instalar aplicativos que realizam uma varredura nas “profundezas” do seu aparelho, identificando todos os aplicativos ocultos, que podem ser facilmente desinstalados, através de alguns toques na tela do seu celular.

Para realizar a identificação você poderá instalar um aplicativo chamado de Hidden Apps, que é disponibilizado de forma gratuita através da Google Play. O app é exclusivo para Android. Para iOS recomendamos o iGotYa, mas só existe uma versão paga. A própria Apple cita que seus usuários não precisam se preocupar com vírus e espiões nos aparelhos, pois são bem seguros, mas aqueles que utilizam o sistema chamado de “Jailbreak” precisam sim se preocupar, pois as portas ficam abertas para instalações suspeitas.

Como as opções mais recorrentes de vírus e espiões acontecem nos aparelhos Android, estaremos focando o assunto no aplicativo Hidden Apps.

O Hidden Apps

O conhecido detector de aplicativos chamado de Hidden Apps, fornece a seu usuário a fácil identificação de malware, spywares, aplicativos maliciosos e ocultos, onde todos são exibidos em uma lista na interface do app. Nesta mesma interface, após identifica-los é possível realizar a exclusão do mesmo, através de alguns simples toques na tela.

Ele é uma ótima ferramenta de análise gratuita, onde é possível identificar até sistemas binários maliciosos que não exibem o seu ícone para a identificação. Muitos aparelhos também contam com aplicativos sem serventia, que poderão ser excluídos através do Hidden para melhorar o desempenho do celular. Mas tenha cuidado ao excluir, para não danificar opções importantes para o funcionamento do aparelho.

hidden apps

Como realizar a instalação e varredura?

Vá até a Play Store e faça o download do aplicativo.

Então faça a instalação do app e depois execute-o.

Espere um pouco até que ele termine a varredura no seu celular e identifique todos os aplicativos ocultos. Então faça uma análise dos aplicativos que forem exibidos no relatório final. Muitos poderão ser removidos através da própria interface, outros mais “enraizados” deverão ser extinguidos através de uma formatação do celular.

Em último caso, se for necessário realizar a formatação, salve todas as informações importantes de seu aparelho, imagens, vídeos, faça o backup de suas conversas e outras opções e então vá até as configurações do celular e clique em “Redefinir as configurações de fábrica do aparelho”.

Após realizar a formatação, reinstale o Hidden e verifique se o aplicativo oculto e malicioso ainda está sendo exibido na lista. Em quase 100% dos casos, esta formatação resolve o problema. Caso o app tenha sido instalado com o sistema Root habilitado (opção para programadores), é pouco provável que a remoção possa ser feita apenas com a formatação.

Caso o Hidden Apps não seja compatível com seu aparelho, experimente realizar um teste com o aplicativo Kaspersky Mobile Antivirus, que é também bem avaliado na Play Store e já foi baixado mais de 10 milhões de vezes por usuários.

Você tem alguma dica? Deixe seus comentários e compartilhe este artigo com seus amigos.