celular seguro

Como deixar o seu celular seguro?

Muitos acreditam que só bloquear a tela e configurar uma senha para o bloqueio faz com que deixe o celular seguro, porém isso só é o começo. Mais do que nunca, utilizamos os celulares para trabalhar, pagar contas. Hoje temos tudo na palma da mão, não podemos esquecer isso necessita de segurança!

Para ajudar você ou sua empresa separamos algumas boas práticas de segurança para os Smartphones:

1. Celular Seguro: Bloqueio de tela.

Configurar um bloqueio de tela é a maneira mais simples para proteger seu celular ou tablet quando ele cai nas mãos erradas. Hoje você pode definir um bloqueio de PIN, padrão de bloqueio, bloqueio de senha e, se o dispositivo suportar, uma impressão digital. É tão fácil de fazer que você não tem desculpa para não fazer.

2. Celular Seguro: Bloquear aplicativos individuais e mídias.

Diversos celulares contam com a função de bloqueios individuais dos Apps ou de suas fotos e videos. Existem diversos aplicativos que ajudam nessa configuração também. Porém sempre opte pelas funções nativas do seu Smartphone,  afinal os apps que vêm com o celular seguem um alto padrão de qualidade e privacidade.

3. Celular Seguro: Manter o celular e aplicativos atualizados.

Garantir que o seu celular e aplicativos estão atualizados é mais uma forma de garantir a segurança, afinal a cada nova atualização os programadores se encarregam de deixar cada vez mais seguros os apps assim protegendo suas informações. E a cada dia as politicas ficam mais rígidas em relação aos seus dados.

4. Celular Seguro: Não faça downloads fora da sua Loja de aplicativos.

Por mais que a loja de aplicativos ainda possa ter um app que te cause algum dano, é praticamente impossível ocorrer, desconfie de apps com avaliação ruim. E para os aplicativos mais famosos, sem dúvida, baixe somente da loja.

5. Celular Seguro: Gerenciando permissões.

Devemos ter extremo cuidado ao liberar permissões no nosso smartphone, principalmente na família Android, preferencialmente baixar diretamente da loja, afinal de lá você pode escolher o quê você “deixará” o que o aplicativo acesse em seu celular, como por exemplo, contatos, fotos e dentre outros. Se você perceber que o aplicativo está solicitando permissões que não tem a ver com a finalidade do app, desconfie e desinstale o app.

6. Celular Seguro: Cuidado com quem e com o que você compartilha informações.

O mesmo cuidado que temos em computadores pessoais, devemos ter com nossos smartphones, afinal ao partilhar informações estamos vulneráveis. Um grande problema dos smartphones hoje em dia é todo mundo saber onde você está a todo momento. Isso talvez seja bom para seus parentes mais próximos, mas um ladrão pode facilmente saber se você e sua família está ou não em casa. Esse cuidado é necessário não só para os programas virtuais, ou evitar roubos de dados bancários. Partilhar demais sua vida pessoal pode facilitar o furto de seus dados, como o furto dos seus bens físicos.

7. Celular Seguro: Configuração de limpeza.

Manter o celular organizado e limpo é essencial para o bom funcionamento. Não adianta ter um celular com 10 núcleos de processamento e 2gb de ram, se colocamos 150 aplicativos e misturamos nossos videos do whats e fotos, mais prints, isso pesa o celular, e muitas vezes nem percebemos que o celular está com vírus, apenas achamos que ele tem excesso de arquivos.

Não deixe seu celular com qualquer um, ele já se tornou mais um item pessoal, e por conter muitas informações, não é qualquer um que pode estar mexendo nele.

 

Post a Comment